Ministro da Economia da Argentina e diretora do FMI tratam dívida no G20

Weslley Almerindo
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: Divulgação/Facebook

Conforme publicado pela Reuters neste sábado (22), a diretora administrativa do FMI, Kristina Georgieva, afirmou no mesmo dia que houve uma troca de pontos de vista “proveitosa” com Martin Guzman, ministro da Economia da Argentina. Georgieva se encontrou com Guzman em uma reunião do G20 na Arábia Saudita. O país latino precisa reestruturar aproximadamente 100 bilhões de dólares em dívidas e, para isso, precisa negociar com credores e o FMI.

Nova relação positiva entre a Argentina e o FMI

Apesar da situação complicada em que se encontra o governo argentino, a diretora do FMI proferiu elogios aos esforços do país para implementação de políticas destinadas a uma estabilidade econômica e redução da pobreza.

“Nesse contexto, congratulei-me com o compromisso das autoridades argentinas de continuar aprofundando nosso engajamento, inclusive por meio de uma consulta ao artigo IV e medidas para um programa apoiado pelo Fundo no futuro. As modalidades desses próximos passos continuarão sendo discutidas”, disse Georgieva.

Abra agora sua conta na EQI Investimentos e tenha acesso a soluções customizadas de acordo com seu perfil

O governo argentino vê o encontro de Guzman e Georgieva como “um passo valioso para  aprofundar o entendimento mútuo entre ele e o FMI”.

“O ministro informou a diretor-gerente da intenção do governo de iniciar as consultas ao Artigo IV, o qual o ministro considera um passo valioso para aprofundar o entendimento mútuo entre o governo argentino e o FMI no caminho para um novo programa com a agência”, informou o governo argentino através de um comunicado, segundo a Reuters.