Mudanças chegam aos costumes conservadores da Arábia Saudita

Daniele Andrade
Jornalista formada pela Universidade Positivo, pós-graduada em Mídias Digitais. Atualmente cursa bacharel em História. Gosta de produzir reportagens sobre política tanto nacional quanto internacional, economia e tecnologia.
1

Crédito: Reprodução / Pixabay

A Arábia Saudita possui uma das culturas mais conservadoras. No entanto, isso está mudando. Atualmente as mulheres estão tendo a possibilidade de dirigir carros e socializar em restaurantes e bares. Um local que tem mostrado as mudanças que vem chegando são os cafés. 

O Google andou recebendo muitas críticas nos comentários dos cafés da Arábia Saudita. Um dos frequentadores, Tarak Alhamood, cliente do Nabf Fenjan deixou o seguinte comentário: “Eu visitei este lugar e fiquei em choque. Vocês estão violando as lei do país. Espero que o lugar fique fechado permanentemente.”

Esse é um dos exemplos de críticas, segundo reportagem do Estadão. O motivo para tamanha crítica é apenas a socialização entre homens e mulheres. Permitida somente ano passado pelo governo. Para se ter noção de como funcionava os locais antes da medida, a maioria dos restaurantes e bares era dividida.

Podia ser por lei e costume nas seções masculinas, por solteiros e famílias, para mulheres e grupos mistos. Até mesmo a entrada era separada, havia portas e filas para pagamento para homens e mulheres. As mudanças vieram em dezembro. Segundo o Estadão, o governo saudita permitiu que as empresas não segregassem mais seus clientes. Essa foi uma das reformas sociais do príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohamed bin Salman.

Novas oportunidades para a Arábia Saudita

Por mais que de uma lado haja críticas dos mais conservadores, muitos tem se rendido a nova medida. Dando uma abertura aos novos costumes e esquecendo os velhos. Havia famílias que não permitiam que as mulheres trabalhassem. Com os cafés, muitas delas viram oportunidade para mudar isso. 

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

O café Kanakah, localizado na capital, passou por muito debate. Mas, reabriu com o espaço agora misto. Clientes entram na mesma porta e pagam na mesma fila. Na reportagem do Estadão, a dona do local, Alismaeel comenta que resolveu experimentar também misturar homens e mulheres  para trabalhar juntos. Sobre isso, ela conta: “Estamos provando que é possível homens e mulheres trabalharem juntos.”

Essa possibilidade que a população está vivendo, de empregar homens e mulheres juntos ou de estarem em um mesmo ambiente sem segregar, não existiria até alguns meses atrás e dá ânimo para novos tempos.


Aproveite as oportunidades e aumente a rentabilidade dos seus investimentos.

Preencha seus dados abaixo e conte com especialistas para ajudar.

Se preferir, ligue direto para 4007-2374