Ministro diz que infraestrutura “continua atraente” ao investidor externo

Paulo Amaral
Jornalismo é meu sobrenome: 20 anos de estrada, com passagens por grandes veículos da mídia nacional: Portal R7, UOL Carros, HuffPost Brasil, Gazeta Esportiva.com, Agora São Paulo, PSN.com e Editora Escala, entre outros.
1

Foto: Foto : Divulgação/Instituto Nacional de Altos Estudos

Tarcísio de Freitas, Ministro da Infraestrutura, afirmou nesta sexta-feira (29) que o setor “continua atraente” para os investidores do exterior.

Em sua visão, a responsabilidade fiscal, associada à grande quantidade de portfólios, aos bons ativos brasileiros e à disponibilidade de crédito representam um conjunto de qualidades suficiente para chamar a atenção.

Dúvidas sobre como investir? Consulte nosso Simulador de Investimentos

“A queda de PIB não é só no Brasil. É no mundo inteiro. Vamos continuar seguindo a linha planejada, de responsabilidade fiscal e solvência. Não haverá nenhum tipo de maluquice aqui”, avisou, à Agência Brasil.

Tarcísio afirmou que o ano de 2021 será de recuperação econômica forte no País e que em 2022 a situação “ficará ainda menor”, com um cenário de juros baixos.

Editais

Durante a live promovida pelo site Jota, o Ministro da Infraestrutura revelou que as consultas constantes aos editais publicados reforçam o interesse do investidor estrangeiro no País.

“Não publicamos nenhum edital sem reverberação no mercado. Quando publicamos é porque já temos posição positiva. O investidor está interessado no Brasil. Falo isso porque tenho conversado com vários deles”.

Os benefícios de se ter um assessor de investimentos

Fuga de dinheiro

Para o Ministro da Infraestrutura, o movimento de retirada de dinheiro do País que, segundo o Banco Central, chegou a R$ 34 bilhões em aplicações, é “normal”.

Tarcísio de Freitas argumentou que isso aconteceu pelo fato de o juro no Brasil ter ficado barato e pela necessidade de as empresas pagarem dívidas no exterior.

“Temos fuga de dinheiro do Brasil, em um fenômeno que ocorre com todos países em desenvolvimento. Mas como temos muita capacidade ociosa, essa desvalorização do câmbio não está gerando inflação. Quando as atividades foram retomadas, não teremos tanta alta de preço e estaremos com juros baixos”, argumentou.

Crise = oportunidade

Freitas avaliou que o atual cenário do País é uma ótima oportunidade para o investidor estrangeiro apostar… E crescer.

“Crise, de certa forma, gera comoção, solidariedade e sentimento de doação. Todos querem ajudar. Com isso, temos ambiente favorável até no Congresso Nacional, para a aprovação de medidas”, opinou.

O Ministro da Infraestrutura finalizou sua participação na live argumentando que o BNDES será fundamental ao disponibilizar, de maneira pensada, linhas de crédito para os mais diversos setores da economia.

Tarcísio argumentou que essa posição será necessária “para que tenhamos crédito também para a infraestrutura”.

Planilha de ações: baixe e faça sua análise para investir