EconomiaInvestimentosNotícias

Número de investidores no Tesouro Direto sobe depois de corte de taxa de custódia

Dados do Tesouro Nacional mostram a inclusão de 28 mil novos investidores na plataforma somente no último mês de novembro.

business success PGBQVSC 1024x538 - Número de investidores no Tesouro Direto sobe depois de corte de taxa de custódia
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By Elegant01

Os últimos meses mostraram um forte aumento no número de investidores no Tesouro Direto, principalmente após boa parte dos principais bancos do país zerarem a taxa de custódia, cobrada de quem aplicada no programa de negociação de títulos públicos.

Segundo dados do Tesouro Nacional, no último mês de novembro foram verificados 28 mil novos investidores ativos na plataforma, resultado que é bem superior ao que foi apurado no mesmo período de 2017, quando o Tesouro contabilizou uma redução de 6.618 investidores.

chrome 2019 01 15 09 09 13 - Número de investidores no Tesouro Direto sobe depois de corte de taxa de custódia

Fonte: Tesouro Nacional/Gráfico: G1

No segundo semestre de 2018, os bancos tomaram uma atitude que já era comum entre as corretoras independentes: zeraram as taxas de custódia para aqueles que desejavam aplicar no Tesouro Direto. Hoje, a plataforma de títulos do governo já conta com mais de 752 mil investidores ativos.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

stacks of golden coins arranged as a chart PJWSCFW 1024x683 - Número de investidores no Tesouro Direto sobe depois de corte de taxa de custódia
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By Maciejbledowski

Mas, o que é o Tesouro Direto?

A plataforma do Tesouro Direto permite que pessoas físicas possam negociar títulos públicos por meio da internet. Essa é uma opção de investimento bastante segura e que possui um baixo custo para o investidor, assim como acontece com a poupança. A principal diferença é que o rendimento no Tesouro Direto é maior que o da poupança.

Na realidade, aquele que compra um título do Tesouro está emprestando dinheiro ao governo, que se torna o seu credor. Em troca desse “empréstimo”, o investidor é remunerado pelos juros da negociação.

Antes que o Tesouro Direto fosse criado, ainda em 2002, apenas os grandes investidores é que tinham acesso a compra de títulos públicos do governo. Os pequenos investidores somente conseguiam acesso a essas negociações por meio dos fundos de investimento.

Hoje, o Tesouro Direto é uma excelente opção para aqueles que desejam diversificar a sua carteira de investimentos sem correr riscos, pois o governo é considerado o melhor pagador de todos. Os investimentos começam a partir de R$ 30 e existem diversas opções de títulos pré-fixados e pós-fixados, cada um com um vencimento diferente, o que é ideal para quem deseja fazer um planejamento financeiro sem nenhuma complicação.

Fonte da notícia: G1 e Tesouro Nacional

Você sabia que pode investir no Tesouro Direto com uma corretora? Nas corretoras, muito antes dos bancos, a taxa de custódia já era zerada neste tipo de investimento. Converse com um dos nossos assessores para que ele ajude você a definir o melhor investimento de acordo com o seu perfil. Basta preencher o formulário abaixo para que o nosso profissional entre em contato. A assessoria de investimentos EuQueroInvestir é de graça!
Tags
Mostrar mais

Késia Rodrigues - Colaboradora Independente

Colaboradora Independente do Portal EuQueroInvestir e leitora assídua de conteúdos sobre economia e política. Apaixonada por literatura, viagens, tecnologia e finanças.

Artigos Relacionados

Close