Nestor Forster é aprovado por Comissão do Senado para assumir embaixada do Brasil nos EUA

Paulo Amaral
Jornalismo é meu sobrenome: 20 anos de estrada, com passagens por grandes veículos da mídia nacional: Portal R7, UOL Carros, HuffPost Brasil, Gazeta Esportiva.com, Agora São Paulo, PSN.com e Editora Escala, entre outros.

Crédito: Itamaraty/Divulgação

O Brasil está muito perto de ter confirmado o novo embaixador do País nos Estados Unidos. O nome de Nestor Forster foi aprovado por unanimidade nesta quinta-feira (13) pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado Federal.

Indicado em outubro do ano passado pelo presidente Jair Bolsonaro, Forster ainda precisa passar pela aprovação do plenário da Casa antes de assumir efetivamente o posto, algo que deve acontecer antes do Carnaval.

Quem é Forster?

Formado em História e Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Forster tem 56 anos e está na carreira diplomática desde 1985. Foi promovido a ministro de Primeira Classe em 2019.

A divulgação do nome de Forster, que já atua como encarregado de negócios na unidade diplomática, surgiu depois da desistência de Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, em pleitear o cargo.

Aprovado pelos EUA

Segundo o jornal O Globo, o governo norte-americano já concedeu, semana passada, a autorização para que Forster assuma a embaixada.

O nome do diplomata era tratado como favorito antes de Bolsonaro resolveu indicar o filho ao posto e, agora, é novamente dado como certo.

Forster já ocupou postos nas embaixadas do Canadá e da Costa Rica e tem bastante proximidade com um dos “gurus” do presidente Bolsonaro, Olavo de Carvalho.

Os primeiros desafios

Em entrevista publicada pela Agência Brasil nesta quinta-feira (13), Nestor Forster elencou alguns de seus primeiros desafios quando for efetivamente confirmado na função.

Um dos pontos é o de avançar em uma demanda do setor privado que, de acordo com sua visão, se arrasta há tempos: um acordo que permita evitar a bitributação para empresas, pessoas físicas e para indivíduos.

“Isso teria grande alcance na facilitação de comércio entre os dois países, no aumento da eficiência do comércio e tudo isso. É algo complexo, está na mesa há muito tempo, também está sendo examinado”.

O futuro embaixador brasileiro nos Estados Unidos também falou sobre a crise na Amazônia e como trabalhar para evitar que a imagem do Brasil seja passada de forma errada no exterior sobre o assunto.

“Quando nós tivemos aquela situação, no meio do ano, de grande preocupação e repercussão na imprensa, sobre a queimada, etc., nós fomos imediatamente, enfim, acionamos vários interlocutores que temos na sociedade norte-americana para fazer um trabalho muito específico e intenso junto ao Parlamento, que é também uma câmara de eco da sociedade, onde se veem as preocupações”, pontuou.

“Eu visitei vários senadores, vários deputados dos dois partidos. No caso da Câmara, hoje nos Estados Unidos a maioria é democrata, então, é importante visitar os presidentes da comissão de meio ambiente. Esse pessoal tem grande preocupação com esse tema. E é preciso ter um diálogo aberto e franco com eles, explicar o que está acontecendo no Brasil, desfazer exageros e enfrentar os temas com realismo e determinação”, emendou.

Vistos

Forster classificou como extremamente positiva a aproximação entre os presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump, chegando a dizer que há “uma excelente química” entre os dois Chefes de Estado, principalmente após a visita do brasileiro a Washington.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

O futuro embaixador defendeu a decisão de Bolsonaro de conceder isenção de vistos de forma unilateral aos norte-americanos.

Segundo Forster, somente nesses primeiros seis meses de implementação dessa isenção houve um aumento da ordem de 15% no turismo daquele país para o Brasil.


Aproveite as oportunidades e aumente a rentabilidade dos seus investimentos.

Preencha seus dados abaixo e conte com especialistas para ajudar.

Se preferir, ligue direto para 4007-2374