O que aprendemos com o Joesley Day?

Juliano Custodio
Colaborador do Torcedores

Às vésperas de completar seu primeiro aniversário, o Joesley Day mostrou-se um evento muito maior do que o circuit breaker causado na manhã seguinte ao vazamento dos áudios envolvendo o Presidente da República e os homens fortes da maior companhia de carne bovina do mundo.

O Joesley Day escancarou uma relação pútrida e promíscua entre o público e o privado.

Mesmo levando em consideração o fato de que na esfera criminal, o evento tenha se desenrolado deixando o já conhecido (e amargo) sabor pizza, no mercado financeiro ao menos, as lições decorrentes deste escândalo podem e devem ser aprendidas.

Relembrar é viver

Refrescando a memória dos mais esquecidos, a manhã do dia 17 de maio registrou o maior pico de aumento do dólar em um dia, desde 1999.

O Ibovespa, como mencionado no primeiro parágrafo, realizou uma parada emergencial em suas negociações (em virtude da queda abrupta no preço dos papéis). Para dimensionar melhor a importância do Joesley Day no mercado financeiro, cabe a lembrança de que este expediente fora utilizado apenas em 10 oportunidades anteriores.

Abaixo, o gráfico dos juros futuros de 10 anos, na manhã do dia 17/05:

Note como apesar do forte impacto inicial, os juros futuros voltaram a patamares muito próximos aos registrados antes do Josley Day.

Lição aprendida?

Coincidência ou não, o cenário atual também registra uma série de notícias aparentemente desastrosas para nós, investidores.

O dólar segue subindo apesar das intervenções do banco central. Os juros futuros também dispararam, reforçando o medo da indefinição sobre o próximo presidente trazendo no reboque, dúvidas sobre a solidez de nossa lenta recuperação econômica e o quanto a urgência da agenda de reformas é entendida pelos atuais pré-candidatos.

Não fosse o bastante, as más notícias também chegam dos mercados do exterior.

Um tal Albert Einstein

Gosto muito da visão que Albert Einstein (um cara que entendia um pouco das coisas) tinha das grandes crises, a qual, compartilho aqui com vocês:

“Não podemos querer que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a maior benção que pode acontecer as pessoas e aos países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia assim como o dia nasce da noite escura.” – Einstein sobre as grandes crises

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

É na crise que nascem os inventos, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise se supera a si mesmo sem ter sido superado. Quem atribui a crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais os problemas que as soluções.

A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a dificuldade para encontrar as saídas e as soluções. Sem crises não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia.

Sem crises não há méritos. É na crise que aflora o melhor de cada um, porque sem crise todo vento é uma carícia. Falar da crise é promovê-la, e calar-se na crise é exaltar o conformismo. Em vez disto, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la.”[/toggle]

Incerteza gera oportunidade

O primeiro passo para superar uma crise é reconhece-la, o segundo é encontrar maneiras de se beneficiar dela.

Lembre-se da famosa frase que é mais velha do que andar para frente:

enquanto uns choram outros vendem lenços

Onde investir?

Já falamos diversas vezes no Blog, mas não custa repetir. Sempre que temos um momento de stress, os juros futuros sobem. Para quem não sabe os juros futuros são a expectativa do custo do dinheiro na economia, justamente no futuro.
De forma que todas as vezes que temos stress nos mercados, temos também investimentos rendendo mais.
E este aumento nos juros futuros, promoveu uma excelente oportunidade de entrada em bons títulos de renda fixa.

CDBs prefixados

  • CDB prefixado com carência de 3 anos, pagando 11% aa. Isso representa 172% do CDI, sem risco e garantido.
  • CDB prefixado com carência de 4 anos, pagando 11,4% aa. Isso representa 178% do CDI, sem risco e garantido.
  • CDB prefixado com carência de 5 anos, pagando 11,75% aa. Isso representa 183% do CDI, sem risco e garantido.

Perfil

Já conhece o seu perfil de investidor? Ele é o primeiro passo rumo ao sucesso nos seus investimentos. Através dele você receberá uma indicação de produtos específicos aos seus objetivos.

Títulos Públicos

Não esqueça também de uma velha máxima do mercado financeiro:

Quandos os juros futuros sobem, o preço dos títulos públicos cai.

Logo, aproveite o momento para comprar títulos de longa duração.

Abaixo, vou te mostrar a valorização de alguns títulos públicos nos últimos 12 meses, ou seja, a partir do evento conhecido como Joesley Day.

valorização títulos publicos

Note como muitos deles valorizaram muito próximos do tão sonhado 1% ao mês, comprovando a tese de que existe sim boas oportunidades mesmo diante de eventos de magnitude catastróficas.

Agora, estamos diante de uma nova janela de oportunidade, só que desta vez, temos um exemplo recente para balizar nossa tomada de decisão. Diante da imagem acima, o pessimista focaria sua atenção na coluna que representa a rentabilidade dos últimos 30 dias (negativa) enquanto o otimista, observaria a rentabilidade dos últimos 12 meses, explicada boa parte dela, justamente por uma crise que apesar de recente, já faz parte do passado.

Lembre-se: Onde há crise, há oportunidade.

Dúvidas, protestos? Não deixe de utilizar o formulário do final do texto.

O que fazer agora

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada. É preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Nossa equipe pode te ajudar a avaliar seu perfil de investidor.

O primeiro passo é uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um especialista no mercado de Investimentos.

É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil de investidor e bater com sua atual carteira de investimentos.