Não está sendo fácil – Closing Call

Filipe Teixeira
Colaborador do Torcedores

Como diria a saudosa cantora brasileira dos anos 80, Kátia: “Não está sendo fácil” a vida do investidor brasileiro. Nesta segunda-feira o Ibovespa andou mais algumas casas para trás, retomando o patamar de 16 de dezembro ao encerrar em baixa de 1,05%, a 112.570 pontos, com volume financeiro negociado de R$ 29 bilhões.

Logo cedo, veio a informação de que a China precisou prorrogar a completa retomada dos trabalhos, por conta do coronavírus. Os mercados aguardavam para hoje a normalização do funcionamento das empresas paralisadas desde o dia 24 de janeiro. No entanto, a evolução da doença forçou indústrias como a Foxconn, fornecedora da Apple, a permanecer com suas portas fechadas.

A bolsa brasileira foi às vendas e ao que tudo indica, o maior temor dos investidores neste momento de indefinição sobre o avanço do coronavírus e suas consequências para a economia chinesa, está se refletindo nos papéis ligados às commodities e este movimento acabou por sufocar até mesmo o bom desempenho do setor financeiro, que após a divulgação de balanços de Bradesco e BB Seguridade, aguarda agora os números do maior banco privado do Brasil, o Itaú.

Enquanto os emergentes, em especial os exportadores de commodities para o mercado chinês, contabilizam perdas, nos EUA o movimento é contrário: Após mostrar ótimos números acima das expectativas para o seu mercado de trabalho, a economia americana se prepara para o seu flight to quality, ou seja, menos risco e maior busca por treasuries, prova disso é a demanda por estes ativos, que acabaram elevando os preços dos títulos.

As bolsas em Nova Iorque renovaram suas máximas intraday no fechamento: Dow Jones, +0,60% (29.277,05 pontos); S&P 500, +0,73% (3.352,13); e Nasdaq, +1,13% (9.628,39).

Dando uma dimensão maior para o tamanho da encrenca, já se estima que o coronavírus tenha potencial para interromper a mais longa série histórica de expansão global (43 trimestres), ou seja, pela primeira vez desde 2009, existe o risco concreto de que o PIB global deixe de crescer.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Mas, de forma surpreendente, o relatório Focus desta segunda-feira não apontou qualquer alteração, tanto para o PIB, que segue avaliado em 2,3%, quanto para o dólar, que hoje encerrou o dia no zero a zero. O otimismo dos especialistas ouvidos pelo Banco Central será posto à prova mais uma vez nesta semana, que como adiantamos hoje cedo em nosso morning call, tem tudo para ser mais uma “daquelas”.