EconomiaNotícias

Nova regra para o cheque especial já está valendo

Linha de crédito funciona como uma reserva que o cliente pode usar em caso de emergência, sem precisar recorrer ao banco.

Avalie este artigo!

Extrato Banco 001 1024x682 - Nova regra para o cheque especial já está valendo

A nova regra para o cheque especial já está valendo. A mudança foi anunciada em abril e passou a valer neste domingo, 1º de julho.

A partir de agora, os bancos são obrigados a disponibilizar melhores linhas de crédito para consumidores que comprometam mais de 15% do limite do cheque especial por mais de 30 dias seguidos. Se o consumidor não aceitar mudar para a linha alternativa, o banco terá que fazer nova oferta a cada mês.

Quando o cliente entrar no cheque especial, o banco deverá fazer o comunicado de imediato, informando que o cheque especial se trata de uma modalidade de crédito de uso temporário. O valor do limite disponível para utilização deverá ser informado nos extratos claramente, evitando confusão para consumidor.

A nova regra tem por objetivo obrigar os bancos a serem mais transparentes, melhorando a comunicação com o cliente.

Criado para gastos de emergência, o cheque especial é a modalidade mais cara de crédito do Brasil. A taxa de juros, que chegou a 311,9% ao ano no mês de maio, supera até o rotativo do cartão de crédito, que chegou a 303,6% ao ano no mesmo período.

Você sabe qual é o seu perfil de investidor?

A gente pode te ajudar nisso. Faça o seu teste de perfil agora! É rápido, fácil e de graça.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Patrícia Auth

Patrícia Auth é jornalista formada pela Univali de Itajaí/SC. Trabalhou em impressos, como o Jornal de Santa Catarina, e também, como repórter na Rede Record e RBS TV. É casada, mãe da Lívia e adoradora de boa música e gastronomia.

Na equipe EuQueroInvestir, é responsável pela produção de vídeos, e também escreve e edita artigos para o site.

Entre em contato com a Patrícia pelo e-mail: patricia.auth@euqueroinvestir.com

Artigos Relacionados

Close