O poder que a propaganda eleitoral na TV tem nas eleições presidenciais

No mês que vem, mais precisamente em 31 de agosto, começa a propaganda eleitoral gratuita na TV. Os minutos, ou segundos, de aparição em TV aberta é um divisor de águas quando de trata da disputa pela Presidência da República.

Patrícia Auth
Patrícia Auth é jornalista formada pela Univali de Itajaí/SC. Trabalhou em impressos, como o Jornal de Santa Catarina, e também, como repórter na Rede Record e RBS TV. É casada, mãe da Lívia e adoradora de boa música e gastronomia.Na equipe EuQueroInvestir, é responsável pela produção de vídeos, e também escreve e edita artigos para o site.Entre em contato com a Patrícia pelo e-mail: patricia.auth@euqueroinvestir.com

Crédito: Watching TV with politics on

Pelo menos é o que diz a Consultoria Arko Advice, afirmando que sempre há melhora, ou piora, no desempenho de candidatos depois que começa a propaganda na televisão.

[box type=”info” align=”” class=”” width=””]De acordo com a consultoria, desde o ano de 1989, o candidato à Presidência da República que liderava as intenções de voto durante o período da propaganda eleitoral gratuita na TV – entre agostos e outubro – acabou eleito presidente do país.[/box]

O dado histórico deixa claro o “poder” da aparição na televisão e o quanto isso tem a ver com popularidade. Como exemplo, podemos citar as eleições presidenciais de 1989, ano da primeira eleição por voto direto no Brasil.

Na época, Fernando Collor de Mello tinha 40% das intenções de voto, porém, com o início da propaganda eleitoral na TV, ele caiu 11 pontos percentuais. Com essa queda, quem ganhou foi Luiz Inácio Lula da Silva, que passou de 6% para 10% das intenções de voto. Assim, Lula deixou Leonel Brizola para trás e foi para o segundo turno com Collor.

Situação parecida com as eleições de 2002. Naquele ano, Ciro Gomes, que estava em segundo lugar nas intenções de voto – perdendo apenas para Lula – viu seus eleitores desistirem do voto quando a propaganda eleitoral começou. A preferência por Ciro Gomes passou de 27% para 21%, dando brecha para José Serra. Final das contas, deu Lula de José Serra no segundo turno.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

“As mídias sociais são muito importantes para difundir a informação. Mas, o tempo de televisão, como os dados históricos mostram, tem poder de mudar o jogo e ser determinante no resultado final das eleições”, opina Lucas de Aragão, cientista político e sócio da Consultoria Arko Advice.

O desempenho dos candidatos em eleições passadas:

Antes de seguir com a leitura…

Descubra o seu perfil de investidor. Assim, você saberá qual a melhor maneira de aplicar os seus rendimentos.

[banner id=”teste-perfil”]

Cenário diferente em 2018

Tudo bem usarmos os dados das eleições anteriores como base. Mas, não podemos esquecer que, na disputa deste ano o cenário é diferente. Os dois candidatos mais influentes não fazem parte da “máquina” do atual governo.

Prestes a começar a propaganda eleitoral na TV, Jair Bolsonaro (PSL) é o preferido dos eleitores nos cenários em que Lula não aparece.

Sem considerar as alianças que ainda podem ser formadas, Bolsonaro tem atualmente 26,3 segundos da propaganda eleitoral diária na televisão. O PT tem 183,2 segundos de exibição por dia.

OPINIÃO (por Juliano Custódio, CEO da Eu Quero Investir)

[box type=”warning” align=”” class=”” width=””]Essa notícia é realmente muito relevante. Todas as pesquisas dizem que as eleições sempre foram e continuarão sendo decididas pela propaganda eleitoral da TV. Apesar de a gente ter a internet, o 3G da maior parte da população termina no dia 11, dia 12 de cada mês… E a grande maioria dessas pessoas tem tipos de celulares e de internet, que não comportam baixar vídeos muito longos. Além disso, muita gente ainda não usa o Facebook, as pessoas com mais idade, por exemplo, não tem esse hábito. Então, apesar de muitos jovens já acessarem o Facebook, não é uma parcela tão grande assim da população. Por isso, acredita-se que a eleição deste ano ainda vai ser decidida pela televisão. Claro que, normalmente, a propaganda eleitoral na TV levava 90 dias e neste ano, será somente 45 dias, o que muda um pouco. Porém, as pesquisas que a gente tem visto dizem que a maior parte da população termina de tomar a sua decisão, ou toma sua decisão, apenas uma semana antes das eleições, e uma parcela significativa, dois ou três dias antes da eleição. Ou seja, a TV ainda influencia muito os brasileiros.[/box]

Quando e onde investir

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada que um teste feito em qualquer ferramenta na internet, exige uma análise mais criteriosa e dedicada para cada pessoa.

os perfis de investidores

Para ter uma visão precisa do perfil é preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Esta é a função do Assessor de Investimentos

Entender o investidor em uma profundidade maior que um teste de perfil na internet. É a nossa função como uma empresa especializada em educação financeira.

O primeiro passo é fazer uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um Assessor de Investimentos. É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil e avaliar o alinhamento com seus atuais investimentos.