Movimentação de cargas no Porto do Rio de Janeiro cresceu 3,4% em 2019

Paulo Amaral
Jornalismo é meu sobrenome: 20 anos de estrada, com passagens por grandes veículos da mídia nacional: Portal R7, UOL Carros, HuffPost Brasil, Gazeta Esportiva.com, Agora São Paulo, PSN.com e Editora Escala, entre outros.

Crédito: Agência Brasil

O Porto do Rio de Janeiro movimentou 7,42 milhões de toneladas em 2019, número que representa um aumento de 3,4% em relação ao ano anterior.

As informações divulgadas nesta sexta pela Gerência de Planejamento de Negócios da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) apontaram que as maiores movimentações foram de contêineres e granéis sólidos.

Os contêineres apresentaram um aumento de 4,7% em relação a 2018, enquanto os granéis sólidos registraram alta de 22,3% no mesmo período.

Aprenda hoje a investir em Small Caps e encontre as oportunidades escondidas na Bolsa.

Somados, os dois tipos de carga representam 87% da movimentação total do porto.

ICTSI Rio

O relatório divulgado pela Companhia Docas também mostrou crescimento na movimentação do ICTSI Rio (International Container Terminal Services), empresa global de gerenciamento de portos.

De acordo com os dados, o ICTSI movimentou 13,8% mais toneladas de carga em contêineres do que em 2018, com um total de 1,76 milhão.

A Triunfo Logística, por sua vez, também ganhou destaque no relatório, graças ao aumento de 9,4% na movimentação em 2019: 2,4 milhões de toneladas.