Ministério da Saúde informa nove casos suspeitos de coronavírus no Brasil

Fernando Augusto Lopes
Redator e editor
1

Crédito: Reprodução /FotospublicasFotospublicas

O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (29) que investiga nove casos suspeitos de coronavírus no Brasil. O número triplicou de um dia para o outro. Ontem, eram três casos. E na segunda, apenas um, em Minas Gerais. Os dados foram atualizados sobre suspeitas, mas não há nenhum caso confirmado no país.

Apesar do primeiro caso suspeito ter surgido em Minas Gerais, com uma mulher de 22 anos que havia viajado para Wuhan, na China, epicentro da crise mundial, é no estado de São Paulo que se concentram as suspeitas. Os casos estão divididos assim: São Paulo (3), Santa Catarina (2), Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), Paraná (1) e Ceará (1).

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, informa que são 33 notificações no país. Desses, por enquanto, nove são casos suspeitos, quatro descartados e vinte excluídos. Os dados podem ser atualizados a qualquer instante.

Descubra novos caminhos para multiplicar seu patrimônio. Aprenda hoje a investir R$ 300 mil com os melhores desempenhos.

As suspeitas de coronavírus levam em consideração as seguintes categorias: notificado, suspeito, provável, confirmado, descartado e excluído.

Emergência

O diretor do departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, Júlio Croda, afirma que “estamos em emergência de saúde pública. Não podemos perder a oportunidade de intervenção. A notificação (de suspeita) deve ser imediata e pode ser feita por diversos meios de comunicação”.

Croda declarou que cada estado tem autonomia própria no que diz respeito aos atendimentos e que o Ministério não pretende “fazer uma imposição radical” sobre como agir. O diretor ainda alertou para o fato de que o vírus não apresenta um sintoma próprio, sendo fácil confundi-lo com outras infecções, inclusive com uma simples gripe.

Os casos em todo o mundo já chega a 6.065, com 132 mortes, a maioria na China. Mas os números são atualizados constantemente.