NotíciasPolítica

Ministros do TSE pretendem tirar Lula das eleições antes do que ele espera

Planos alternativos estão sendo estudados pelo TSE para impedir que PT prolongue a candidatura de Lula até meados de setembro.

Avalie este artigo!

Hoje, a possível candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se resume em “indefinição jurídica”. E isso pode fazer com que o PT prolongue a história até às vésperas da eleição. Justamente o que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não quer.

Os ministros do TSE já começaram a agir, buscando planos alternativos para evitar as bem prováveis manobras jurídicas do Partido dos Trabalhadores para manter a possibilidade da candidatura de Lula pelo máximo de tempo possível.

Uma das alternativas cogitada pelos ministros é tomar uma decisão “de ofício”. Ou seja, eles agiriam sem aguardar a contestação da candidatura por um partido adversário pelo até mesmo pelo Ministério Público Federal.

A possibilidade levantada pelo TSE tem causado divisão entre as lideranças do PT. Alguns membros do partido defendem que é preciso persistir na candidatura de Lula. Já outros, mais contidos, acreditam que é hora de partir para o “Plano B” e formar aliança com Ciro Gomes (PDT), por exemplo.

Antes de seguir falando de política, uma pausa rápida para você descobrir o seu perfil de investidor.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

lula daniel teixeiraestadao 300x180 - Ministros do TSE pretendem tirar Lula das eleições antes do que ele espera

Números influenciam jogada política

Em todas as pesquisas de intenção de voto divulgadas até agora, Luiz Inácio Lula da Silva é líder, com uma média de 30%. Nas situações de segundo turno, Lula vence todos os adversários avaliados.

Tais números fazem com que o PT prossiga com a estratégia de manter a candidatura do ex-presidente o mais perto possível da data do primeiro turno. A meta é subir ainda mais nas pesquisas e transferir todos os votos conquistados por Lula para outro candidato do partido ou algum nome que a legenda venha a apoiar.

Resta saber se o PT terá forças para barrar os planos contra Lula que já estão sendo traçados pelos ministros do TSE.

Tags

Patrícia Auth

Patrícia Auth é jornalista formada pela Univali de Itajaí/SC. Trabalhou em impressos, como o Jornal de Santa Catarina, e também, como repórter na Rede Record e RBS TV. É casada, mãe da Lívia e adoradora de boa música e gastronomia.

Na equipe EuQueroInvestir, é responsável pela produção de vídeos, e também escreve e edita artigos para o site.

Entre em contato com a Patrícia pelo e-mail: patricia.auth@euqueroinvestir.com

Artigos Relacionados

Close