Monte um plano de investimentos para seu dinheiro com a ajuda de um Assessor de Investimentos

A assessoria de investimentos é um serviço relativamente novo no Brasil, mas bastante popular em diversos países ao redor do mundo.

Késia Rodrigues
Colaboradora Independente do Portal EuQueroInvestir e leitora assídua de conteúdos sobre economia e política. Apaixonada por tecnologia, investimentos e viagens.

A principal função desse profissional, também conhecido como agente autônomo de investimentos, é te ajudar a investir o seu dinheiro nas melhores aplicações de acordo com o seu perfil de investidor.

Para isso, presta um serviço de acompanhamento personalizado e bem próximo de cada cliente.

Antes, esse serviço só estava disponível nos bancos para os chamados clientes “private”, ou seja, aqueles que possuem altíssima renda. Hoje, felizmente, essa realidade é bem diferente.

As corretoras de investimentos popularizaram o serviço de assessoria em nosso país. Hoje, mesmo que você tenha pouco dinheiro e queria começar a investir, poderá contar com a ajuda de um assessor de investimentos nessa jornada.

Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By Pressmaster.

Uma das corretoras que oferecem esse serviço gratuitamente para os seus clientes é a XP Investimentos.

Considerada a maior corretora da América Latina, a XP Investimentos está há mais de 18 anos no mercado e conta com mais de um milhão de clientes ativos em sua base, além de R$ 240 bilhões sob custódia.

No artigo de hoje, você irá descobrir como é fácil montar um plano de investimentos para o seu dinheiro com a ajuda de um assessor de investimentos. Confira!

Quem é e o que faz um assessor de investimentos

Antes de falarmos acerca das responsabilidades de um assessor de investimentos, temos uma pergunta a fazer.

Quando você fica doente, você procura um médico, não é mesmo?

Agora, digamos que esse problema afete o seu coração, órgão que é muito importante para a vida. Nesse caso, você vai a um clínico geral ou procura diretamente um cardiologista?

Bem, nesse caso, um cardiologista seria a resposta mais lógica para quem precisa tratar um problema no coração, pois é um médico especialista em problemas desse tipo.

Com a assessoria de investimentos acontece algo semelhante a esse exemplo anterior.

Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By nd3000.

Grande parte dos brasileiros acredita que o lugar para se fazer um investimento é apenas o banco. Por isso, acabam sendo convencidos por seus gerentes a aplicar o seu dinheiro em poupança, títulos de capitalização e, até mesmo, em consórcios, acreditando que estão fazendo o melhor negócio do mundo.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

O problema é que o gerente de um banco normalmente não é uma pessoa especializada no ramo dos investimentos, mas alguém que trabalha com uma série de produtos bancários e tem metas a cumprir.

Além disso, como eles possuem uma grande quantidade de clientes para atender todos os dias, não sobra tempo de fazer uma análise mais profunda acerca do perfil de cada uma das pessoas que se sentam à sua mesa diariamente.

Assim, os gerentes de banco acabam oferecendo a seus clientes uma série de “investimentos” que não tem nada a ver com o perfil dessas pessoas, logo, elas poderão perder muito dinheiro no longo prazo.

Por outro lado, o assessor de investimentos é um profissional que se dedica diariamente a estudar os principais movimentos que ocorrem no mercado financeiro.

Diferente de um gerente de banco, o assessor de investimentos é um especialista no ramo de investimentos e possui uma carteira menor de clientes, justamente para que consiga prestar um atendimento mais próximo e personalizado para cada um.

Essa profissão é regulada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e pela ANCORD, ou seja, para que uma pessoa possa atuar nessa área, é necessário que seja certificada por esses dois órgãos primeiramente.

Quando você começa a investir com a ajuda de um assessor de investimentos, a primeira atitude desse profissional será realizar um teste para identificar o seu perfil como investidor.

Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By vadymvdrobot.

Essa etapa é muito importante, pois há três tipos de perfis e cada um deles possui um determinado grau de tolerância ao risco, algo que sempre deve ser considerado quando se começa a investir.

O próximo passo é a montagem de um plano de investimentos, que além de ter o seu perfil de investidor como base, também deve levar em consideração os seus objetivos, sejam eles de curto, médio ou longo prazo.

Quais são os objetivos de um assessor de investimentos

Agora que você já sabe quem são os assessores de investimentos, chega a hora de falarmos um pouco sobre os principais objetivos desses profissionais.

Quando você escolhe investir com o apoio de um assessor de investimentos, esse profissional irá realizar uma análise sobre o seu perfil de investidor e os seus objetivos.

Com base nisso, poderá te indicar os melhores ativos financeiros dentre fundos de investimentos, títulos de renda fixa (como CDBs, LCIs, LCAs, LCs, debêntures etc.) e títulos de renda variável (como ações, derivativos, contratos futuros etc.).

Por acompanhar cada um de seus clientes mais de perto, o assessor de investimentos pode ter uma postura mais ativa no dia a dia, entrando em contato com os seus clientes para informar sempre que houver uma boa oportunidade no mercado financeiro.

Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By dotshock.

Além disso, você também pode tirar dúvidas diretamente com o seu assessor, seja por telefone, WhatsApp ou mesmo presencialmente, pois os assessores estão sempre a disposição de seus assessorados.

Os assessores de investimentos também podem te auxiliar na tomada de decisões que envolvam o seu planejamento financeiro e na mitigação de alguns riscos que envolvem o mundo dos investimentos.

Vale lembrar que, mesmo contando com a ajuda desse profissional, a palavra final será sempre sua. Ou seja, um assessor de investimentos não pode aplicar o seu dinheiro em algum investimento sem a sua autorização, mas poderá indicar quando e quais são as melhores opções para você investir o seu dinheiro.

Entendendo o seu perfil como investidor

Uma das fases cruciais do trabalho de um assessor de investimentos é identificar o perfil de investidor de cada um de seus clientes.

Esse perfil tem como base a tolerância ao risco de cada pessoa, que pode ser pequena, média ou alta.

Existem, basicamente, três perfis de investidores conhecidos, são eles:

  • Conservador;
  • Moderado; e
  • Agressivo.

Se você preza pela segurança e gosta de manter uma certa previsibilidade em relação ao risco, então o seu perfil é mais conservador. Já se você consegue tolerar até mesmo o resultado negativo durante algum tempo, visando um retorno maior no futuro, então o seu perfil é mais agressivo.

Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By sarawutnirothon.

Ao abrir uma conta na XP Investimentos, você poderá responder a um questionário que mostrará qual é o seu perfil como investidor. No entanto, ao conversar com o seu assessor de investimentos, será possível definir esse perfil de uma maneira mais aprofundada, pois o assessor levará em conta outros fatores que não podem ser abordados em formulários eletrônicos.

Quanto de risco você tolera?

Essa é uma pergunta de fundamental importância quando você está prestes a investir o seu dinheiro.

O grau de tolerância ao risco varia de pessoa para pessoa e é muito importante que você o leve em consideração no momento de montar o seu plano de investimentos.

O assessor de investimentos levará isso em consideração antes de te oferecer algum tipo de aplicação financeira, pois, o principal objetivo desse profissional é fazer com que você ganhe dinheiro com os seus investimentos, sem que, para isso, você tenha que se preocupar se está correndo risco ou não.

Existem investimentos que são mais adequados a determinados perfis de investidores, logo, cabe ao assessor de investimentos sugerir uma carteira de investimentos que seja adequada ao seu perfil.

Por que você deve montar o seu plano de investimentos com a ajuda de um assessor

Já reparou que as pessoas procuram certos profissionais no mercado quando possuem algum objetivo específico?

Por exemplo: quando alguém deseja começar a se alimentar de uma forma mais saudável, procura um nutricionista. Quem está à procura de um corpo sarado para o verão, normalmente contrata os serviços de um personal trainer. E assim acontece em diversos outros serviços que as pessoas necessitam ao longo de suas vidas.

Assim, quando o assunto é o seu dinheiro, por que isso precisa ser diferente?

Montar um plano de investimentos com a ajuda de um assessor evita que você escolha aplicações que não são indicadas para o seu perfil, ou mesmo, que você perca dinheiro ao se aventurar sozinho nesse mercado.

Como encontrar um assessor de investimentos?

Uma das maneiras mais simples de encontrar um assessor de investimentos é por meio das corretoras que oferecem esse tipo de serviço a seus clientes.

A XP Investimentos é uma das corretoras que dispõe desse serviço, prestado por meio dos diversos escritórios espalhados pelo Brasil.

A EuQueroInvestir é o terceiro maior escritório de investimentos associado à XP Investimentos.

Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By Pressmaster.

Com sede na belíssima cidade de Balneário Camboriú, a EuQueroInvestir também conta com escritórios espalhados por todo o Brasil, além de possuir mais de 200 assessores de investimentos e cerca de 16 mil clientes ativos.

Em março deste ano, a EuQueroInvestir atingiu a marca de R$ 4 bilhões em assessoria e esse número não para de crescer.

Confira, no vídeo a seguir, um pouco mais sobre essa história de sucesso:

Considerações finais

Ao longo deste artigo, você pôde perceber o quanto a ajuda de um assessor na hora de montar um plano de investimentos pode fazer a diferença para quem deseja alcançar os seus objetivos de uma forma mais rápida e correndo menos riscos.

Por isso, aproveite essa oportunidade de entre em contato com um dos assessores de investimentos da EuQueroInvestir.

O nosso time está pronto para te ajudar a montar um plano de investimentos focado em seus objetivos e com base em seu perfil de investidor. E o melhor: de forma totalmente gratuita!

Para receber os melhores conteúdos sobre investimentos, siga a EuQueroInvestir nas redes sociais e assine a nossa newsletter por meio do formulário que está na parte inferior do site.

Bons investimentos!