Morning Call: política monetária posta à prova com corte de juros

Filipe Teixeira
null
1

Crédito: Crédito da imagem: Reprodução Internet

Terceiro dia na ilha da quarentena, a quinta-feira (19) se inicia com os mercados asiáticos encerrando suas operações novamente no terreno negativo, tendo a bolsa de Seul novamente a queda mais expressiva (-7,67%).

Em Nova York, os futuros das bolsas abriram em alta, viraram vertiginosamente para o negativo durante a madrugada e agora trabalham em leve baixa, muito próximo da estabilidade – com exceção do índice Nasdaq, que neste momento permanece positivo.

Na Europa, as principais bolsas começam a mostrar reação, com destaque para a Itália, que trabalha em firme alta, superior a 4%.

O que você verá neste artigo:

Juros

Por aqui, o dia servirá entre outras coisas, para verificarmos como o mercado reagirá ao novo corte de 50 pontos base promovido pelo Copom na reunião de ontem; mas, em um primeiro momento, a impressão mais forte é de que ele não apenas é insuficiente – como pode inclusive piorar a situação.

Além do efeito baixo no sentido de destravar a economia, o corte deve dificultar ainda mais o crédito privado, que já trabalha com spreads muito apertados.

Pode-se prever também uma dificuldade ainda maior por parte do governo em financiar sua dívida: com taxas tão baixas, aliadas com a eterna baderna política e a sempre presente sensação de insegurança jurídica passada pelo Brasil, como convencer o investimento estrangeiro de que o Brasil é um bom negócio?

Câmbio

Mas o ponto de maior preocupação certamente está relacionado ao câmbio: o real, que já desvalorizou inacreditáveis 30% somente nos últimos meses, exigirá uma atuação ainda mais agressiva por parte do Banco Central e só não deve pressionar a inflação, pela atual força das circunstâncias.

A confirmação do estado de calamidade pública, dará ao governo espaço para a utilização de recursos públicos no combate direto ao vírus.

Medidas

A maior preocupação do governo e equipe econômica está acertadamente voltada aos empregos: tal qual em tempos de guerra, o governo está autorizando empresas a reduzirem em 50% os salários e a jornada de trabalho, respeitando o limite do salário mínimo.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Também estão previstas suspensões de contratos de trabalho temporário, com a manutenção do pagamento de 50% dos salários. As empresas também estão liberadas para anteciparem férias individuais e coletivas além de feriados não religiosos.

Aos trabalhadores informais, que somam os milhões, o ministro Paulo Guedes prometeu auxílio de R$ 200 per capta.

Recessão

O medo da recessão não é uma exclusividade brasileira. O secretário do tesouro americano, Steve Mnuchin, já teme que o desemprego nos EUA possa bater na casa dos 20%, se aproximando do terrível quadro da Grande Depressão.

Já o JP Morgan também pinta um quadro nem um pouco animador: a previsão de uma forte contração na Europa, PIB negativo em 1,5% nos EUA ao fim de 2020 e uma queda no PIB Global superior a 1%.

Como visto, o momento requer preocupações muito maiores que saber se é hora de comprar Via Varejo.


Aproveite as oportunidades e aumente a rentabilidade dos seus investimentos.

Preencha seus dados abaixo e conte com especialistas para ajudar.

Se preferir, ligue direto para 4007-2374