Muita calma nessa hora! – Call de fechamento

Filipe Teixeira
null
1

Crédito: Infomey

Nada como um dia após o outro, com um bolsa chinesa entre eles: Nesta terça o Ibovespa comprou o discurso de Xi Jinping na China, garantindo que o impacto do coronavírus será limitado na economia chinesa e disparou sua segunda maior alta de 2020, com ganhos de 2,49%, muito próximos dos verificados no primeiro pregão do ano (2,53%), aos 115.370 pontos com volume financeiro negociado de R$ 26 bilhões.

Com isso, o mercado brasileiro recuperou grande parte das perdas dos últimos dois pregões, com a Petrobras, Vale e bancos, todos com grande peso para o índice, ajudando a puxar o índice para o alto. O otimismo foi tamanho, que em alguns momentos, trabalhamos com todas as ações da carteira teórica que compõe o Ibovespa, em alta.

Os resultados corporativos dos bancos, vieram acima ou dentro do esperado pelo mercado, sendo a mola propulsora para as altas do setor. A maior tranquilidade em relação ao coronavírus também ditou o ritmo, especialmente para os papéis de empresas ligadas às commodities, casos das já citadas Petrobras, Vale e Siderúrgicas.

O dólar teve mais um dia volátil, oscilando entre perdas e ganhos sem se distanciar da estabilidade. Segundo operadores do mercado, a moeda americana foi influenciada pela releitura do mercado da ata do Copom e o avanço gradual da moeda no exterior.

De acordo com analistas, a ata dovish do Copom deixou aberta a possibilidade de um novo ajuste nos juros. E nos Estados Unidos, os comentários otimistas de Powell sobre a economia americana deram ainda mais força à moeda.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

O dólar fechou em alta de 0,13% a R$ 4,32, renovando máxima histórica de fechamento.

Mercado Norte-americano

As bolsas em NY avançaram, chegando a renovar máximas históricas de fechamento novamente. A percepção de que o ritmo das infecções pelo coronavírus está desacelerando, leva os investidores a busca por ativos de risco com o maior otimismo e confiança.

A fala de Powell, ressaltando a preocupação com o coronavírus e o impacto na economia americana, serviu para reduzir os ganhos, mas não reduziu por completo o ímpeto dos investidores.

Dow Jones fechou estável; S&P (+0,17%) e o índice Nasdaq (+0,11%) , em nova máxima de fechamento.

O momento ainda requer cautela, uma vez que o verdadeiro impacto econômico do coronavírus só será conhecido com a divulgação dos próximos indicadores e ainda assim, inspiram cuidados, visto que o governo chinês é notoriamente conhecido como manipulador, não apenas do câmbio. Na dúvida, o recomendável é aguardar um posicionamento da OMS sobre a evolução e controle da doença, o que deve ocorrer nos próximos dias, portanto, muita calma nessa hora!


Aproveite as oportunidades e aumente a rentabilidade dos seus investimentos.

Preencha seus dados abaixo e conte com especialistas para ajudar.

Se preferir, ligue direto para 4007-2374