Money Week: Cerbasi ensina a colocar ordem nas finanças

Paulo Amaral
Jornalismo é meu sobrenome: 20 anos de estrada, com passagens por grandes veículos da mídia nacional: Portal R7, UOL Carros, HuffPost Brasil, Gazeta Esportiva.com, Agora São Paulo, PSN.com e Editora Escala, entre outros.
1

Crédito: Divulgação

“Enriquecer é uma questão de escolha”. Mais do que um mantra, a frase é um cartão de visitas de Gustavo Cerbasi, um dos destaques da próxima Money Week, que acontece entre os dias 23 e 27 de novembro.

Especialista em Inteligência Financeira, escritor e palestrante, Cerbasi é Mestre em Finanças pela Universidade de São Paulo, graduado em Administração Pública pela FGV e, especializado em Finanças pela Universidade de Nova York.

Aos 46 anos, considerado uma referência em educação financeira do Brasil, o especialista tem no currículo 2,5 milhões de exemplares vendidos dos 16 livros que publicou. O principal destaque, Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, deu origem à primeira trilogia da história do cinema brasileiro, Até que a Sorte nos Separe.

BDRs| Aprenda mais sobre essa classe de Ativos

Na Money Week, Cerbasi vai compartilhar seus conhecimentos sobre organização financeira.

A trajetória de Gustavo Cerbasi

Gaúcho de Caxias do Sul, nascido em 1974, Gustavo Cerbasi teve seu primeiro contato profissional com o mercado financeiro pouco depois de concluir sua graduação, em 1998. Foi como consultor da Boucinhas & Campos.

No mesmo ano, assumiu o cargo de coordenador da LABFIN, área voltada ao mercado financeiro da Fundação Instituto de Administração (FIA), e por lá permaneceu por 12 anos.

Nesse meio tempo, no ano 2000, fundou o site Mais Dinheiro, no qual publicava artigos sobre educação financeira. Hoje, quem acessa esse site é redirecionado para a página pessoal do especialista em Inteligência Financeira.

Enquanto trabalhou na FIA, Cerbasi também iniciou a carreira acadêmica, dando aulas sobre finanças entre 1999 e 2012.

Ao sair da FIA, tornou-se sócio da Tranding Company e, mais tarde, sócio-diretor na New Life Planejamentos Financeiros. Nessa época, tornou-se conhecido do grande público, marcando presença em importantes programas de televisão.

Fenômeno de mídia e redes sociais

Gustavo Cerbasi

Nos últimos anos, Gustavo Cerbasi também se tornou um fenômeno nas redes sociais.

O escritor e palestrante tem mais de 1,2 milhão de seguidores no Instagram e no Facebook, quase 100 mil no Twitter e mais de 800 mil inscritos em seu canal do YouTube. Todos em busca de dicas sobre como organizar melhor sua vida financeira.

Além disso, Cerbasi também já atuou como colunista em importantes veículos impressos do País, como Você S/A, Gazeta Mercantil, Revista Época e Folha de S.Paulo. Não por acaso, foi eleito um dos 100 brasileiros mais influentes do ano pela Revista Época, em 2016.

Dicas essenciais para organizar sua vida financeira

Acostumado a palestrar por todo o Brasil, Gustavo Cerbasi tem uma série de dicas práticas para quem quer organizar a vida financeira, principalmente em tempos de crise.

Segundo Cerbasi, a principal delas é a “reserva de emergência”. “Se a reserva de emergência consegue manter sua família por três meses, faça cortes orçamentários que permitam que ela dure seis”, ensinou.

Vamos a outras dicas importantes que certamente farão parte do bate-papo do especialista na Money Week.

Autoconhecimento

Cerbasi explica que a crise não afeta a todos da mesma forma e, por isso, o autoconhecimento é fundamental.

“Os mais impactados por perda de renda e falta de reservas devem se unir: vender itens mais caros e comprar mais baratos, fazer parcerias com concorrentes de negócios e discutir com seus clientes formas criativas de vender”, comentou.

“Os menos impactados pela crise têm a responsabilidade de promover soluções criativas para quem sofreu mais. A estabilidade emocional faz toda a diferença nessa hora.”

O tempo é seu aliado

O especialista em educação financeira ensinou que o tempo é aliado de todos, mesmo dos que não possuem qualquer reserva financeira.

“Estude soluções criativas, organize o orçamento doméstico, faça cursos online. Ter tempo para aprender a se organizar é uma dádiva e é nas interrupções forçadas que isso se mostra mais evidente”.

Saia da zona de conforto

Cerbasi compara os primeiros passos da educação financeira com o início da prática de exercícios. Nos dois casos, é preciso fazer ajustes na rotina. “Mas o ganho em bem estar é imenso”.

“Por que poupar, se todos os meus amigos pagam carnês para realizarem seus sonhos? As pessoas têm dificuldades de sair da zona de conforto. Isso porque sair dela significa nadar contra uma maré muito forte. Há uma amenização do sentimento de culpa”, constatou.

Principais livros de Gustavo Cerbasi

Além da obra Casais Inteligentes Enriquecem Juntos que, outros livros de Cerbasi tornaram-se campeões de venda no País. Confira os principais:

Filhos Inteligentes Enriquecem Sozinhos (2006);

Dinheiro – os Segredos de Quem Tem (2007);

Como Organizar Sua Vida (2009);

Mais Tempo, Mais Dinheiro” (2009);

Os Dez Bons Conselhos de Meu Pai (2010);

–  Adeus, Aposentadoria – Como Garantir Seu Futuro Sem Depender dos Outros (2014).

Quer saber mais sobre Gustavo Cerbasi e sua trajetória no mercado financeiro? Então inscreva-se na próxima edição da Money Week e  participe do  maior evento gratuito voltado para Investimentos da América Latina.