Mike Pompeo faz ataque velado a China em discurso para empresários da Etiópia

Sabrina Oliveira
Colaborador do Torcedores

Crédito: O novo chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, durante entrevista coletiva no Palácio do Itamaraty. © Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mike Pompeo, secretário de estado dos Estados Unidos, fez um ataque velado à China, em um discurso aos líderes empresariais da Etiópia, intensificando claramente as críticas dos EUA de que os empréstimos chineses a grandes projetos de infraestrutura mergulharam os países pobres em dívidas. As informações são da Reuters.

Donald Trump está tentando combater a enorme influência da China no continente africano por meio de sua nova estratégia de comércio e investimento ‘África Próspera’ e de uma nova instituição financeira de desenvolvimento, chamada Corporação Internacional de Finanças para o Desenvolvimento.

Analistas dizem que o último é uma alternativa à tentativa de Washington de oferecer uma iniciativa abrangente “Cinturão e Rota de Pequim”, que visa conectar a China ao sudeste e ao centro da Ásia, ao Oriente Médio e à África por meio de transporte marítimo e terrestre.

“Os países deveriam ser cautelosos com regimes autoritários e suas promessas vazias (…) Eles fomentam corrupção, dependência e instabilidade, não prosperidade, soberania e progresso”, disse Pompeo em um discurso na Comissão Econômica das Nações Unidas para a África na capital etíope.

O especialista etíope Kjetil Tronvoll, da Universidade de Oslo em Bjork, disse que a visita de Pompeu a Etiópia também visa demonstrar apoio às reformas políticas do primeiro-ministro, Abiy Ahmed, apesar da violência política ocasional.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

A Etiópia está programada para realizar eleições em 29 de agosto, e Abiy promete que será livre e justa, um avanço que foi sofreu repressão por décadas.


Aproveite as oportunidades e aumente a rentabilidade dos seus investimentos.

Preencha seus dados abaixo e conte com especialistas para ajudar.

Se preferir, ligue direto para 4007-2374