O pote de ouro dos investimentos

Thales Barboza
Thales Barboza é Engenheiro Civil com MBA em Gestão Financeira. Palestrante do EuQueroInvestir.com e também Assessor de Investimentos do EuQueroInvestir A.A.I. assessores de investimentos.Me envie um e-mail: thales.barboza@euqueroinvestir.com ou então um WhatsApp: (47) 9.8838.0075

Crédito: Creative abstract St. Patrick's Day traditional Irish holiday celebration, business banking success and financial wealth concept: pot full of shiny golden coins isolated on white background

Tenho uma notícia boa, e, outra notícia ruim para você que busca o pote de ouro dos investimentos. Como de praxe, irei começar pela ruim:

O pote de ouro não está no final do arco-íris.

A boa notícia é que não existe somente um pote de ouro, mas sim, três potes. E o melhor: você vai conseguir os três se seguir os meus conselhos. Abaixo, detalho um por um.

Pote n° 1 – Emergência

Neste pote, destinamos o capital de emergência, investimentos que você vai conseguir manter segurança e liquidez. Recomendo que o capital total acumulado aqui seja de três à seis meses o seu custo de vida mensal.

Este capital só será utilizado em alguma situação adversa (não prevista), por exemplo: bateu o carro e precisa pagar a franquia, ficou desempregado e necessita de uma nova oportunidade de trabalho, problemas relacionados com a saúde.

Aqui recomendo fundos de investimento com liquidez diária que irão render próximo de 110% do CDI, alguns exemplos: AZ Quest Luce e Western Asset Renda Fixa Ativo.

Pote n° 2 – Projetos

São os investimentos destinados aos seus projetos pessoais e profissionais, aplicações que variam entre dois e cinco anos e é onde iremos fazer a distribuição de acordo com o cenário econômico e político atual.

Este pote engloba troca de carro, compra de imóvel, viagem com a família e até investimento na construção de um consultório / sala comercial com âmbito profissional.

Na parte de Renda Fixa Pós-Fixados temos CDBs à 123% do CDI ou até mesmo fundos de crédito como o Solis Capital Antares ou Valora Guardian Advisory. Já na Renda Fixa inflação, um exemplo são os famosos Títulos Públicos atrelados à Inflação (NTNB ou IPCA+).

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Na parte de multimercados temos uma infinidade de excelentes opções, desde fundos Macro como Adam, Bahia, SPX até fundos Long Short como Kondor e Claritas.

Por fim, na renda variável podemos montar uma carteira de ações com bons dividendos.

Pote n° 3 – Riqueza

Este é o pote da Riqueza, onde você irá desfrutar dele no futuro, em sua aposentadoria. Uma pesquisa divulgada pelo IBGE reforça a importância deste pote: hoje somente 1% dos aposentados são financeiramente independentes, 25% são obrigados a trabalhar, 28% dependem de caridade e 46% de seus parentes.

É preciso começar esse investimento “para ontem”, ou seja, o quanto antes começar a economizar, maior será o benefício no futuro.

Nessa etapa, o investidor precisa ter duas características principais:

[tie_list type=”starlist”]

  • Disciplina
  • Paciência

[/tie_list]

Disciplina para economizar por 10 anos ou mais depositando mensalmente.

Paciência para poder usufruir desse esforço no futuro.

Em uma simulação que preparei, considerando aportes e rentabilidade mensal de 0,70% ao mês (conservadora), você chegaria aos seguintes valores. Se aplicar R$ 2.000,00 por mês, durante 20 anos, teria acumulado o montante de R$ 1,2 milhões.

Quer garantir o seu pote de ouro?

Comece a investir! O primeiro passo é descobrir o seu perfil de investidor, e nisso, a gente te ajuda agora mesmo.

[banner id=”teste-perfil”]