Nova malha, compra antecipada e créditos são medidas para auxílio à aviação na crise de coronavírus

Jéssica De Paula Alves
Jornalista e produtora de conteúdo
1

Crédito: Crédito da imagem: Reprodução/Internet

O setor de aviação é um dos que mais têm sofrido com a crise causada pela pandemia de coronavírus. E o Ministério da Economia negocia com bancos públicos sobre condições das linhas de financiamento para empresas. Ao Estadão / Broadcast, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas , afirmou que é preciso uma linha voltada ao segmento.

Mas além dessa medida, outras ações visam dar auxílio à aviação. Como antecipar a compra de passagens aéreas usadas pelo público, negociar descontos, além de redesenhar novamente a malha. Isso para evitar voos de empresas para o mesmo lugar

Sobre o socorro na linha de crédito, o ministro apontou os bancos que estão impondo algumas condições que “aplicam a travessia”.

“Vamos melhorar essas condições de crédito junto aos bancos, um produto financeiro que seja um pouco mais estruturado e com prazo longo”, disse. Freitas afirmou que é necessário resolver o problema de segurança e permitir a possibilidade de governo entrar como garantido em algumas operações eventualmente, usando o Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac).

Com isso, a extinção de taxas adicionais de embarque internacional que são cobradas no Brasil continuará na pauta, informou o ministro.

Malha aérea

Outra medida que o governo está planejando para o setor é um novo desenho da malha aérea. Assim reduz as chances de aeronaves voarem com baixíssima lotação. O assunto está sendo tratado entre as empresas e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). E também com Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e o Ministério Público Federal (MPF) .

“Nós vamos redesenhar uma malha mínima. Como usar o sistema de endosso que eles já têm para não ter aviões com taxas de ocupação baixíssimas”, disse o ministro. O redesenho não deve afetar a quantidade de localizações atendidas. Que são 46, de acordo com a última definição.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

No fim de março, a Anac divulgou a primeira remodelação da malha aérea. Nela, houve uma redução de 56,06% nas localidades atendidas. Desta forma uma malha “essencial” é 91,61% menor do que o previsto pelas empresas para o período, informou o Estadão.