AçõesInvestimentosRenda Variável

O que são as ações Blue Chips?

As ações Blue Chips são muitos importantes para o mercado brasileiro, porque elas podem ter influência em várias negociações.

O que são as ações Blue Chips?
5 de 2 voto[s]

Ações Blue Chips são ações que, muitas vezes, geram muitas dúvidas entre os investidores por conta de se nem sempre serem conhecidas por esse nome e por não haver uma lista oficial indicando quais são essas ações.

Como o próprio termo sugere em tradução literal para o português, “Blue Chips”, são “fichas azuis”. O nome tem origem no jogo de poker. Nele, as fichas representam valores de dólar conforme a sua cor.

No cassino, as fichas brancas são, geralmente, as menos valiosas. As vermelhas têm valor intermediário e as azuis têm o maior valor da tabela, sendo, portanto, as mais valiosas do jogo.

Saído do mundo do poker e incorporado no mercado de ações, mutatis mutandis, as ações Blue Chips são as mais importantes da Bolsa de Valores.

Investir em Blue Chips pode lhe render ótimos dividendos. Neste post, vamos explicar como elas funcionam e se é seguro investir nelas. Confira!

O que são as ações Blue Chips?

O termo é usado para se referir a ações que são responsáveis por movimentar consideráveis volumes na Bolsa. Trata-se, portanto, de ações de empresas já consolidadas no mercado, que fomentam grandes negociações (não necessariamente que têm grande cotação!).


Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil


stock market crash XHAWUP4 By Rido81 1024x680 - O que são as ações Blue Chips?
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By Rido81

Dentre os vários tipos de ações existente no mercado, como você pode ver neste artigo, geralmente, as ações Blue Chips são as que têm uma grande procura bem como uma grande demanda, isto é, elas compreendem as ações mais valorizadas.

Também chamadas de “ações de primeira linha”, devido à sua origem ser de grandes companhias, as ações Blue Chips são, geralmente, as que tem preços mais altos.

Não existe uma lista nominal para se encontrar as Blue Chips. E o que isso significa? Isso quer dizer que sua classificação é subjetiva e especulativa, pois ela é formada por um consenso, ou seja, não há uma instituição/organização que se responsabiliza por classificá-la como ser ou não Blue Chip.

O que se tem por objetivo é a imagem dessa ação: geralmente, ela está ligada a uma empresa de grande porte que está na liderança em seu campo de atuação.

Oferta e Demanda das Blue Chips

A principal característica desse tipo de ação é possuir uma alta liquidez: ela costuma ser vendida com grande facilidade na Bolsa.

Quem adquire uma dessas ações, portanto, consegue encontrar, com facilidade, um investidor interessado em adquiri-la.

Com as Blue Chips, você não enfrentará o problema de comprar uma ação e, ao querer vender, não encontrar nenhum comprador; ou de querer comprar e não encontrar nenhum vendedor.

corporate business men handshake meeting concept PNU253Q By Rawpixel 1024x683 - O que são as ações Blue Chips?
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By Rawpixel

Entretanto, é importante lembrar que na hora de investir vários outros fatores precisam ser levados em consideração. Um deles é ter em mente qual a meta do investimento se é, por exemplo, um objetivo de curto, médio e longo prazo.

Leia nosso artigo e descubra quando vale a pena investir em fundos de ações.

Características das ações Blue Chips

Uma empresa “blue chip” possui reconhecimento, estabilidade e bom capital, sendo líder em seu setor.

Trata-se, portanto, de uma empresa que, diante das oscilações do mercado financeiro, teria pouco (ou zero) possibilidade de quebrar. Isto é, compreende uma empresa que é, de certa forma, imune a crises econômicas.

Podemos citar que essas ações costumam ter: alto valor de mercado; forte geração de caixa; crescimento constante; boa governança corporativa; boa relação com os acionistas; distribuição de lucros e grande volume de negociação.

office building P9FXTHR By liufuyu 1024x683 - O que são as ações Blue Chips?
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By liufuyu

Resumindo: receita consistente e crescimento estável ao longo do tempo é a base desse tipo de ação. As Blue Chips tendem a registrar lucro constante com o passar dos anos.

Em tempos de recessão, uma empresa Blue Chip é a menos afetada por condições econômicas adversas. Quer um exemplo? A Coca-Cola é uma empresa Blue Chip. Seu consumo ocorre, historicamente, em qualquer condição econômica do país.

Para fins de curiosidade, a Apple recebeu o status de Blue Chip no ano de 2015.

Estabilidade das ações das Blue Chips

Considerada a preferidas dos investidores, as ações Blue Chips conferem ganhos estáveis. Isso significa que durante uma desaceleração econômica, ela é uma ótima opção para se construir um refúgio financeiro seguro.

Ao investir nesse tipo de ação, se o mercado passar por uma baixa, você não precisará se preocupar, porque as Blue Chips historicamente se recuperam.

Não se esqueça, contudo, que toda e qualquer ação de empresa pode levar um golpe e perder seu status de blue chip.

Na recessão de 2008, por exemplo, a General Motors foi à falência. No Brasil, as ações da Petrobras (PETR4) têm sofrido frequentes quedas devido aos desdobramentos políticos do país.

Ou seja: nunca se esqueça de que até mesmo as melhores empresas durante tempos extremos podem nos surpreender.

Por isso e, também por outros fatores, nunca aposte todo o seu patrimônio em uma renda única, mesmo que seja nas Blue Chips. Busque sempre a diversificação em seus investimentos.

making money online P4QPHCV By duallogic 1024x683 - O que são as ações Blue Chips?
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By duallogic

Blue Chips e Dividendos

Para compensar o fato de que essas ações não se movem muito no preço, as Blue Chips, geralmente, pagam dividendos aos seus investidores. Um acionista, assim, pode se beneficiar do pagamento de dividendos e gerar uma boa receita de carteira.

Esses pagamentos podem te proteger contra os efeitos da inflação.

Por que investir em Blue Chips?

São vários os benefícios em se investir nesse tipo de ação:

– Ele compreende uma boa opção de investimento de longo prazo devido ao histórico de crescimento.

– Ele é uma opção segura devido à sua natureza – o que é uma excelente vantagem em tempos de dificuldades econômicas.

– Ele, geralmente, oferece altos dividendos para compensar o preço estável (fato que acaba compensando os efeitos da inflação).

coin stack on office desk PR8B3A5 By stevanovicigor 1024x683 - O que são as ações Blue Chips?
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By stevanovicigor

As Blue Chips brasileiras

Como dissemos, as Blue Chips são empresas com reputações sólidas como Intel, Visa, IBM, Walt Disney, Mc Donald, Johnson & Johnson só para citar alguns exemplos de instituições financeiramente sólidas, com um histórico de ganhos confiáveis. E no Brasil? Quem são as Blue Chips brasileiras?

As mais famosas são com seus respectivos segmentos são:

No segmento bancário, destacam-se o Itaú Unibanco (ITUB4), o Bradesco  (BBDC4) e o Banco do Brasil (BBAS3).

Fundada em 1942, a Vale (VALE3) é considerada a maior mineradora de ferro do mundo.

Na siderurgia, ocupa lugar de evidência a Gerdau (GGBR4).

Na área de bebida, a Ambev (ABEV3), fabricante de rótulos como Skol, Brahma e Antártica, se consolidou como a maior cervejaria das américas.

Nem precisamos dizer que figuram, também, na lista brasileira de Blue Chips empresas como Petrobras (PETR4) e Cemig (CMIG4).

Importância das Ações Blue Chips Para o Mercado Brasileiro

As ações Blue Chips são muitos importantes para o mercado brasileiro, porque elas podem ter influência em várias negociações.

Um exemplo disso é o fato de o índice Bovespa (IBOV), espécie de termômetro da bolsa brasileira, ser composto, em sua carteira, por muitas ações dessa natureza.

Isso implica que se uma de sua ação Blue Chip cair, o índice também tenderá a cair.

Certamente, você já reparou que o Ibovespa “cai” ou “sobe” em alguns dias, não é mesmo? Reparou também que algumas ações de relevantes empresas em nosso país, como a Vale, sofrem agitações.

Essas oscilações podem ter a ver com o movimento de subida/descida do índice. Daí a importância das Ações Blue Chips Para o Mercado Brasileiro.

business team investment entrepreneur trading P67TWFX By Rawpixel 1024x540 - O que são as ações Blue Chips?
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By Rawpixel

Invista em ações Blue Chips

Se você pensa em comprar esse tipo de ação, é fundamental procurar um consultor de investimentos e, também, realizar uma pesquisa sobre a empresa, analisando o seu desempenho.

Nessa análise, busque avaliar relatórios: anuais e trimestrais. Desse modo, você entenderá a performance da ação, além de conhecer sobre a gestão da empresa.

Interessado em saber quais os seus ganhos? Analise o desempenho da empresa na última década. Assim, você aprenderá sobre a tendência do que é pago de dividendos bem como sobre o lucro reportado.

Para investir em blue chips com segurança, é importante avaliar os ciclos, sejam de alta seja de baixo, que a empresa sofreu.

Porte das empresas e os tipos de ações

Além das Blue Chips, que, como vimos são empresas já consolidadas, geralmente, conglomerados ou multinacionais, existem também as Small Caps e as Star Ups.

As empresas recentes que possuem um modelo de negócio ainda em construção são chamadas de Start Ups.

As empresas já com o modelo de negócio constituído, capazes de gerar caixa, mas sem o reconhecimento e porte da Blue Chips são chamadas de Small Caps.

heavy industrial chemical factory at night PNU7XAK By CreativeNature nl 1024x683 - O que são as ações Blue Chips?
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By CreativeNature_nl

Conclusão

Devido à sua segurança, investir em ações Blue Chips pode ser muito interessante para investidores que desejam um bom (e seguro) retorno financeiro.

As Blue Chips tendem a atrair muitos acionistas em razão de sua liquidez. Por terem compra e venda ágeis, elas são as preferidas também dos daytraders, pois é pouco provável que elas zerem ao final do dia.

Muito importante para a Bolsa de Valores, esse tipo de ação apesar de oscilar menos do que empresas menores, como as small caps, elas são ativos de renda variável e envolvem riscos. O investimento deve ser feito após um estudo de caso.

Pesquise sobre a história da empresa antes de investir. Conhecer o histórico financeiro da instituição, saber quem são seus dirigentes é fundamental para quem deseja se investir nesse tipo de ação.

Apesar de que nenhuma ação está livre de riscos e o retorno não ser garantido, as blue chips correspondem ao melhor da relação risco versus retorno.

Késia Rodrigues - Colaboradora Independente

Colaboradora Independente do Portal EuQueroInvestir e leitora assídua de conteúdos sobre economia e política. Apaixonada por literatura, viagens, tecnologia e finanças.

Artigos Relacionados

Veja Também

Close
Close