O que são jogos “play to earn”? Saiba agora!

Ronaldo Araújo
Engenheiro e Agente Autônomo de Investimentos, hoje me dedico a divulgar ensinamentos sobre como funciona a Previdência Privada. Acredito que com mais conhecimento é possível fazer melhores escolhas para a formação do patrimônio de longo prazo. Para saber mais acesse www.ronaldoaraujo.com.br
1

Ainda se tem muita dúvida sobre os jogos play to earn. E não é para menos, pois ganhar dinheiro enquanto se diverte parece algo muito atrativo para a maioria das pessoas. Nesse sentido, diversos jogos estão movimentando somas consideráveis, ao mesmo tempo que seus criptoativos valorizam-se muito.

Este artigo fala melhor sobre o tema. Ao ler o texto, você entenderá o conceito desse novo tipo de economia. Saberá como esses jogos funcionam e o que é preciso para começar a jogar. Por fim, conhecerá os maiores representantes dessa nova forma de ganhar dinheiro.

Pronto para a leitura? Então prossiga!

O que são jogos play to earn?

O conceito básico de play to earn é de jogar para ganhar. Ou seja, é possível unir dois mundos distintos em uma única atividade: ganhar dinheiro e se divertir enquanto joga.

Não é de hoje que o conceito em torno de uma economia play to earn existe. Antes dos jogos atuais, já haviam modos de ganhar dinheiro jogando. No entanto, o modelo existente hoje revolucionou o modo como tudo acontece.

Se antes o fluxo de dinheiro não era controlado pelo jogador, hoje esse cenário mudou. Cada pessoa controla a quantidade de dinheiro que é capaz de ganhar, repeitadas as regras de cada jogo, é claro.

Além disso, a forma de remuneração também é diversificada. É possível fazer staking, farming ou então juntar tokens dos jogos e trocá-los por itens de maior valor (ou até mesmo vendê-los).

Como esses jogos funcionam?

Existem basicamente três formas de conseguir remuneração no universo de um jogo play to earn. A primeira delas é a mais elementar, que significa que conforme se joga é possível auferir ganhos.

Assim, quanto mais jogo, mais dinheiro. No entanto, isso não é uma tarefa fácil. Algumas remunerações só vêm depois de missões serem cumpridas e isso pode requerer um (ou vários) dia inteiro de jogo.

A segunda maneira diz respeito a encontrar itens colecionáveis nos jogos que possuem caráter único, ou seja, são raros. Isso é feito por meio da tecnologia NFT e, quando alguém se interessa pelo item, ele pode ser negociado.

Por fim, pode ser que o jogador adquira um item colecionável mas não queira vendê-lo. Dessa forma, ele pode fazer seu staking, recebendo uma remuneração ao longo do tempo.

É como se fosse um aluguel de ações, provendo renda passiva ao jogador.

O que fazer para começar a jogar?

Uma das características dos jogos play to earn é que a grande maioria deles requer um investimento inicial para poder jogar. São raros os jogos que permitem o início de um jogo sem aportar nenhum valor.

Um ponto importante a considerar é que o dinheiro investido nesses jogos precisa ser no formato de uma criptomoeda. Assim, é preciso fazer a conversão de moeda fiduciária para depois aportar o valor nos jogos.

A razão disso é a exigência inicial de compras de avatares, por exemplo. Eles representam o jogador no mundo virtual e, sem eles, não é possível existir no jogo.

Pode ser requerido ainda valores para a compra inicial de itens de luta, como espadas e armaduras, ou mesmo meios de transportes, como naves especiais.

Muitas dessas aventuras são feitas em equipes e isso também requer investimento por parte do jogador. Após feito todos os processos iniciais, é possível partir para o jogo e acumular riquezas.

Quais são os jogos play to earn mais jogados no momento?

Acompanhe a seguir os três principais jogos do estilo “jogue para ganhar” praticados no momento.

Axie Infinity

Esse jogo é provavelmente o maior representante da nova economia baseada em play to earn. A prova disso é a sua distribuição de recompensas aos jogadores.

Sozinho, o jogo distribui mais riqueza que todos os outros jogos da economia play to earn somados. É um valor considerável para uma jogatina.

Em si, a aventura se concentra em treinar monstrinhos para duelar com outros da mesma espécie. É preciso treiná-los para que fiquem fortes. Posteriormente, eles podem ser negociados e o jogador tem ganhos com sua venda.

The Sandbox

O jogo The Sandbox se constitui em um metaverso, na verdade. Isso quer dizer que se trata de um mundo paralelo, com regras próprias.

A lógica do jogo se concentra principalmente na comercialização de terrenos virtuais. Sim, isso é possível e para quem considera que as terras do mundo físico são limitadas, esse jogo está aí para dizer o contrário.

Os lotes negociados tem uma medida padrão de 96 metros quadrados. Além de fazer a compra, um usuário pode fazer construções sobre ele.

Isso aumenta o valor do empreendimento (logicamente), que pode ser negociado posteriormente ou mesmo alugado para fins comerciais. A moeda usada no jogo é um criptoativo de nome SAND.

Atualmente o valor de sua cotação em reais está na casa dos R$ 35,00.

Decentraland

O Decentraland também é um multiverso que se baseia na comercialização de terrenos virtuais. Só que suas aplicações vão muito mais além do que simplesmente o comércio imobiliário.

Nesse jogo, é possível realizar missões para ganhar recompensas. Um ponto alto foi a mudança recente que permitiu que os próprios jogadores (na condição de programadores) desenvolvessem suas próprias missões.

Além disso, é possível participar de jogos em cassinos. Isso também pode trazer faturamento para quem joga.

A expansão dessa atividade impacta inclusive o mundo real, no qual pessoas verdadeiras são contratadas para atuar como recepcionistas ou gerentes desses mesmos locais.

Por tudo isso não é de se espantar a grande valorização da criptomoeda praticada nesse jogo. De outubro de 2021 para cá, o LAND valorizou-se nada menos que 37%, valendo hoje R$ 188,00.

Os jogos play to earn são uma boa novidade em um mundo cada vez mais conectado. Com eles, é possível unir diversão e faturamento em uma mesma atividade. Isso traz impactos positivos para a sociedade como um todo, visto que alguns jogos até precisam contratar pessoas físicas. Trata-se de um novo momento vivido pela humanidade e, pelo visto, isso é apenas o começo.

Quer conhecer mais investimentos? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para mostrar as aplicações disponíveis!