Investimentos

O que é um título de capitalização?

Essa é uma prática bastante comum entre os grandes bancos e alguns deles até definem metas de vendas desse produto para os seus funcionários.

O que é um título de capitalização?
5 de 1 voto

Você costuma frequentar agências bancárias? Se a resposta for sim, posso dizer com toda certeza que em pelo menos uma dessas visitas você recebeu uma oferta de um título de capitalização, não é mesmo?

Essa é uma prática bastante comum entre os grandes bancos e alguns deles até definem metas de vendas desse produto para os seus funcionários. Mas, por que tudo isso? A resposta é simples: os títulos de capitalização são um grande negócio para os bancos – eu disse: para os bancos.

mousetraps business concept PUJSANW By garloon 1024x683 - O que é um título de capitalização?
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By garloon

Neste artigo, eu vou contar para você a verdade acerca dos títulos de capitalização e te mostrarei em detalhes o que são, suas vantagens e desvantagens. Vamos lá?!

O que é um título de capitalização?

De uma maneira geral, um título de capitalização é uma espécie de “economia programada”, ou seja, uma forma quase forçada de você economizar dinheiro todos os meses. Isso porque o banco irá retirar o valor do título de sua conta ou você precisará pagar um boleto para comprar esse título.

Durante o período de vigência do título de capitalização, você concorre ao sorteio de diversos prêmios, normalmente, pagos em dinheiro. Além disso, ganhando ou não o prêmio, ao final do período preestabelecido você poderá retirar parte do dinheiro pago pelo título corrigido monetariamente.

Então esse é um grande negócio, não é mesmo? Absolutamente não e você entenderá o porquê ao longo deste artigo.

piggy moneybox with euro cash PA9UW9Q By ivankmit 1024x683 - O que é um título de capitalização?
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By ivankmit

Na realidade, um título de capitalização é uma espécie de “seguro”, tanto que esse é um produto regulado pela Susep (Superintendência de Seguros Privado), órgão ligado atualmente ao Ministério da Economia.

Contudo, não são as seguradoras as responsáveis pela divulgação e distribuição desses títulos, mas, em regra, são os bancos que fazem todo esse trabalho.

Entre os principais motivos que fazem com que os títulos de capitalização ainda sejam tão fortes no mercado são a indisciplina das pessoas para poupar dinheiro e a possibilidade de ganhar algum dos prêmios que são oferecidos.

Além do mais, vale lembrar que, ao contrário de outros investimentos de renda fixa, os títulos de capitalização não contam com a garantia que é concedida pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos), mas apenas com a segurança que é dada pelo próprio banco. Logo, caso a instituição tenha problemas, é possível que você perca o dinheiro aplicado.

Como funciona o título de capitalização?

Ao entender como funciona o título de capitalização você perceberá que esse não é lá um “grande negócio” como os gerentes costumam pregar.

close up of senior man in glasses thinking PCXMFVK By dolgachov 1024x683 - O que é um título de capitalização?
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By dolgachov

Pagamento

Após escolher um título, você deve optar entre uma das três formas de pagamento disponíveis no mercado, são elas: pagamento único, pagamento mensal e pagamento periódico. Desse valor, o banco retira uma parte para o custeio das despesas com o prêmio e outra parte para o pagamento das despesas administrativas.

Feitos esses dois abatimentos, o restante do dinheiro será incluído na chamada cota de capitalização, que é o montante a ser rentabilizado ao longo do período definido no ato da compra.

Rentabilidade

O título de capitalização é um tipo de produto que tem como o seu principal atrativo os sorteios, logo, a sua rentabilidade é deixada para segundo plano.

Em regra, ao final do período determinado para o título, você resgata o valor total pago ou parte dele, em ambos os casos corrigido pela TR (Taxa Referencial), a mesma utilizada para calcular o rendimento da poupança.

A grande diferença no caso dos títulos de capitalização é que não há juros para corrigir o montante guardado, logo, ao resgatar o seu precioso dinheirinho, você irá notar que, na realidade, acabou perdendo dinheiro, principalmente se considerar a inflação.

“Mas eu já ouvi falar que os títulos de capitalização rendem o mesmo que a poupança”. Sinto dizer, mas o que te contaram é uma mentira, provavelmente, contada para fazer com que você se animasse e comprasse o título.

Na realidade, em tempos em que a TR está próxima de zero, o rendimento que você teria com o título de capitalização seria basicamente o mesmo se você pegasse o dinheiro e guardasse embaixo do colchão, ou seja, nada.

people show has no money by turning the pocket PVRB7YZ By lzf 1024x683 - O que é um título de capitalização?
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By Izf

Prazos

Quem adquire um título de capitalização deve se atentar a três prazos especificamente, são eles:

  • Prazo de pagamento: esse é o prazo em que você se compromete a fazer o pagamento do título e se aplica aos títulos com pagamento mensal ou periódico;
  • Prazo de vigência: é o prazo durante o qual o título será válido e precisa ser definido no momento da compra. Pode ser maior ou igual ao prazo de pagamento;
  • Prazo de carência: esse é o período mínimo em que você precisará deixar o seu dinheiro aplicado e também é definido no momento da compra. Caso você precise resgatar o seu dinheiro antes do fim do período de carência perderá ainda mais dinheiro, visto que o banco pode aplicar uma multa que chega a 10% do capital investido.

Liquidez

Por conta do prazo de carência, a liquidez dos títulos de capitalização é péssima. Nesse sentido, ou você espera a data combinada para o resgate ou perderá muito dinheiro. Há outros investimentos no mercado tão simples quanto os títulos de capitalização, mas com maior liquidez e mais seguros. Alguns exemplos são os títulos do Tesouro Direto e alguns CDBs (Certificado de Depósito Bancário).

Sorteios

Esse é um dos principais motivos que faz com que as pessoas ainda adquiram títulos de capitalização.

Os sorteios acontecem ao longo do prazo de vigência do título e podem ser sorteados um ou mais prêmios, normalmente em dinheiro.

Assim, para que você consiga obter alguma rentabilidade com um título de capitalização, precisará ser sorteado antes do fim do prazo de vigência, o que lembra um pouco uma loteria, não é mesmo?

lottery ticket with a pen TSHAYCX By johan10 1024x683 - O que é um título de capitalização?
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By johan10

Quais são as modalidades que existem?

Existem quatro modalidades diferentes de títulos de capitalização que são comercializados no mercado, cada um voltado a um perfil específico, são eles:

Tradicional

É o tipo mais comum entre os oferecidos nas agências bancárias e são voltados para as pessoas que pretendem criar o hábito de poupar.

Nesse sentido, se você opta por aguardar o fim prazo de vigência para fazer o resgate, poderá retirar no mínimo 100% da quantia paga, isso se todos os pagamentos forem feitos em dia.

Caso você tenha que realizar o resgate antecipado haverá um abatimento sobre a quantia paga, ou seja, você perderá dinheiro.

Popular

É a modalidade mais procurada pelas pessoas que acreditam na sorte, pois são realizados grandes sorteios.

Contudo, não há a devolução integral do valor pago pelo título, pois parte dele é retirado justamente para compor o prêmio desses sorteios.

Compra programada

É uma modalidade que funciona basicamente como um consórcio. No momento da compra, você escolhe se deseja receber, ao final do prazo de vigência, o valor pago em moeda nacional ou na forma de um produto ou serviço.

Incentivo

Esse tipo de título de capitalização é mais voltado para empresas que têm o objetivo de fidelizar seus clientes ou de motivar seus funcionários. Normalmente são realizados sorteios de prêmios entre os que estão com os pagamentos em dia.

Onde adquirir esses títulos?

As campeãs em oferecer esse tipo de produto são as agências bancárias, principalmente os grandes bancos, entretanto, há outras instituições financeiras focadas em vender títulos de capitalização no mercado.

Seja por conveniência ou por pura preguiça, quase sempre as pessoas escolhem adquirir esse produto em seu próprio banco e acham que estão fazendo um grande negócio, visto que é mais fácil guardar dinheiro quando se tem um boleto para pagar mensalmente, não é mesmo?

Contudo, antes de adquirir um título de capitalização, procure conhecer alguns outros tipos de investimentos que existem no mercado. O Tesouro Direto, por exemplo, possui uma modalidade chamada Tesouro Selic em que você pode começar a investir a partir de R$ 30,00.

Além disso, no Tesouro Direto você ainda tem a garantia de que o seu dinheiro renderá sempre acima da inflação, ou seja, você não perderá poder de compra como acontece no caso dos títulos de capitalização.

Os títulos do Tesouro Direto também contam com outras vantagens como a garantia do FGC para aplicações de até R$ 250 mil. Outra vantagem é a liquidez, pois no Tesouro Selic, por exemplo, você pode retirar o dinheiro aplicado no caso de algum imprevisto sem se preocupar com perdas.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

coin stack on office desk PR8B3A5 By stevanovicigor 1024x683 - O que é um título de capitalização?
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By stevanovicigor

Converse com um dos assessores de investimentos da EuQueroInvestir para saber mais sobre esse e outros investimentos melhores que os títulos de capitalização. É de graça!

Como realizar o resgate de um título de capitalização

O resgate de um título de capitalização pode ser de três maneiras: antecipado, parcial ou no fim do prazo de vigência. Dessas três maneiras, a melhor é sempre a última, pois pelo menos garante que você receberá aquilo que pagou de volta.

Se você precisa fazer o resgate antecipado é bom se preparar, pois perderá parte do valor que pagou até o momento do resgate. Essa é uma das principais desvantagens dos títulos de capitalização, uma vez que fazem com que você perca dinheiro no caso de alguma emergência ou imprevisto.

Já quanto ao resgate parcial é importante verificar se o título permite essa modalidade, visto que não é muito comum entre os títulos de capitalização. Caso exista, você poderá solicitar o resgate de uma parcela do valor pago.

Concluindo: é um bom investimento?

Como você pode perceber ao longo deste artigo, os títulos de capitalização possuem vantagens e desvantagens a depender do ponto de vista de cada pessoa.

Entre as vantagens estão a possibilidade de participação em sorteios e a praticidade de fazer uma “poupança forçada”, o que é ótimo para quem é mais indisciplinado com o dinheiro e costuma gastar tudo o que fica na conta.

Entretanto, quem sai mesmo na vantagem com os títulos de capitalização são os bancos, pois conseguem captar um grande volume de dinheiro a um valor baixíssimo, uma vez que os rendimentos pagos a quem compra esse produto é muito pequeno.

Assim, a conclusão que se chega é que o título de capitalização não é um bom investimento, isso sem contar que a palavra “investimento” parece nem combinar com esse produto.

Por mais que você seja uma daquelas pessoas que não pode ver um dinheirinho em conta que já sai gastando, vale fazer uma pesquisa no mercado antes de adquirir um título de capitalização, pois há outras opções muito mais interessantes.

Há pouco eu te contei um pouquinho da vantagem do Tesouro Selic frente aos produtos de capitalização, contudo, o mercado de renda fixa é repleto de outros produtos que garantem segurança e uma rentabilidade bem mais interessante ao seu dinheiro.

Dica final: antes de adquirir um título de capitalização procure verificar se os benefícios que ele proporciona estão realmente de acordo com os seus objetivos financeiros. Também vale pesquisar um pouquinho sobre as outras opções que o mercado oferece e compará-las.

business concept PTJZTKL by amenic181 1024x683 - O que é um título de capitalização?
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/by amenic181

Aproveite a assessoria gratuita oferecida aqui na EuQueroInvestir e conte com a ajuda de um profissional qualificado para traçar os seus objetivos e identificar as opções de investimentos que mais combinam com você.

Tags

Késia Rodrigues - Colaboradora Independente

Colaboradora Independente do Portal EuQueroInvestir e leitora assídua de conteúdos sobre economia e política. Apaixonada por literatura, viagens, tecnologia e finanças.

Artigos Relacionados

Close