O que observar antes de escolher um CDB

Fabian Fávero
Assessor de Investimentos na EQI Investimentos. Formado em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Atualmente cursando MBA em Investimentos e Private Banking pela IBMEC.

Crédito: Pexels - Pixabay

Quando se fala em renda fixa dois são os principais investimentos que vêm à cabeça: tesouro direto e CDB. Falamos em outra oportunidade sobre o primeiro, e agora trazemos à discussão a segunda forma. 

O que é um CDB?

Um Certificado de Depósito Bancário é o título recebido pelo investidor após emprestar dinheiro a um banco. Você pode se perguntar o porquê de o banco emitir esses títulos, mas a necessidade da instituição precisar de verbas faz com que ela precise usar de diversas formas para se capitalizar. Emitido o título, o banco oferece a aplicação ao mercado. Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem realizar a operação, tornando-se assim credores do banco. 

Abordamos no nosso canal do YouTube alguns detalhes sobre esse tipo de ativo. Confira aqui!

Vamos entender alguns fatos a serem analisados antes de comprar um CDB: 

Qual o rendimento de um CDB?

Depende. De forma objetiva, existem três rendimentos possíveis em um CDB, assim como em todas as rendas fixas: pré fixado, pós fixado, ou híbrido. O pré fixado você já sabe, no início da operação, a rentabilidade que alcançara ao fim. Por exemplo, um CDB do Banco A pré fixado em 5% ao ano. 

Já o pós fixado tem sua rentabilidade atrelado a uma variável, como o próprio CDI. Como exemplo, um CDB do Banco B com rentabilidade de 105% do CDI. Nesse modelo, a cada alteração da SELIC (que culminará na alteração do CDI) a rentabilidade do título será alterada.

Por fim, o híbrido normalmente depende de duas variáveis, como o próprio índice que mede a inflação. A título de exemplo, um CDB do Banco C com rentabilidade de IPCA + 2,5%.

Qual o risco de um CDB?

O principal risco de um CDB é o risco de crédito. Ou seja, o fato de, ao fim do prazo estipulado, o banco não conseguir arcar com a dívida e retornar o dinheiro ao investidor. Para sanar este risco existe o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), resguardando o investidor em até R$250.000,00 por aplicação em instituição financeira e até R$1.000.000,00 por CPF.

Trazendo ao dia a dia, você emprestaria dinheiro a alguém que tem fama de mau pagador ou que se sabe que está passando por apuros? Não, né? Da mesma forma se deve pesquisar acerca do banco ao qual está comprando um CDB. 

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Para observar se o banco é confiável ou não existem diversas formas. A mais fácil delas é observar o rating recebido pela instituição por casas de análise e agências de aplicação. As notas variam desde AAA, seguido por AA+, AA, AA-, A+, A, A-, BBB+, BBB, BBB-, até a letra D. Caso queira saber um pouco mais, você pode acessar o site da instituição financeira para saber um pouco mais sobre o banco ou, por fim, até mesmo ver os números, resultados e balanço.

Cabe salientar que para atrair investidores, os bancos emissores com um pouco mais de risco normalmente elevam suas taxas de retorno. Isso não significa que toda boa taxa seja uma furada. Utilizemos aqui um exemplo: 

Aplicação em CDB – Banco do Brasil

Aplicação em CDB – Plataforma XP Investimentos

Observa-se que, através do Banco do Brasil, o retorno oferecido aos clientes é de 93% do CDI com vencimento apenas para 2025! Já através de uma corretora, tranquilamente são encontradas boas taxas com vencimentos menores. Cabe salientar que o Rating do Banco Haitong utilizado no exemplo é AAA. 

Conclusão

Sendo assim, os CDBs funcionam como uma ótima porta de entrada nos investimentos. A segurança da renda fixa e o fato de trazer uma rentabilidade superior a de investimentos como a poupança faz com que seja o primeiro a ser buscado por diversos investidores. 

Conhecer o seu perfil de investidor é essencial, mas com toda certeza, sempre há espaço para um bom CDB!