O que é Defesa Pac-Man?

Humberto Maurício Pennacchia
null
1

Crédito: Reprodução/Pixabay

O nome é bem exótico. Porém, o significado dessas palavras é muito importante. Principalmente para as pessoas que atuam na área corporativa. Se você deseja aprender tudo sobre a Defesa Pac-Man, leia essa pauta. Você conhecerá uma forma de tentar deter uma aquisição hostil (contra a vontade da diretoria) de uma empresa.

O que é Defesa Pac-Man?

É o nome que se dá a um tipo de manobra corporativa, que tem como objetivo  fundamental impedir uma tentativa de aquisição hostil.

O que é aquisição hostil? 

Aquisição hostil acontece quando uma empresa tem seu controle tomado por um investidor, sem que tenha havido aprovação antecipada do conselho de administração daquela entidade.

Como a aquisição hostil acontece?

Um grande investidor ou uma empresa concorrente realiza a compra de suas ações no mercado e se torna o seu acionista majoritário.

Como surgiu o nome Pac-Man?

O nome foi inspirado no famoso e conhecido jogo de videogame da década de 1980. Nesse jogo, o protagonista Pac-Man  perseguia e comia os fantasminhas que antigamente o ameaçavam.

Como é o funcionamento da Defesa Pac-Man?

A Defesa Pac-Man é uma estratégia usada por uma sociedade que está sendo visada com o objetivo de receber uma OPA (Oferta Pública de Aquisição) hostil. Essa estratégia tem como objetivo se defender da mesma. Nessa situação, a empresa visada lança uma contra-OPA (Oferta Pública de Aquisição), ou seja, uma  proposta de oferta sobre a empresa oponente. Desta maneira, os papéis invertem-se e a sociedade visada passa a ser sociedade ofertante e vice-versa. Se a estratégia for bem sucedida, a sociedade que antigamente corria o risco de ser adquirida é que adquire quem a tentava comprar de forma hostil. Como dito anteriormente, O nome Pac-Man, adotado nesta estratégia, é inspirado no jogo de computador com o mesmo nome, onde a personagem Pac-Man (que deriva do termo japonês paku-paku, que significa boca abrir e a fechar) é perseguido por 4 fantasmas que o tentam comer, mas assim que come a super pílula e inverte o jogo e passa a perseguir e comer os fantasmas que o ameaçavam, tal e qual como acontece com esta defesa contra uma OPA (Oferta Pública de Aquisição) hostil.