O que é um fundo de investimento cambial?

Entenda como um fundo cambial funciona e como ele pode contribuir para a sua carteira de investimentos

Felipe José May
Empreendedor, gerente de investimentos e colaborador independente do portal Eu Quero Investir. Adepto da análise fundamentalista, Graduado em Administração, MBA em Finanças, possui a certificação CPA20. Contatos: 47 99922 8322, felipejosemay@gmail.com.
Fundo de investimento cambial

Crédito: Lorenzo Cafaro por Pixabay

Ideal para se proteger das variações do mercado de câmbio e obter rentabilidade no médio longo prazo. Um fundo cambial aplica ao menos 80% da sua carteira em ativos relacionados a moeda estrangeira, por exemplo, dólar e euro.  O restante da carteira de um fundo cambial deve ser alocada em ativos de renda fixa, podendo estes títulos serem pré ou pós fixados. Exemplo disto, aplicar em torno de 20% da carteira do fundo em Títulos Públicos Federais. No entanto, não significa dizer que um fundo cambial de dólar acompanha a cotação do dólar. O objetivo principal deste tipo de investimento é proteger o poder de compra em moeda estrangeira.

Em primeiro lugar, o desempenho de um fundo cambial está relacionado a variação da moeda na qual está exposta. Se o gestor do fundo aporta capital em ativos relacionados ao dólar, a performance do fundo dependerá em boa parte da flutuação dessa moeda. Enquanto o restante da carteira do fundo aplicada em renda fixa serve como um atenuante da variação da divisa. Os ativos relacionados a moedas estrangeiras são chamados de cupom. Portanto, se o fundo se expõe ao dólar, ele está adquirindo ativos de cupom cambial através de instrumentos derivativos.

Para quem um fundo de investimento cambial é indicado?

Para pessoas que desejam proteção (hedge) da desvalorização do real perante ao dólar ou euro. Não é indicado aportar capital nesta categoria de investimento com o objetivo de auferir rentabilidades de curto prazo.

Em outras palavras, este fundo também é interessante para empresas importadoras, exportadoras que possuam dívidas atreladas a moedas estrangeiras. Também atrai pessoas que enviam dinheiro para o exterior e fazem compras internacionais. O horizonte de investimento é de médio e longo prazo. Novamente, não tente especular no mercado através de fundos cambiais para obter rentabilidades superiores as demais possibilidades existentes. Este é um mercado o qual é muito difícil prever para onde vão os preços e quando os movimentos acontecerão.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Quais são os custos que tenho para aplicar em um fundo de investimento cambial?

Possuem cobrança de Imposto de Renda igualmente os fundos de renda fixa, conforme abaixo.

– de 0 a 180 dias, 22,5% de IR sobre os rendimentos;

– de 181 a 360 dias, 20,0% de IR sobre os rendimentos;

– de 361 a 720 dias, 17,5% de IR sobre os rendimentos;

– Acima de 720 dias, 15,0% de IR sobre os rendimentos.

Estes fundos possuem o chamado come-cotas, que acontecem nos meses de maio e novembro de cada ano, para fundos de curto prazo a alíquota de IR é de 20%, já para os fundos de longo prazo a alíquota passa a ser de 15%.

Além disso, caso seja realizado um resgate antes do prazo, de 30 dias da aplicação, incidirá apenas sobre os rendimentos uma alíquota de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), iniciando em 96% no 1º dia de aplicação e chegando a 0% no 30º dia.

Além dos tributos, também são cobradas taxas de administração e performance, uma vez que, as rentabilidades divulgadas pelos fundos são líquidas destas taxas.

Como faço para investir?

Fundos cambiais não são negociados na bolsa de valores, eles são facilmente encontrados em bancos e corretoras, normalmente não exigem um valor alto de aplicação inicial, alguns pedem R$1.000,00 de investimento mínimo.

Antes de investir, se certifique que este tipo de investimento está de acordo com o seu perfil de investidor e que você está utilizando ele para se proteger das flutuações das moedas estrangeiras, leia a lâmina de informações essenciais e o regulamento do fundo.

Já conhece o nosso canal no YouTube? Clique e se inscreva

Quando, onde e quanto investir?

O teste de perfil de investidor criado pela equipe da euqueroinvestir.com pode ser usado como base para você identificar seu perfil como investidor: conservador, moderado ou agressivo.

Conhecer o próprio perfil como investidor e ter claro o objetivo com os investimentos, é a base para identificar os melhores investimentos, afinal, não existe o melhor investimento, o que existe é o melhor investimento para o perfil e objetivo do investidor.

No entanto, o teste de perfil é só o começo, o primeiro passo em sua caminhada enquanto investidor. Entender mais profundamente seu perfil e ter claro os objetivos quanto a prazos de investimentos, é uma tarefa um pouco mais sofisticada e exige uma análise mais criteriosa.