Mobius: só rápida volta ao trabalho garante retomada em 2021

Osni Alves
Jornalista | osni.alves@euqueroinvestir.com
1

Foto: Mobius: só retorno imediato ao trabalho garante retomada em 2021

A economia mundial vai afundar em 2020 e só vai se reerguer em 2021 se as pessoas retornarem ao trabalho imediatamente, segundo a Mobius Capital Partners.

Em entrevista exclusiva ao Euqueroinvestir.com, a administradora de ativos de mercados emergentes diz acreditar que o Fundo Monetário Internacional (FMI) não mediu bem o coronacrise.

Isso porque o FMI projetou queda de 3% para a economia mundial este ano, com forte subida em 2021, alcançando 5,8% de crescimento. O relatório foi divulgado dia 14 de abril.

Para a Mobius, a retomada econômica não se dará nem em V e nem em U. “Provavelmente, em algum lugar no meio. Talvez um W!”, disse.

“O FMI espera rápida recuperação da desaceleração da Covid-19, apesar do fato de ter havido dramáticas quedas no mercado de ações e, nos EUA, as reivindicações de desemprego terem subido ao teto”, elencou a Mobius.

A administradora estima que a velocidade e o alcance do declínio econômico sejam sem precedentes em escala global.

“Alguns economistas consideram não se tratar de crise financeira e que as economias do mundo vão se recuperar rapidamente. É nisso que as projeções do Banco Mundial se baseiam. No entanto, avaliamos que o impacto da paralisação não foi medido adequadamente.”

Para a Mobius, as pequenas e médias empresas e as pessoas de baixa renda irão sofrer muito. Por essa razão, a administradora considera essencial que se permita uma volta rápida ao trabalho.

mobius_capital-usa_1

Foto: Mark Mobius

Brasil

A Mobius investe em empresas listadas na Bolsa brasileira. “Os mercados latino-americanos são bastante atraentes, principalmente o brasileiro. Esperamos que o movimento de reforma avance não apenas no Brasil, mas no resto da América Latina”, declarou.

Somente com essa iniciativa, frisou, haverá mais ênfase nas empresas privadas, governos eficientes e melhores instalações habitacionais e educacionais.

Para proteger o portfólio, a Mobius compra papeis quando estão baratos e investe em ações que tenham balanços fortes, pagam dividendos e têm alto retorno sobre os ativos. “Esses são os investimentos mais seguros”, concluiu.

Projeções do FMI

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a economia brasileira deve cair 5,3% este ano, conforme projeção é do FMI (Fundo Monetário Internacional) divulgada recentemente.

O relatório Perspectiva Econômica Mundial diz respeito ao PIB do país, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no período de um ano.

No período pré-crise, o FMI estimava a economia brasileira em 2,2%. Para o próximo ano, a estimativa é de recuperação, com PIB em 2,9% contra os 2,3% da projeção anterior.

Conforme o relatório, América Latina e Caribe deverão cair 5,2% neste ano. Entretanto, a região crescerá 3,4%, em 2021.

O documento afirma que entre os mercados emergentes e as economias em desenvolvimento, todos os países enfrentam uma crise de saúde, um severo choque de demanda externa, um aperto dramático nas condições financeiras globais e uma queda nos preços das commodities.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Esse efeito impacta a atividade econômica dos exportadores, bem como a economia real, ou seja, o dia a dia das pessoas.