O perfil dos eleitores dos principais candidatos à Presidência da República

Para ter uma ideia de quem são os eleitores que já escolheram em quem votar para presidente do Brasil em outubro, o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) fez uma pesquisa encomendada pela XP Investimentos.

Patrícia Auth
Patrícia Auth é jornalista formada pela Univali de Itajaí/SC. Trabalhou em impressos, como o Jornal de Santa Catarina, e também, como repórter na Rede Record e RBS TV. É casada, mãe da Lívia e adoradora de boa música e gastronomia.Na equipe EuQueroInvestir, é responsável pela produção de vídeos, e também escreve e edita artigos para o site.Entre em contato com a Patrícia pelo e-mail: patricia.auth@euqueroinvestir.com

Crédito: Background collage group portrait of young smile smiling many people

Foram feitos sete levantamentos nas últimas semanas em diferentes cidades brasileiras. Todos usando a mesma metodologia. Os eleitores foram divididos por:

[tie_list type=”starlist”]

  • Região
  • Idade
  • Sexo
  • Grau de escolaridade
  • Renda
  • Religião

[/tie_list]

Abaixo, a interpretação dos dados feita pelo Ipespe, considerando os três principais nomes da corrida presidencial.

Mas, antes…

Faça, de graça, o nosso teste de perfil e descubra se você é um investidor moderado, conservador ou arrojado.

[banner id=”teste-perfil”]

Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Metade dos eleitores que pretendem votar em Lula nas eleições de outubro moram na região Nordeste do Brasil. O ponto fraco, porém, é a região Sul. O petista tem eleitores de praticamente toda as idades, sem grande diferente entre faixas etárias. Mas, quando se trata de escolaridade e renda, existe bastante diferença. Segundo levantamento, a maioria dos eleitores do ex-presidente só estudou até o ensino médio (35% dos entrevistados tem até o quinto ano e 50% estudaram até o oitavo ano). A renda familiar de 41% dos eleitores é menor do que um salário mínimo.

Jair Bolsonaro (PSL)

Os eleitores de Bolsonaro são maioria nas regiões Sul e Centro-oeste do Brasil. O ponto fraco do candidato é o Nordeste. Do total de entrevistados favoráveis a Bolsonaro, 33% deles são homens com idade de até 34 anos. Falando de escolaridade, grande parte dos eleitores concluíram o ensino médio. A renda familiar da maioria dos apoiadores de Bolsonaro é entre um e dois salários mínimos (23%). O que chama a atenção é a quantidade de eleitores desempregados no grupo dos favoráveis a deputado: 27% dos eleitores.

Marina Silva (Rede)

Diferente de Bolsonaro, Marina Silva tem maior apoio das mulheres brasileiras. As regiões Nordeste e Norte são o ponto forte da candidata, com 16% e 18% dos eleitores, respectivamente. Tratando-se de religião, a maioria do eleitorado de Marina é evangélico (17%). Os entrevistados favoráveis são bem distribuídos entre faixa etária e níveis de escolaridade. Quando se fala de renda, Marina Silva tem pequena liderança entre os mais pobres.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Ciro Gomes (PDT)

Estão no Nordeste a maioria dos eleitores de Ciro Gomes (17%). Estão praticamente empatados quando se trata de gênero e a idade do eleitorado é bem variada. O desempenho de Ciro Gomes é um pouco melhor entre os entrevistados com renda familiar superior a cinco salários mínimos.

Geraldo Alckmin (PSDB)

A maioria dos apoiadores de Geraldo Alckmin estão no Sudeste (13%), porém, nessa região, ele ainda perde para Bolsonaro e Lula, e empata com Marina Silva. Grande parte dos eleitores entrevistados e apoiadores do tucano tem mais de 35 anos. O eleitorado fica praticamente empatado em gênero e é bem distribuído nas faixas etária, de renda e escolaridade.