Investimentos

O que é o pecúlio na Previdência Privada?

Já ouviu falar sobre pecúlio na previdência privada? Descubra o que é essa palavrinha que causa muitas dúvidas em quem faz esse tipo de investimento.

Avalie este artigo!

Se você contratou um plano de previdência privada ou mesmo já conversou com um gerente de banco sobre o assunto, certamente já se deparou alguma vez com a palavra “pecúlio”.

Espere aí… “pe” o quê?

De acordo com os dicionários, pecúlio é toda a quantia em dinheiro que uma pessoa guardou pensando em utilizá-la no futuro ou em uma eventualidade. Ou seja, o famoso “pé-de-meia”.

Mas você sabe o que é o pecúlio na previdência privada?

Trata-se de um pagamento mensal, que pode ser incluído em seu plano de previdência, que serve para dar mais segurança ao titular e aos seus herdeiros no caso de uma eventualidade.

Em resumo, o pecúlio funciona como uma espécie de seguro.

k 199 chim 0082wf PCAREVF By Rawpixel 1024x683 - O que é o pecúlio na Previdência Privada?
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By Rawpixel

Apesar de a sua definição ser simples, esse é um tema que causa muitas dúvidas em quem faz esse tipo de investimento, principalmente por que o pecúlio é algo que envolve uma fase bastante complicada da vida das pessoas.

Continue a leitura para saber mais sobre a previdência privada e tire todas as suas dúvidas sobre o pecúlio.

Um pouco mais sobre a previdência privada

Antes de falar sobre o pecúlio em si é importante que você entenda melhor o que é e como funciona uma previdência privada.

Trata-se de um investimento de longo prazo que é voltado para a obtenção de uma renda extra ou para a realização de projetos futuros.

Muitas pessoas fazem planos de previdência privada pensando em complementar a aposentadoria que é paga pela Previdência Social (INSS), daí surge o nome de “previdência complementar”.

Esse tipo de investimento considerado uma espécie de seguro, logo, é regulado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e pode ser contratado em seguradoras, bancos e corretoras de valores.

Os planos de previdência privada se dividem em dois tipos: Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL).

Explicamos recentemente as diferenças entre PGBL e VGBL, basta clicar no link para ler o artigo completo.

De forma resumida, a diferença básica entre essas duas modalidades é que o PGBL é indicado para as pessoas que entregam a declaração completa do Imposto de Renda, já o VGBL é ideal para quem entrega a declaração resumida.

young woman drinking coffee and working at home P5QBM6A By microgen 1024x683 - O que é o pecúlio na Previdência Privada?
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By microgen.

É importante que você tenha atenção a esse ponto na hora de contratar a sua previdência privada, pois o PGBL oferece alguns benefícios tributários que não existem no VGBL como, por exemplo, a possibilidade de abater até 12% da sua base de cálculo do Imposto de Renda.


Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil


Fora isso, ambos os planos são parecidos.

Entre os principais benefícios de se contratar um plano de previdência privada estão a possibilidade de pagar menos Imposto de Renda no resgate, uma vez que a tabela regressiva permite que você pague apenas 10% de imposto nas aplicações que ultrapassam 10 anos.

Além disso, diferentemente do que acontece nos fundos de investimento, a previdência privada não sofre a incidência do temível “come-cotas”, que é uma antecipação do IR feita sobre os rendimentos desses fundos.

A previdência social também permite uma simplificação nos processos de sucessão patrimonial, uma vez que não depende de inventário para que o valor acumulado pelo titular seja entregue aos seus herdeiros ou beneficiários legais.

O que é o pecúlio na previdência privada

Agora que você já sabe tudo sobre a previdência privada, chega a hora de voltar a falar acerca do pecúlio.

Algumas seguradoras e instituições financeiras oferecem o pecúlio às pessoas interessadas em investir em previdência privada, contudo, é importante que você entenda que são produtos distintos.

Nesse sentido, um banco não pode obrigar você a contratar o pecúlio junto à previdência privada, pois isso caracteriza venda casada, situação que é proibida no Brasil.

No entanto, é possível que você queira pagar pelo pecúlio por uma única razão: tranquilidade.

body of a beautiful girl in a meditation PL46JQH By simbiothy 1024x683 - O que é o pecúlio na Previdência Privada?
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By simbiothy.

Como expliquei no início deste texto, o pecúlio funciona como uma espécie de seguro, similar àquele que você contrata para o seu caro, sua casa ou mesmo para a sua vida.

Você paga um seguro de vida pensando em morrer? Acredito que não. Contudo, se isso acontecer, como ficarão os seus familiares?

A mesma lógica se aplica, por exemplo, ao seguro de seu carro. Você não contrata um seguro pensando em ser roubado ou ter o seu veículo danificado. Mas e se isso acontecer?

O pecúlio funciona em uma lógica semelhante. Caso você venha a morrer ao longo dos anos em que investe o seu dinheiro na previdência privada, os seus herdeiros poderão receber uma pensão por morte ou mesmo uma indenização integral.

Mas não é só em caso de morte que o pecúlio se aplica. Ele também prevê o pagamento de pensão ou indenização em caso de invalidez do titular.

Assim, o principal motivo que faz com que as pessoas optem em contratar o pecúlio junto à previdência privada é ter mais segurança para esses momentos difíceis.

Como a previdência privada funciona após a morte do titular

A previdência privada possui um processo simplificado de sucessão patrimonial. Nela, o beneficiário pode indicar as pessoas que irão receber o dinheiro e qual será o percentual de cada um (desde que seja respeitada a herança legítima).

Em caso de falecimento do titular, o patrimônio é transferido aos herdeiros sem grandes problemas com a burocracia, visto que a previdência privada não precisa constar em inventário.

female friend helping senior woman to complete JTZ9MWX By monkeybusiness 1024x683 - O que é o pecúlio na Previdência Privada?
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By monkeybusiness.

Essa é uma grande vantagem, pois, em alguns casos, os herdeiros poderão receber o dinheiro sem ter que pagar o terrível ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação), que é descontado sobre bens inventariados.

No entanto, vale lembrar que a isenção quanto ao ITCMD acontece apenas em alguns estados brasileiros. Outros estados podem cobrar taxas menores dos herdeiros para receber o pecúlio, mas há alguns em que o imposto é descontado em sua integralidade

Por esse motivo é importante que você procure saber se o estado em que você mora conta com essa isenção ou redução de taxas no ITCMD.

A previdência privada é o melhor investimento para você?

Para te ajudar a responder essa pergunta é necessário começar refletindo sobre outra: você investe para quê?

São muitos os motivos que podem levar uma pessoa a não gastar todo o dinheiro que ganha e preservá-lo para o futuro, no entanto, todos esses motivos são ligados por um único fator: o prazo.

hourglass time passing PWU9K2L By BrianAJackson 1024x683 - O que é o pecúlio na Previdência Privada?
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By BrianAJackson.

Quem investe com o objetivo de realizar algum plano de curto prazo não encontrará na previdência privada uma boa opção.

Isso porque a previdência privada é um investimento de longo prazo, portanto, mais indicada para quem não irá precisar do dinheiro por vários anos.

Se você está começando a investir e ainda não se decidiu acerca do que seria o melhor investimento para você, o ideal é buscar a ajuda especializada de um assessor de investimentos.

Também é bastante recomendado que você faça um teste de perfil de investidor, pois é a melhor maneira de definir se você é resistente aos riscos ou é mais conservador, pois há investimentos distintos para cada um desses perfis.

A previdência privada é um investimento mais conservador, pois o risco presente nela é bastante baixo. Por esse motivo, os retornos dela também são mais baixos se comparados ao de outras aplicações.

Além disso, antes de contratar um plano de previdência privada, você também deve levar em consideração os custos desse tipo de aplicação.

Alguns bancos e seguradoras costumam cobrar taxas altíssimas de seus clientes para o carregamento dos aportes mensais e, também, no resgate.

Por esse motivo é que você deve sempre optar por instituições que adotem a taxa zero para a taxa de carregamento, pois ela pode levar boa parte do seu patrimônio acumulado ao longo dos anos.

Em regra, as taxas cobradas na previdência privada visam o pagamento dos gestores dos fundos de previdência, pois precisam ser pessoas altamente capacitadas para garantir uma boa rentabilidade ao dinheiro de milhares de investidores.

No entanto, com um pouco de educação financeira e alguns estudos sobre investimentos, é possível que você comece a perceber outros tipos de aplicações financeiras que rendem mais que a previdência privada e, ainda, contam com custos menores.

home budget calculation P94XBP8 By stevanovicigor 1024x683 - O que é o pecúlio na Previdência Privada?
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By stevanovicigor

Mas lembre-se: tudo depende de dois fatores primordiais: por quanto tempo você pretende investir e quais são os seus objetivos.

Assim, não importa qual o valor que você tem para investir, se é R$ 100,00 ou se é R$ 1 milhão, o importante é que você tenha disposição e persistência para tornar os seus planos realidade.

Considerações finais

Como você percebeu ao longo desse post, a previdência privada é uma boa opção de investimento para quem deseja garantir mais tranquilidade em sua aposentadoria e não deseja correr riscos.

O pecúlio, portanto, ajuda a garantir ainda mais tranquilidade, uma vez que funciona como uma espécie de seguro, que pode ajudar os herdeiros do titular nesse momento tão complicado.

É importante que, antes de incluir o pecúlio na previdência privada, você faça os seus cálculos e veja se ele não poderá impactar negativamente o seu investimento, pois a parcela destinada à previdência diminui quando existe o pecúlio.

Espero que essas informações possam ter despertado a sua curiosidade sobre o assunto e que te ajudem a tomar melhores decisões em sua vida financeira.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre investimentos ou deseja saber como fazer uma previdência privada, os assessores da EuQueroInvestir podem te ajudar. Clique no botão “assessor de investimentos” na parte inferior da página e solicite sua assessoria gratuita.

Tags

Késia Rodrigues - Colaboradora Independente

Colaboradora Independente do Portal EuQueroInvestir e leitora assídua de conteúdos sobre economia e política. Apaixonada por literatura, viagens, tecnologia e finanças.

Artigos Relacionados

Veja Também

Close
Close