Quando você ouve falar que o circuit breaker da bolsa de valores foi acionado, pode ter certeza de que o mercado está vivendo um dia de fortes emoções.
Para entender o que é este mecanismo, entenda como ele funciona e em quais ocasiões é acionado.
O que é circuit braker
O circuit breaker é um mecanismo da B3 que interrompe a negociação dos ativos negociados em bolsa. Ou seja, quando ele é acionado, é impossível comprar ou vender ativos em bolsa.
Melhores Momentos, Palestras e Experts que marcaram presença no FII Summit
Para que serve
O recurso entra em ação em momentos de forte queda nos preços das ações. Ele se baseia no Ibovespa, principal índice da bolsa.
O circuit breaker não é exclusividade do mercado brasileiro. Ele também existe em outras bolsas do mundo, como nos Estados Unidos.
Seu objetivo principal é proteger o mercado de fortes oscilações. Ou seja, ele modera a volatilidade do mercado de ações.
Como funciona o circuit breaker
Este procedimento é feito em três etapas. Elas ocorrem conforme o porcentual de desvalorização da bolsa de valores.
No primeiro estágio, a negociação é paralisada por 30 minutos. Este estágio ocorre quando o Ibovspa cai 10% em relação ao fechamento da véspera.
Depois disso, as negociações são retomadas. Da mesma forma, caso o índice da bolsa caia 15% ante o dia anterior, os negócios são paralisados novamente. Desta vez, a parada é de uma hora.
As negociações são abertas novamente. Em seguida, se o Ibovespa cair 20% em relação ao fechamento do dia anterior, a B3 suspende as negociações.
Esta parada ocorre por um período definido pela própria bolsa, que informa o mercado por meio de comunicados oficiais.
Vale destacar que nenhum dos três estágios pode ocorrer nos últimos 30 minutos da sessão de negociação do dia.
Caso a interrupção ocorra na última hora da sessão, o horário de encerramento do pregão é prorrogado por até 30 minutos.