Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Mercado de minério de ferro deve ficar pressionado em 2021, diz Eleven

Mercado de minério de ferro deve ficar pressionado em 2021, diz Eleven

Relatório divulgado pela Eleven prevê que o minério de ferro deverá ficar pressionado em 2021. Já para a siderurgia, a expectativa é que o trimestre de 2021 deva ser marcado pela recomposição de estoques e uma demanda ainda elevada, que deve manter os spreads em alta.

Assim, a análise da Eleven sobre o setor, conduzida pelos analistas Tasso Vasconcellos, Felipe Ruppenthal e Lucas Chaves, recomenda a compra de Gerdau (GGBR4), Metalúrgica Gerdau (GOAU4), Usiminas (USIM5), Vale (VALE3), Bradespar (BRAP4) e Aura Minerals (AURA 33).

Por outro lado, os analistas mantêm recomendação neutra para CSN (CSNA3) e Ferbasa (FESA4).

Produção de minério e aço comprometida

Durante o lockdown a capacidade de produção dos principais produtores de minério e de aço foram comprometidas. As siderúrgicas listadas reduziram sua capacidade produtiva, desligando alguns de seus altos fornos e fechando algumas linhas de laminação.

Mas a China, principal motor do setor, continuou com a economia aquecida e não diminuiu sua produção de aço no período.

Publicidade
Publicidade

Assim, a demanda crescente aliada aos fechamentos de capacidade encontrou poucos produtos à venda, reduzindo os estoques da cadeia global a níveis baixos, causando um aumento de preços generalizado no setor.

Por exemplo, o minério de ferro subiu 78%. Já a bobina a quente teve alta de 41% e o vergalhão valorizou 44% em 2020.

Vantagens para as empresas

Desta forma, a Eleven prevê que a Vale ainda deve se beneficiar dos elevados preços para o minério de ferro.

Já a Gerdau deve aproveitar o forte cenário da construção civil previsto para 2021.

E Usiminas deverá ter uma retomada mais rápida do que a prevista com o segmento de aços planos.

A Aura deverá se beneficiar do preço do ouro em patamares elevados, além de ter um planejamento sólido de aumento de produção e novos projetos que já começaram a ser implementados em 2020 e devem seguir fortes em 2021.

Alteração de preços

As alterações de preços-alvos para as empresas analisadas pela Eleven são baseadas em uma nova curva de preços de minério de ferro de acordo com a recente alta da commodity. Além da recuperação de spreads tanto para a bobina quente comparados com o IO 62% quanto para o vergalhão turco, calculados em cima do preço da sucata.

Assim, para 2021 a Eleven usou um preço médio de US$125/t para o minério de ferro, convergindo para sua média histórica de cinco anos de US$ 74/t em 2024.

Confira os preços-alvo sugeridos pela Eleven dos ativos.

Preços-alvo da Eleven, janeiro de 2021

Se você quer saber mais sobre o mercado de ações e como investir, preencha o formulário abaixo que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato.