O que preciso para ganhar dinheiro na bolsa. Parte II

Kleber Falchetti
Kleber Falchetti Economista - formado pela UFSC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Pós Graduado pela FGV - Fundação Getúlio Vargas no curso Gestão Financeira COM ÊNFASE EM Mercado de Capitais. Trabalhou na Sala de Ações do Santander como gerente sênior de Mercado de Capitais Trabalhou como professor universitário no curso de Graduação de Economia e Contabilidade na Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina Também deu aula no curso de Pós Graduação de Matemática na Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina. Atualmente é sócio e agente autônomo na empresa Eu Quero InvestirPara entrar em contato é só enviar um email para kleber.falchetti@euqueroinvestir.com ou mandar uma mensagem no WhatsApp 47 99190 1053
1

Foto: img-capa

Salve salve adeptos do mercado de renda variável, vamos dar sequência em nossa conversa sobre a bolsa de valores.

Voltando ao propósito inicial do artigo. O que preciso saber para ganhar… o famoso DEP – Disciplina – Estratégia – Paciência, trabalharei de forma objetiva e clara a função da Paciência no dia a dia do ganhador na bolsa de valores.

No sobe e desce do mercado, o que mais preocupa o investidor?

Gosto muito de trabalhar em cima de perguntas, se conseguirmos respondê-las, ou pelo menos uma boa parte dessas dúvidas, tenho certeza que teremos atingido nosso resultado no artigo de desmistificar a Bolsa.

A resposta parece simples, mas não é, porque não existe apenas um único investidor, e sim milhões de investidores, e cada um com seus pensamentos e convicções, por exemplo, enquanto, um se preocupa com o ganho no dia, outro se preocupa com o ganho no ano, mas todos querem ganhar, o investidor que se preocupa com o dia, uma hora de pregão pode ser longíssimo prazo para este perfil.

[banner id=”teste-perfil”]

Esse negócio de bolsa é muito louco mesmo, poderia eu aqui escrever um livro sobre como as pessoas percebem e se relacionam com o risco.

Risco é bom, desde que mensurado, assim você sabe até onde ir, risco também é sinônimo de proteção, por exemplo, se você sabe que não sabe, sobre qualquer coisa, independente se estamos apenas falando de bolsa de valore ou não, você provavelmente evitará de se meter em encrenca, fazendo algo desconhecido, mas, se você não sabe que não sabe, isso pode te causar sérios danos, por isso dá importância de você me acompanhar e tirar suas dúvidas sobre o mercado acionário.

[banner nome=”facebook”]

Já li e escutei de várias pessoas a frase “o medo tira a vontade de ganhar” mas na bolsa isso não me parece verdade, muito pelo contrário, a vontade de ganhar passa por cima do medo e inclusive, faz muitos quererem acreditar que estão certos, e que quando algo sai errado, a culpa é do mercado. Lembre-se da frase inicial deste artigo…

[box type=”warning” align=”” class=”” width=””]ATENÇÃO! mercado não se movimenta para onde queremos, e sim para onde tem que ir.[/box]

A paciência para um vencedor na Bolsa de Valores, não significa ser torcedor ou algo do gênero, e sim ser inteligente.

Certa vez, estive reunido com um cliente/investidor, e ele me passou que gostaria de viver de renda, e que viria 100% da bolsa essa suposta renda. Teria uma carteira focada em dividendos e rentabilidade.

Ele escolheu suas ações para compor a carteira, fez os estudos necessários para seu perfil, inclusive tinha o perfil arrojado, que justificaria ter ações em bolsa, tudo certo como manda o figurino, ainda assim, buscou relatórios de análise para auxilio e montou sua carteira de ações como planejado.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Se passaram alguns meses, mais precisamente 8 meses, e veio a crise de 2008, os problemas correram pelos EUA, EUROPA, e a famosa marola brasileira virou um tsunami. Naquela época o índice Ibovespa estava aproximadamente com 72 mil pontos, como mostra o primeiro topo no início do gráfico abaixo.

grafico

 

 

Grandes ciclos, grandes mudanças, sempre foi assim e sempre será!

Esta pessoa que estudou, analisou, infelizmente fez a venda de suas ações precipitadamente, quando a bolsa bateu seus 32 mil pontos, praticamente na mínima de toda essa depressão, foi ali que o tal investidor saiu.

[box type=”warning” align=”” class=”” width=””]Quando você cria um perfil de longo prazo, e age por emoção no curto prazo, vai dar errado![/box]

Meses depois da bolsa bater seus 32 mil pontos, mais precisamente 16 meses depois, o mesmo índice Ibovespa bateu 70 mil pontos, quase que recuperando toda a baixa, e comparando com o dia 02/03/2018Ibovespa em 85.760 pontos teria o investidor recuperado e ainda feito um ganho nas suas aplicações.

O que aprendi com isso?

Aprendi que a estratégia é de longo prazo, e suas ações podem ser sim de curto prazo, mas NÃO confunda agir por impulsividade, medo ou emoção, se você definiu que o horizonte é longo, administre pensando no longo prazo, você pode até migrar de uma ação para outra, pelo simples motivo que o cenário melhorou para outra ação, mas o foco é continuar com as ações e não vender toda a carteira.

Se você zerar a posição, você acaba de forma simples suas possibilidades de ganhar.

Como a Paciência é importante!

[box type=”success” align=”” class=”” width=””]Objetivos traçados, estudos feitos, sua relação com a bolsa não acaba simplesmente ai, não adianta se dedicar apenas as estratégias operacionais, se ainda não nos auto conhecemos com nosso perfil de investidor.[/box]

Se torne um investidor de sucesso, crie sua linha de raciocínio, não seja afobado nas decisões, a paciência deve estar ao seu lado, lembre-se sempre, o mercado de ações é um conjunto de compradores e vendedores interagindo entre si a todo instante, procure estar no lado da tendência, não lute contra o mercado. Pessoas sem paciência, ficam de fora dos grandes ciclos, pois quando a bolsa sobe, geralmente saem no início dessa escalada, abrindo mão de todo o movimento de subida.

Pense o seguinte, você vai aplicar na bolsa, escolha ações como se você não pudesse movimentar essa conta por 5 anos, então, escolha empresas que sejam vencedoras, se você tem dúvida em escolher essas ações, mande sua pergunta através do contato abaixo, responderei com maior prazer.

Um grande abraço.

O que fazer agora

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada. É preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Nossa equipe pode te ajudar a avaliar seu perfil de investidor.

O primeiro passo é uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um especialista no mercado de Investimentos.

É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil de investidor e bater com sua atual carteira de investimentos.