Entenda o que é circuit breaker e como funciona este mecanismo

Natalia Gómez
Editora, é jornalista especializada no mercado de investimentos há 17 anos. Formada pela PUC-SP, teve experiências em veículos como Agência Estado, Valor Econômico e Revista Você SA; e na área de comunicação corporativa e relações públicas para instituições financeiras.

Quando você ouve falar que o circuit breaker da bolsa de valores foi acionado, pode ter certeza de que o mercado está vivendo um dia de fortes emoções.

Para entender o que é este mecanismo, entenda como ele funciona e em quais ocasiões é acionado.

O que é circuit braker

O circuit breaker é um mecanismo da B3 que interrompe a negociação dos ativos negociados em bolsa. Ou seja, quando ele é acionado, é impossível comprar ou vender ativos em bolsa.

Participe do maior evento de investimentos da América Latina

Para que serve

O recurso entra em ação em momentos de forte queda nos preços das ações. Ele se baseia no Ibovespa, principal índice da bolsa. 

O circuit breaker não é exclusividade do mercado brasileiro. Ele também existe em outras bolsas do mundo, como nos Estados Unidos.

Seu objetivo principal é proteger o mercado de fortes oscilações. Ou seja, ele modera a volatilidade do mercado de ações.

Como funciona o circuit breaker

Este procedimento é feito em três etapas. Elas ocorrem conforme o porcentual de desvalorização da bolsa de valores.

No primeiro estágio, a negociação é paralisada por 30 minutos. Este estágio ocorre quando o Ibovspa cai 10% em relação ao fechamento da véspera. 

Depois disso, as negociações são retomadas. Da mesma forma, caso o índice da bolsa caia 15% ante o dia anterior, os negócios são paralisados novamente. Desta vez, a parada é de uma hora. 

As negociações são abertas novamente. Em seguida, se o Ibovespa cair 20% em relação ao fechamento do dia anterior, a B3 suspende as negociações.

Esta parada ocorre por um período definido pela própria bolsa, que informa o mercado por meio de comunicados oficiais.

Vale destacar que nenhum dos três estágios pode ocorrer nos últimos 30 minutos da sessão de negociação do dia.

Caso a interrupção ocorra na última hora da sessão, o horário de encerramento do pregão é prorrogado por até 30 minutos.