EconomiaNotíciasTesouro Direto

Novidade: Governo anuncia Tesouro Direto com negociação na bolsa de valores

Fundo ETF terá a união de 15 títulos do Tesouro Nacional indexados ao IPCA. Expectativa é de que lucro fique acima do CDI.

Novidade: Governo anuncia Tesouro Direto com negociação na bolsa de valores
5 de 1 voto[s]

Para quem pretende investir, ou realocar o investimento, em breve terá mais uma opção. O Governo do Brasil anunciou nesta segunda-feira (14) a criação de um novo fundo, batizado de ETF (ExchangeTraded Fund). Esse fundo terá a união de 15 títulos do Tesouro Nacional indexados ao IPCA (índice oficial da inflação). A novidade é que, as cotas poderão ser negociadas na bolsa de valores, assim como funciona com as ações de empresas. Na renda fixa – tanto com títulos públicos, quanto privados – é a primeira vez que que tal negociação acontece.

Outra novidade, é que o ETF é aberto a todo tipo de investidor, não só para pessoas físicas, como é o caso do Tesouro Direto. Além disso, o novo fundo permite que o investidor compre cotas de diferentes títulos e aí já fica pré-fixada a incidência da menor alíquota de Imposto de Renda, hoje de 15% sobre os rendimentos, independente do prazo entre o investimento e o resgate.

“No ETF você já começa com a alíquota de 15%”, explica o subsecretário da Dívida Pública do Tesouro Nacional, José Franco Medeiros de Morais.

Não sabe qual é o melhor investimento para você? A gente ajuda!

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

simulador investimento - Novidade: Governo anuncia Tesouro Direto com negociação na bolsa de valores

Saiba mais sobre o ETF:

  • Para investir, é preciso seguir as regras da bolsa brasileira, a B3. Uma dessas regras, é a contratação de uma corretora.
  • Podem investir: pessoas físicas, fundos de pensão, fundos de previdência, fundos de investimento e bancos.
  • O lucro vai depender da rentabilidade dos títulos que compõem o fundo. O Governo acredita que ficará acima do CDI (taxa cobrada nas transações entre bancos).
  • O fundo ETF está disponível para negociação dentro de 18 meses, ou seja, até 2020.
  • A oferta inicial do ETF será de R$300 milhões, mas o Governo não descarta a possibilidade de aumentar, caso haja muita procura.

 

Tags

Patrícia Auth

Patrícia Auth é jornalista formada pela Univali de Itajaí/SC. Trabalhou em impressos, como o Jornal de Santa Catarina, e também, como repórter na Rede Record e RBS TV. É casada, mãe da Lívia e adoradora de boa música e gastronomia.

Na equipe EuQueroInvestir, é responsável pela produção de vídeos, e também escreve e edita artigos para o site.

Entre em contato com a Patrícia pelo e-mail: patricia.auth@euqueroinvestir.com

Artigos Relacionados

Close