Money Week: para Bona, educação financeira é uma questão comportamental

Redação EuQueroInvestir
Colaborador do Torcedores

Crédito: Foto: Facebook do entrevistado

A Money Week, maior conferência online de investimentos, recebeu na manhã desta terça-feira, 26, o educador financeiro André Bona.

No segundo dia do evento, que começou ontem e segue até sexta-feira, 29, Bona falou à entrevistadora Fabiana Panachão sobre as estratégias de organização das finanças e como se tornar um investidor no atual cenário econômico brasileiro.

Para ele, a educação financeira é uma questão comportamental. Por isso, esse comportamento individual necessita ser despertado nas pessoas.

O educador também deu dicas de como organizar a vida financeira. Segundo ele, não tem como fugir de alguns gastos fixos, como contas a serem pegas, no entanto, aconselha que, dentro do orçamento, as pessoas tenham menos despesas fixas e com isso comecem a organizar a administração do dinheiro e começar a pensar em poupar.

Educação financeira

Bona deu dicas relevantes de educação financeira em relação à organização do dinheiro. Para ele, a primeira coisa a se fazer é eliminar o parcelamento.

O educador também recomenda a antecipação de parcelas de boletos para reduzir o endividamento. Contudo, destaca que cada um deve fazer isso de um modo como funciona para si.

Além dessas questões, Bona aconselha não tomar decisões por impulso em relação a dívidas a longo prazo.

Refinanciamento de dívidas

Com a baixa dos juros, refazer o financiamento é uma boa opção. Isso porque dentro do próprio endividamento há soluções oferecidas, segundo Bona. No entanto, destaca a necessidade de controle em relação às novas parcelas para não ser haver prejuízos posteriormente.

Parcelamentos

Bona destaca a importância de colocar um teto de gastos para não afetar a renda. Isso facilita o controle do dinheiro e elimina a necessidade do prazer imediato. Segundo ele, as pessoas precisam ter em mente que não possível ter tudo.

Investimentos

Para Bona, com a Selic caindo, o mercado acionário é uma opção natural e com boas perspectivas. Entretanto, a escolha do investimento precisa ser calcada em objetivos. Desse modo, é importante ter em mente qual é a finalidade da aplicação.