Money Week: brasileiro precisa conhecer os riscos, diz Pracownik

Carlos Eduardo Bertin
null

Crédito: Divulgação / Reuters

Em entrevista à Fabiana Panachão nesta segunda-feira, 25, o CEO da Genial Investimentos, Claudio Pracownik, falou sobre os fundos de renda variável. A entrevista fez parte da Money Week, maior conferência online sobre investimentos no país, que começou hoje e segue até sexta-feira, 29.

Pracownik iniciou a conversa enfatizando a importância de “tirar” o Certificado do Depósito Interbancário (CDI) da cabeça das pessoas. Segundo o CEO, esse movimento só será possível com mais informação e uma quantidade maior de pessoas participando do mercado e debatendo assuntos referentes ao mercado em busca de complementariedade.

Novas plataformas de investimento

Para o CEO da Genial, as novas plataformas de investimento possibilitam uma mudança na cultura no mercado, pois elas trazem:

  • Custos mais baixos;
  • Oferecimento de produtos próprios, mas, principalmente, de produtos terceirizados;
  • Remuneração com base na remuneração do cliente.

Sobre a Genial Investimentos

Pracownik revelou que a principal estratégia de crescimento da Genial Investimentos ocorreu por meio da revolução digital.

Segundo ele, a empresa contratou um “Chief Digital Officer” (CDO) com experiência no mercado que levou uma nova linguagem e novos processos para a empresa. Com isso, o crescimento da empresa tem sido constante e vem acompanhando a evolução do país e do mercado.

Em relação ao mercado, Pracownick enfatizou que, para se solidificar, ele necessita de concorrência de outras empresas. Para ele, “todos são parceiros em relação à educação financeira do país”.

Migração da renda fixa para renda variável

Pracownick também falou sobre as mudanças na forma de se investir dinheiro no país.  Segundo ele, as pessoas achavam que o dinheiro se ganhava apenas em aplicações por meio dos lucros obtidos com as taxas de juros.

Com a redução da taxa de juros, porém, as pessoas precisam agora investir em capital produtivo, e isso, segundo ele, afeta positivamente à sociedade.

O discurso do gestor está em consonância com o que foi dito por Bredda, também em entrevista no Money Week. Para o CEO da Genial, quando ganhar dinheiro passa a ser uma coisa difícil, o capital precisa ser levado de maneira mais enfática para o modo produtivo, não reativo.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Nesse ponto, Pracownik defende que o brasileiro precisa conhecer o risco de investimento. Segundo ele, isso só se desfaz com um movimento cultural para mudar o pensamento da população.

Aumento de investimento por parte de pessoas físicas

A entrevistadora destacou o aumento de aplicações pessoas por parte de pessoas físicas nos últimos anos. Por conta desse crescimento, Pracownik revelou que a área que atende esses investidores da Genial Investimentos cresceu de 300% a 350% nos últimos doze meses.

Segundo ele, a empresa disponibiliza consultoria para todos os públicos, mas conta com uma parcela maior de clientes que prefere a autonomia, procurando os consultores apenas em casos específicos. Ele explica que isso se deve ao fato de as pessoas da nova geração preferirem tomar as próprias decisões.

Inimigo do planejamento financeiro

Segundo o CEO, o desejo imediato é o grande inimigo do planejamento financeiro. Em virtude disso, uma das funções do consultor é investigar junto com o cliente o seu desejo de investimento a longo prazo.

Para isso, é necessário entender o investidor, descobrir o propósito dele e o apetite que ele tem para o risco.

LEIA MAIS:

Money Week: gestor Henrique Bredda vê cenário econômico positivo no Brasil
Money Week: Jason Vieira, da Infinity Asset, diz que Brasil avança em meio a processo global de desaceleração econômica

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.