O pote de ouro dos investimentos

Thales Barboza
Thales Barboza é Engenheiro Civil com MBA em Gestão Financeira. Palestrante do EuQueroInvestir.com e também Assessor de Investimentos do EuQueroInvestir A.A.I. assessores de investimentos.Me envie um e-mail: thales.barboza@euqueroinvestir.com ou então um WhatsApp: (47) 9.8838.0075

Crédito: Creative abstract St. Patrick's Day traditional Irish holiday celebration, business banking success and financial wealth concept: pot full of shiny golden coins isolated on white background

 

Tenho uma notícia boa, e, outra notícia ruim para você que busca o pote de ouro dos investimentos. Como de praxe, irei começar pela ruim:

O pote de ouro não está no final do arco-íris.

A boa notícia é que não existe somente um pote de ouro, mas sim, três potes. E o melhor: você vai conseguir os três se seguir os meus conselhos. Abaixo, detalho um por um.

Pote n° 1 – Emergência

Neste pote, destinamos o capital de emergência, investimentos que você vai conseguir manter segurança e liquidez. Recomendo que o capital total acumulado aqui seja de três à seis meses o seu custo de vida mensal.

Este capital só será utilizado em alguma situação adversa (não prevista), por exemplo: bateu o carro e precisa pagar a franquia, ficou desempregado e necessita de uma nova oportunidade de trabalho, problemas relacionados com a saúde.

Aqui recomendo fundos de investimento com liquidez diária que irão render próximo de 110% do CDI, alguns exemplos: AZ Quest Luce e Western Asset Renda Fixa Ativo.

Pote n° 2 – Projetos

São os investimentos destinados aos seus projetos pessoais e profissionais, aplicações que variam entre dois e cinco anos e é onde iremos fazer a distribuição de acordo com o cenário econômico e político atual.

Este pote engloba troca de carro, compra de imóvel, viagem com a família e até investimento na construção de um consultório / sala comercial com âmbito profissional.

Na parte de Renda Fixa Pós-Fixados temos CDBs à 123% do CDI ou até mesmo fundos de crédito como o Solis Capital Antares ou Valora Guardian Advisory. Já na Renda Fixa inflação, um exemplo são os famosos Títulos Públicos atrelados à Inflação (NTNB ou IPCA+).

Na parte de multimercados temos uma infinidade de excelentes opções, desde fundos Macro como Adam, Bahia, SPX até fundos Long Short como Kondor e Claritas.

Por fim, na renda variável podemos montar uma carteira de ações com bons dividendos.

Pote n° 3 – Riqueza

Este é o pote da Riqueza, onde você irá desfrutar dele no futuro, em sua aposentadoria. Uma pesquisa divulgada pelo IBGE reforça a importância deste pote: hoje somente 1% dos aposentados são financeiramente independentes, 25% são obrigados a trabalhar, 28% dependem de caridade e 46% de seus parentes.

É preciso começar esse investimento “para ontem”, ou seja, o quanto antes começar a economizar, maior será o benefício no futuro.

Nessa etapa, o investidor precisa ter duas características principais:

[tie_list type=”starlist”]

  • Disciplina
  • Paciência

[/tie_list]

Disciplina para economizar por 10 anos ou mais depositando mensalmente.

Paciência para poder usufruir desse esforço no futuro.

Em uma simulação que preparei, considerando aportes e rentabilidade mensal de 0,70% ao mês (conservadora), você chegaria aos seguintes valores. Se aplicar R$ 2.000,00 por mês, durante 20 anos, teria acumulado o montante de R$ 1,2 milhões.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Quer garantir o seu pote de ouro?

Comece a investir! O primeiro passo é descobrir o seu perfil de investidor, e nisso, a gente te ajuda agora mesmo.

[banner id=”teste-perfil”]

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.