O que é LCI e LCA?

LCI é a sigla para Letra de credito Imobiliário, e LCA é a sigla para Letra de credito do agronegócio. Ambos são títulos emitidos pelos bancos para se capitalizar.

Georgia Ramos
Georgia Ramos é formada em Administração, com MBA em Gestão pela FGV, e especialização no INSPER. Fascinada por finanças, e com vontade de descomplicar o mercado financeiro.  Com uma boa explicação, tudo fica mais fácil não é?
img-capa

Foto: img-capa

[box type=”info” align=”” class=”” width=””]Isso significa que o banco que recebe o dinheiro do investidor através desses títulos, é obrigado a destinar o recurso para o mercado imobiliário no caso da LCI, ou para o mercado agrícola no caso da LCA.[/box]

Na prática, não existem diferenças para o investidor entre investir em uma LCI ou em uma LCA.

Tenho perfil para investir em LCI e LCA?

pessoa-com-duvida

Sempre devemos lembrar, que cada investidor tem um perfil diferente, e para cada tipo de perfil existe um investimento ideal.

[banner id=”teste-perfil”]

Resumo do que você verá nesse texto:

[tie_list type=”checklist”]

  • O que é LCI e LCA?
  • Qual a segurança das LCI e LCA? Ir até essa parte do texto.
  • Qual a principal vantagem de se investir em LCI e LCA? Ir até essa parte do texto.
  • Qual o prazo de investimento em LCI e LCA? Ir até essa parte do texto.

[/tie_list]
Prefere ver um vídeo antes de ler?

O que é uma  LCI?

Uma LCI é um título emitido pelo banco (semelhante aos CDBs), onde os valores captado com esses papéis devem, obrigatoriamente, ser destinado ao financiamento de imóveis.

O que é uma  LCA?

Uma LCA é praticamente o mesmo tipo de papel, com a diferença de que os valores são destinados neste caso, ao setor do agronegócio.

[box type=”info” align=”” class=”” width=””]Importante: Tanto a LCI quanto a LCA, são investimentos isentos de imposto de renda.[/box]

Qual a segurança das LCI e LCA?

A segurança de ambos é dada pelo FGC, que é o fundo garantidor de credito.

Como funciona essa garantia?

O FGC garante ao investidor caso o banco que ele investiu o dinheiro vá a falência, o investidor terá o seu capital protegido até R$ 250.000,00 reais por CPF, por instituição financeira, ao limite de R$ 1.000.000,00.

[box type=”warning” align=”” class=”” width=””]Não importa o tamanho do banco, a garantia é a mesma. Ou seja, você terá a mesma segurança da poupança, só que com rentabilidades superiores.[/box]

Qual a principal vantagem de se investir em LCI e LCA?

Uma das principais vantagens destes investimentos é a isenção de imposto de renda. Ou seja, o investidor não paga IR para investir nestas modalidades.

[box type=”success” align=”” class=”” width=””]Então todo o rendimento é liquido para o investidor.[/box]

Mas prestem atenção: nem sempre a isenção de imposto de renda compensa para o investidor. As vezes investimentos com taxas de rendimento mais altas compensam mesmo com a cobrança de IR.

Por isso é sempre bom fazer a conta, para ver qual é mais vantajoso para o investidor.

Qual o prazo de investimento em LCI e LCA?

O prazo de investimento em LCI e LCA normalmente varia em torno de 1 ano e meio a 3 anos.

Bom pessoal, espero que tenha conseguido tirar as dúvidas de vocês sobre os investimentos em LCI e LCA.

Se você ficou com alguma dúvida, ou ficou interessado em investir em LCI ou LCA, estou à disposição através dos meus contatos.