Investimentos

O Que São Fundos de Investimentos?

Entenda mais sobre um tipo único de aplicação financeira que pode alavancar seus ganhos.

Avalie este artigo!

Facilidade, versatilidade e clareza, essa é a essência dos fundos de investimentos. Aplicar nesse tipo de produto é uma das maneiras mais descomplicadas de investir seu dinheiro, e hoje nós vamos te explicar porquê.

Seja para arrecadar uma reserva de emergência, garantir uma aposentadoria tranquila ou simplesmente para investir sem se preocupar com a administração do dinheiro, existe um fundo de investimento ideal para o seu perfil esperando por você.

Afinal, o que são fundos de investimentos?

Existe uma metáfora muito utilizada para exemplificar o funcionamento dos fundos de investimento. Imagine um condomínio de apartamentos, certo? Existe um síndico designado pelos moradores para ajudar na administração do prédio. Os fundos funcionam da mesma forma.

O administrador é como o síndico, mas fica responsável por analisar o cenário político e econômico para aplicar o dinheiro dos condôminos da melhor maneira possível. Cada condômino é um cotista desse fundo de investimento, e para se tornar um é preciso adquirir uma parte do mesmo.


Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil


O dinheiro disponível para investimento é proveniente das aplicações de cada um desses cotistas, e quanto eles recebem em troca depende diretamente da quantidade de cotas que foram adquiridas previamente.

Como escolher um fundo de investimento?

Existem sete tipos diferentes de fundos de investimento, cada um com suas particularidades:

  • renda fixa, com pelo menos 80% em aplicações desse tipo;
  • cambial, com ativos relacionados a variações de moedas estrangeiras;
  • dívida externa, em representativos de dívida externa da união;
  • multimercados, com várias modalidades de investimento;
  • referenciados, para títulos que acompanham um determinado indicador de desempenho;
  • curto prazo, exclusivamente para títulos prefixados ou indexados a índices e taxas de juros;
  • ações, com no mínimo 70% de investimento no mercado de ações.

Cada fundo de investimento conta com um CNPJ próprio. Caso aconteçam problemas financeiros com a instituição ou gestora em questão, a administração do fundo é transferida para outra organização sem afetar os investimentos e rendimentos dos participantes. Portanto, mesmo para quem investe em aplicações mais voláteis, os fundos de investimentos contam com um bom nível de segurança.

Para começar agora mesmo a investir em fundos de investimento entre em contato com um dos assessores da Eu Quero Investir! Temos sempre um profissional a postos para ajudar e tirar suas dúvidas, confira.

Filipe Teixeira

Filipe Teixeira é redator do Portal EuQueroInvestir. Gremista, filho dos anos 80, apaixonado por filmes, música, política e economia.

É também Coordenador da área de Marketing do EuQueroInvestir.com e do EuQueroInvestir A.A.I assessores de investimentos.

Me envie um e-mail: filipe.teixeira@euqueroinvestir.com
Ou então uma mensagem por WhatsApp: (51) 98128-5585
Instagram: filipe_st

Artigos Relacionados

Close