O que são fundos quantitativos? Descubra agora!

Ronaldo Araújo
Engenheiro e Agente Autônomo de Investimentos, hoje me dedico a divulgar ensinamentos sobre como funciona a Previdência Privada. Acredito que com mais conhecimento é possível fazer melhores escolhas para a formação do patrimônio de longo prazo. Para saber mais acesse www.ronaldoaraujo.com.br
1

Crédito: Divulgação

Os fundos quantitativos vêm ganhando espaço no mercado financeiro. Ao tomar as decisões com base apenas em dados, o fator emocional dos gestores é afastado. Além disso, as negociações automatizadas garantem a disponibilidade das operações a todo momento.

Este artigo explica melhor o que são esses tipos de investimentos e apresenta suas vantagens e desvantagens. Confira!

O que são fundos de investimento quantitativos?

Esses fundos de investimento são caracterizados por terem uma gestão automatizada baseada em programas de computador.

Mais conhecido como algoritmos, esses programas é que decidem pela alocação do capital do fundo.

Ou seja, a tomada de decisão não é feita baseada no conhecimento de um ser humano, normalmente o trabalho de um gestor de investimento.

Em vez disso, são feitas análises de dados, teste com informações passadas e descoberta de padrões. A partir disso, a estratégia é desenhada e os algoritmos entram em ação para comprar e vender ativos.

Quais são as vantagens de investir em fundos quantitativos?

Veja a seguir as principais vantagens desse tipo de investimento.

Inexistência de emoção

Os fundos quantitativos são gerenciados por linhas de código de programação. Ou seja, são algoritmos que ordenam a execução de ordens relacionadas a compra e venda de ativos.

Dessa maneira, os fatores emocionais que afetam os seres humanos não fazem parte da gestão desse tipo de fundo.

Isso acaba sendo uma grande vantagem pois afasta-se a possibilidade de erros ocorridos em decorrência de atributos como medo e ganância.

Capacidade analítica

Algoritmos computacionais possuem grande capacidade de análise de dados, principalmente se forem gerenciados por máquinas de grande poder de processamento.

Quando comparados ao trabalho executado por uma equipe de gestão, por exemplo, a velocidade é muito maior.

Dessa forma, os fundos quantitativos podem analisar uma quantidade muito maior de ativos em um tempo consideravelmente menor. E ainda fazem isso 24 horas por dia, diferente dos humanos que precisam descansar.

Descorrelação

Como o embasamento da tomada de decisões de um fundo quantitativo é a análise computacional, ele acaba se descorrelacionando de outros mercados baseados em fatores macroeconômicos.

Isso é uma vantagem para uma carteira de investimentos porque proporciona uma alocação mais inteligente, trazendo equilíbrio para o portfólio.

Enquanto alguns mercados estão em baixa, os fundos quant podem subir. E vice-versa.

Que desvantagens podem existir?

Veja agora algumas possíveis desvantagens dos fundos quantitativos.

Exclusão de fatores econômicos

A análise pura de dados faz com que os fundos quantitativos não considerem os aspectos de macro e de microeconomia.

Isso acaba limitando a sua atuação, uma vez que eventos pontuais como fatos políticos, eleições e mudança nas taxas de juros interferem no mercado e causam oscilação no preço dos ativos.

Tamanho das ordens

Conforme o desempenho de um fundo quantitativo se estabelece, é normal que seu patrimônio cresça. Além disso, novos aportes também contribuem para o aumento de seu capital.

Com isso, suas ordens ficam cada vez maiores. Nesse ponto, pode haver dificuldade (ou até impossibilidade) de continuar determinada estratégia, pois alguns mercados não têm tanta liquidez para ordens muito grandes.

Taxas

Eventualmente, podem ser cobradas taxas mais altas que outros veículos de investimento tradicionais do mercado.

Por sua alta tecnologia, alguns fundos quantitativos têm uma cobrança acima da média e isso pode afastar investidores que pesam muito o custo a ser pago pela prestação do serviço de gestão.

Os fundos quant são uma realidade do mercado e vieram para ficar. Ter uma parcela dos investimentos nesses veículos de operações pode ser interessante, uma vez que suas operações são automatizadas e há descorrelação. Avaliar o risco existente antes de fazer a entrada é uma atitude recomendável que diminui as incertezas.

Quer conhecer alternativas interessantes de investimentos? Então preencha este formulário para um assessor da EQI Investimentos entrar em contato com você e explicar melhor!