O que é Golden Parachute?

Humberto Maurício Pennacchia
null
1

Crédito: Reprodução/Pixabay

O nome é bem estranho. Muitas pessoas nunca ouviram falar. Porém, quem está inserido no mercado de trabalho deve conhecer o significado dessas palavras. Isso, em algum momento de nossas vidas pode fazer toda a diferença. Nessa matéria, você aprenderá o significado de Golden Parachute e como ele pode ser importante para os executivos.

O que significa o nome Golden Parachute?

Em tradução livre, Golden Parachute significa paraquedas dourado.

O que é Golden Parachute?

É o nome que se dá ao pacote de benefícios que é ofertado aos executivos durante um processo de fusão de empresas, nessa ocasião alguns executivos podem ser dispensados em razão da troca de gestão.

O que é fusão de empresas?

De forma simples, fusão de empresas é uma transformação completa envolvendo todas as partes no processo. Isso acontece, geralmente, entre duas organizações distintas. Esse processo faz com que as participantes de uma fusão se unam e formem uma única empresa.

Qual a finalidade do Golden Parachute?

A finalidade do  Golden Parachute é suavizar a queda de um executivo do seu cargo. Isso acontece através de um pacote rescisório com condições bastante vantajosas, contendo uma série de benefícios, tais como:

a) Indenização, geralmente paga por uma seguradora.

b) Ficam mantidas as contribuições para um fundo de pensão.

c) O seguro saúde do executivo continua mantido.

d) Há o recebimento de um bônus (vantagem) em dinheiro.

e) Ele tem a disposição o stock options, ou seja, um plano de remuneração em ações da empresa, conforme determinadas metas são atingidas.

f) Ocorre o pagamento de despesas jurídicas, caso o executivo esteja sendo processado por seus atos enquanto exercia seu cargo de gestor da companhia.

Por qual razão o Golden Parachute se tornou tão popular?

A popularidade do Golden Parachute começou na década de 80 nos Estados Unidos. Nessa época, O mercado de dívida de qualidade duvidosa aumentou exponencialmente. Por meio dele, tornou-se possível viabilizar a compra de qualquer empresa mediante a emissão de junk bonds (títulos de renda fixa) favorecendo as aquisições não negociadas previamente.

Diante dessa situação, os paraquedas dourados tornaram-se praxe, dando segurança às pessoas que eram dispensadas logo após o anúncio de uma fusão ou colocadas em  um papel menor dentro da empresa consolidada.

Conforme as fusões se multiplicavam no noticiário corporativo, os Golden Parachutes, que inicialmente estipulavam apenas o pagamento de uma indenização, ficaram, literalmente, gigantescos.

A inovação e a criatividade foram de tal magnitude que, na época, surgiram até os Golden Coffin (caixão dourado, em português), que eram pacotes que ofereciam benesses à família de um executivo após a sua morte.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil