O que preciso para ganhar dinheiro na bolsa de valores

Meu mantra na Bolsa de valores é, seja disciplinado, tenha paciência, e por último, mas não menos importante, tenha uma estratégia, famoso DEP.

Kleber Falchetti
Kleber Falchetti Economista - formado pela UFSC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Pós Graduado pela FGV - Fundação Getúlio Vargas no curso Gestão Financeira COM ÊNFASE EM Mercado de Capitais. Trabalhou na Sala de Ações do Santander como gerente sênior de Mercado de Capitais Trabalhou como professor universitário no curso de Graduação de Economia e Contabilidade na Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina Também deu aula no curso de Pós Graduação de Matemática na Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina. Atualmente é sócio e agente autônomo na empresa Eu Quero InvestirPara entrar em contato é só enviar um email para kleber.falchetti@euqueroinvestir.com ou mandar uma mensagem no WhatsApp 47 99190 1053
img-capa

Foto: img-capa

Nesta seção de três partes, hoje escreverei sobre estratégia, é proposital que coloquei por último, após trabalhar os conceitos de disciplina e paciência.

[banner id=”teste-perfil”]

Qual é sua estratégia?

Para uma estratégia ser boa, não crie pirotecnias, e não copie ninguém, a não ser que essa seja sua estratégia.

A minha estratégia por exemplo, é utilizar análise gráfica, não porque é melhor que a estratégia da análise fundamentalista, simplesmente porque me acostumei a decidir em comprar ou vender olhando gráficos.

[box type=”success” align=”” class=”” width=””]Tenha em mente que a melhor estratégia, é a mais simples para você na hora de investir.[/box]

Pessoas de sucesso tomam decisão muito rápido, e não ficam em cima do muro, é comprar ou vender. Esse será seu ponto forte na hora de escolher onde investir.

Quando decido comprar ou vender alguma ação, não me interessa o que outras pessoas estão fazendo naquele momento, me interessa seguir com o planejado.

[banner nome=”facebook”]

Dica Importante!

[box type=”warning” align=”” class=”” width=””]Se você iniciou uma operação de compra de algum ativo através de uma estratégia que você definiu, utilize a mesma estratégia para a saída, não crie atalhos.[/box]

Vencer na bolsa de valores, não é fácil, também não é para jogadores, assim como um time de futebol se arma e espera a oportunidade na partida para fazer um gol, você na bolsa, se arma para entrar na operação.

Em minhas palestras, cito sempre a história de um amigo particular, certa vez, conversando com este amigo, perguntei a ele sobre suas operações, “como você se define em suas operações? Você é conservador ou arrojado”?

Resposta do amigo

“Sou arrojado, porque utilizo a estratégia de compra e venda através de gráficos”.

Ouvindo isso, fiz outra pergunta.

Qual é a diferença para você entre a estratégia gráfica e a fundamentalista?

Resposta do amigo

“É o tempo que levo para entrar e sair da operação, é mais longo prazo a estratégia fundamentalista”.

Vamos a análise dessas respostas.

Na análise gráfica, você pode por exemplo utilizar uma estratégia de cruzamento de médias móveis, o cruzamento da média de 9 dias para cima na média de 40 dias, é um sinal de compra para quem a utiliza, e o cruzamento da média de 9 dias para baixo na média de 40 dias, é a resposta que você esperava para saída da operação. Isso, utilizando o tempo gráfico diário no estudo de seu gráfico.

Veja o exemplo abaixo:

grafico

Agora, se eu colocar a média de 9 dias contra a média de 250 dias no tempo gráfico de 60 minutos, os cruzamentos dessas médias se darão mais rápido. Veja exemplo abaixo. Utilizei o mesmo papel.

grafico

Agora, colocando as médias móveis de 9 dias contra 40 dias no gráfico mensal, a resposta se dará bem mais lenta. Veja abaixo:

grafico

O que quero mostrar é, mesmo você utilizando o gráfico para tomada de decisão, você vai estar sendo criterioso na escolha, disciplinado na execução e paciente na tomada de decisão.

O arrojado toma decisão rápida, o conservador espera mais tempo antes de decidir, estes dois perfis, você pode encontrar em quem utiliza gráficos para tomada de decisão.

Uma sugestão, estude a estratégia de médias móveis, ela é simples, objetiva e funciona como rastreadora de tendência.

Se você não sabe por onde começar, deixe seu e-mail abaixo que podemos indicar material e vídeos para seu aperfeiçoamento.

Um muito obrigado, e até logo.

Quando e onde investir

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada que um teste feito em qualquer ferramenta na internet, exige uma análise mais criteriosa e dedicada para cada pessoa.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

os perfis de investidores

Para ter uma visão precisa do perfil é preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Esta é a função do Assessor de Investimentos

Entender o investidor em uma profundidade maior que um teste de perfil na internet. É a nossa função como uma empresa especializada em educação financeira.

O primeiro passo é fazer uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um Assessor de Investimentos. É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil e avaliar o alinhamento com seus atuais investimentos.