Conheça três dicas para montar sua primeira carteira de ações

Weslley Almerindo
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: Imagem de Arek Socha por Pixabay

O mercado de ações é extremamente complexo para iniciantes nos investimentos, haja vista sua alta variabilidade. No entanto, com alguns conhecimentos básicos é possível começar a investir com sucesso nesse mercado.

Atingir um patrimônio de R$ 100 mil é para poucos, o que amplia o desafio de busca pelas melhores aplicações para multiplicá-lo

Informações essenciais sobre o mercado de ações

É primordial que saiba algumas coisas sobre esse mercado para montar uma carteira de investimentos, pois ele pode ser bem perigoso.

Destarte, o mercado de ações muda constantemente e diariamente, sua volatilidade é incrível. Tendo isso em vista, você pode comprar uma ação de manhã e vendê-la a tarde com um lucro superior a 100%. 

Essa opção de investimento citada é conhecida como Day Trade e é indicada para investidores mais experientes, pois é necessário um alto conhecimento.

Há ainda outras estratégias para lucro com ações, como por exemplo o Swing Trade e o recebimento de dividendos

O Swing Trade é um outro tipo de investimento de curto prazo com ações. Dessa maneira, enquanto o Day Trade é para venda e compra de ativos no mesmo dia, o Swing Trade pode durar dias ou semanas. Também não é recomendado para iniciantes.

O lucro com dividendos de ações já se apresenta como uma boa opção para quem está começando, haja vista que é um pouco mais simples. 

Com essas informações basais, você já pode começar a planejar sua carteira de ações.

Ações com dividendos: o primeiro passo

Para que monte a sua carteira de ações recomendo que tenha nela ações que pagam dividendos. 

Desse modo, partindo do pressuposto de que é iniciante no mercado, recomendo que leia diversas indicações dessas ações e as compare. 

Afinal, essa é uma das formas mais seguras para compra de ações pagadoras de dividendos logo, recomendada para iniciantes.

Uma outra maneira de se adquirir tais ações é consultando um bom assessor de investimentos. Ao fazer isso, ele poderá te indicar as melhores ações do mercado no momento para ganhar dividendos.

Além disso, outra estratégia interessante é utilizar o rendimento obtido com os dividendos das ações para comprar mais ações. Fazendo isso, seus investimentos aumentarão periodicamente e, consequentemente, o seu lucro e carteira.

Ações para longo prazo

Por mais que a B3 seja extremamente volátil, é possível investir em ações para longo prazo e obter excelentes retornos com isso.

Nessa perspectiva, ao comprar ações ordinárias você se torna sócio da empresa, pois adquire parte dela. Devido a isso, tanto passa a receber dividendos quanto adquire poder de voto e participação na empresa.

É claro que 100 ações não vão te fazer tão influentes em uma grande empresa, mas é um excelente começo. Em soma, quanto mais ações obtiver da empresa, maior o seu poder sobre ela.

Para investir bem e com segurança em ações, recomendo que consulte um especialista, pois perderá dinheiro se fizer escolhas erradas.

Fundos de ações

Com toda certeza, investir em fundos de ações é a melhor opção para quem está iniciando neste mercado. O fundo possui um gerente que é especialista nisso, ou seja, ele fará tudo por você, basicamente.

Investir em fundos é mais simples, você só precisa comprar cotas do fundo. Em soma, recomendo utilizar essas cotas para comprar mais cotas. Ademais, se já investir em fundos imobiliários será ainda mais fácil, uma vez que há uma certa semelhança.

Além disso, os fundos de ações estão entre os de maior rentabilidade. Vale lembrar, ainda, que não é porque um fundo de ações é gerenciado por um gestor que você terá 100% de segurança.

Devido ao risco das ações, novamente recomendo que consulte um especialista antes de investir.

Considerações finais

Em posse de todas as informações dadas, já tem o essencial para começar a montar uma excelente carteira de ações. 

Lembre-se que sua carteira de investimentos deve refletir sua situação e suas metas e objetivos, o mesmo valerá para sua carteira de ações.

Vale lembrar dos riscos desse mercado, é um mercado que necessita de uma atenção redobrada, haja vista suas mudanças constantes. Portanto, conte sempre com a ajuda de um assessor de investimentos e obtenha lucros cada vez maiores, de forma segura.