O perfil dos eleitores dos principais candidatos à Presidência da República

Patrícia Auth
Patrícia Auth é jornalista formada pela Univali de Itajaí/SC. Trabalhou em impressos, como o Jornal de Santa Catarina, e também, como repórter na Rede Record e RBS TV. É casada, mãe da Lívia e adoradora de boa música e gastronomia.Na equipe EuQueroInvestir, é responsável pela produção de vídeos, e também escreve e edita artigos para o site.Entre em contato com a Patrícia pelo e-mail: patricia.auth@euqueroinvestir.com

Crédito: Background collage group portrait of young smile smiling many people

Para ter uma ideia de quem são os eleitores que já escolheram em quem votar para presidente do Brasil em outubro, o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) fez uma pesquisa encomendada pela XP Investimentos.

Foram feitos sete levantamentos nas últimas semanas em diferentes cidades brasileiras. Todos usando a mesma metodologia. Os eleitores foram divididos por:

[tie_list type=”starlist”]

  • Região
  • Idade
  • Sexo
  • Grau de escolaridade
  • Renda
  • Religião

[/tie_list]

Abaixo, a interpretação dos dados feita pelo Ipespe, considerando os três principais nomes da corrida presidencial.

Mas, antes…

Faça, de graça, o nosso teste de perfil e descubra se você é um investidor moderado, conservador ou arrojado.

[banner id=”teste-perfil”]

Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Metade dos eleitores que pretendem votar em Lula nas eleições de outubro moram na região Nordeste do Brasil. O ponto fraco, porém, é a região Sul. O petista tem eleitores de praticamente toda as idades, sem grande diferente entre faixas etárias. Mas, quando se trata de escolaridade e renda, existe bastante diferença. Segundo levantamento, a maioria dos eleitores do ex-presidente só estudou até o ensino médio (35% dos entrevistados tem até o quinto ano e 50% estudaram até o oitavo ano). A renda familiar de 41% dos eleitores é menor do que um salário mínimo.

Jair Bolsonaro (PSL)

Os eleitores de Bolsonaro são maioria nas regiões Sul e Centro-oeste do Brasil. O ponto fraco do candidato é o Nordeste. Do total de entrevistados favoráveis a Bolsonaro, 33% deles são homens com idade de até 34 anos. Falando de escolaridade, grande parte dos eleitores concluíram o ensino médio. A renda familiar da maioria dos apoiadores de Bolsonaro é entre um e dois salários mínimos (23%). O que chama a atenção é a quantidade de eleitores desempregados no grupo dos favoráveis a deputado: 27% dos eleitores.

Marina Silva (Rede)

Diferente de Bolsonaro, Marina Silva tem maior apoio das mulheres brasileiras. As regiões Nordeste e Norte são o ponto forte da candidata, com 16% e 18% dos eleitores, respectivamente. Tratando-se de religião, a maioria do eleitorado de Marina é evangélico (17%). Os entrevistados favoráveis são bem distribuídos entre faixa etária e níveis de escolaridade. Quando se fala de renda, Marina Silva tem pequena liderança entre os mais pobres.

Ciro Gomes (PDT)

Estão no Nordeste a maioria dos eleitores de Ciro Gomes (17%). Estão praticamente empatados quando se trata de gênero e a idade do eleitorado é bem variada. O desempenho de Ciro Gomes é um pouco melhor entre os entrevistados com renda familiar superior a cinco salários mínimos.

Geraldo Alckmin (PSDB)

A maioria dos apoiadores de Geraldo Alckmin estão no Sudeste (13%), porém, nessa região, ele ainda perde para Bolsonaro e Lula, e empata com Marina Silva. Grande parte dos eleitores entrevistados e apoiadores do tucano tem mais de 35 anos. O eleitorado fica praticamente empatado em gênero e é bem distribuído nas faixas etária, de renda e escolaridade.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

O que fazer agora

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada. É preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Nossa equipe pode te ajudar a avaliar seu perfil de investidor.

O primeiro passo é uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um especialista no mercado de Investimentos.

É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil de investidor e bater com sua atual carteira de investimentos.