EconomiaPolítica

Michel Temer e o Baile das Formiguinhas.

Avalie este artigo!

Lindolfo Lampert, ou “Véio” Lindolfo, trabalhou comigo quando do meu primeiro emprego. O velho era o Tesoureiro da empresa, num tempo em que os Tesoureiros ocupavam a posição hoje destinada aos Gerentes Financeiros.

Todos brincavam com a idade do véio Lindolfo. Diziam que quando ele era jovem, até o arco-íris era preto e branco; que o seu primeiro natal, havia sido realmente o “primeiro natal” etecetera.

arco iris pb - Michel Temer e o Baile das Formiguinhas.

Esse final de semana, encontrei-me com alguns colegas daquela época (inicio dos anos 2000). Fiquei triste em saber que morrera há alguns meses o velho Lindolfo.

Sé é verdade que não se fazem mais programas de TV e centro avantes como antigamente, também é verdadeiro afirmar: Não se fazem mais velhos como o Lindolfo!

Naquela época, eu ainda era jovem. Não bebia destilados nem fumava charutos. Não existiam Smartphones, nunca havia sido Presidente e a seleção ainda era tetra. Ainda assim, seu Lindolfo já era velho.

tetra - Michel Temer e o Baile das Formiguinhas.

Trabalhavam diretamente com ele, o Lisboa, Riva e o Luis Garganta. Toda vez que o velho precisava de um favor pessoal (e eram muitos), iniciava a frase assim:

-Ôôôôôôôôôô…

E aquilo durava o suficiente até que um dos três, pobres coitados, olhasse em sua direção.

– Ôôôôôôôôôôôôôôôô Luis, tira um Xerox pra mim! Dizia com seus óculos baixos, quase que pendurados apenas pela ponta do nariz.

Apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no bolso

belchior - Michel Temer e o Baile das Formiguinhas.

Quanto a mim, o que posso dizer? Aquela velha história de trabalhar muito e ganhar pouco.

Para um jovem como eu, ganhar pouco, nem sempre era sinônimo de gastar pouco. Toda vez que se aproximava o fim de mês, lá estava eu: Batendo na porta do véio Lindolfo, pra pedir um “vale”.

– Sabe como é Seu Lindolfo, Carro, faculdade, namorada… é muita conta!

– Mas tchô, é muita coisa pra um guri. Guri não pode ter carro, estudar e ter uma namorada ao mesmo tempo!

Nunca entendi de onde ele tirou o “tchô”. Preferia pensar que lá em Dom Pedrito, terra do Lindolfo, o gaúcho fala Tchô e não Tchê.

Como era sábio o velho Lindolfo!

Levei anos para entender o que ele queria dizer. Se eu tivesse conhecido o velho antes, talvez tivesse me esforçado mais e ingressado numa federal (Abrir mão do carro ou da namorada é que eu não ia!)

Quando comecei a perder minha inocência…

Ocorre que o velho, além de Tesoureiro, era presidente de um Rotary Club em Porto Alegre, e organizava duas vezes ao ano, o Baile das Formiguinhas.

Tratava-se de um jantar dançante, tudo muito chique e organizado. Seria um evento interessante, não fosse a média de idade: 87 anos.

Pode ser que eu esteja exagerando (84 e não se fala mais nisso), mas foi essa a impressão que eu tive, quando fui ao primeiro, dos muitos bailes do Rotary. Lisboa e eu, brincávamos que aquilo parecia um filme Cocoon.

Cocoon - Michel Temer e o Baile das Formiguinhas.

Seu Lindolfo era uma velha raposa astuta (com ênfase no velha). Toda vez que um Baile das Formiguinhas se aproximava, ele usava da sua posição de Tesoureiro (e fornecedor de vales) para vender ingressos.

– Tchô, em junho tem baile de novo… Dizia já puxando o talão da gaveta.

O olhar do velho, era semelhante ao do Personagem Chaves, no episódio do vendedor de refrescos. Nele o seu Barriga perguntava sobre o famoso inquilino devedor de 14 meses de aluguel, no que o garoto respondia:

– Depende, o senhor vai querer um refresco?

tienda del chavo - Michel Temer e o Baile das Formiguinhas.

Lindolfo era implacável na sua missão de vender ingressos para o Baile das Formiguinhas. E foi assim que eu entendi como funcionava a política: Uma troca de favores!

Ajudava os endividados a passar por mais um mês, e estes em contrapartida, ajudavam comprando-lhe ingressos, garantindo assim, mais um ano de gestão no Rotary.

Quid pro quo!

Era engraçado encontrar todos, constrangidíssmos, no Baile do Rotary. Quase uma confissão, de que as finanças não iam nada bem! A lista de credores do velho Lindolfo aumentava ano após ano!

Dia de baile em Brasília

baile no congresso - Michel Temer e o Baile das Formiguinhas.


A Comissão especial da Câmara aprovou ontem (03/05), o texto-base da reforma da Previdência.

O parecer recebeu 23 votos favoráveis e 14 contrários. O resultado foi atingido com folga, já que, para ser aprovado, o relatório precisava de pelo menos 19 dos 37 votos dos deputados da comissão.

O texto estabelece a idade mínima de 65 anos para homens e de 62 anos para mulheres para aposentadoria pelo INSS, além exigir pelo menos 25 anos de tempo de contribuição.

Já leu nosso artigo completo sobre a Reforma da Previdência?

Agora, o texto seguirá para o plenário principal da Casa. Por se tratar de uma proposta de alteração na Constituição, precisará de pelo menos 308 votos, em dois turnos de votação.

(outra velha raposa astuta) precisa de apoio para aprová-la e continuar sua gestão no “Rotary Club”. Veremos quantos bilhetes ainda restam na gaveta e quantos deputados marcarão presença, no Baile das Formiguinhas!

Quid pro quo!

Entenda Quem Somos e Como Podemos Ajudar

Somos um Blog de Educação Financeira e nosso objetivo é difundir o máximo conhecimento possível, para que você encontre o Melhor Investimento para o seu Estlio de Investidor.

Quem Somos - EuQueroInvestir

Nossos autores em sua maioria, são Educadores de destaque no mercado financeiro, conciliando assim, conteúdo com experiência prática de negócios.

Se você possui alguma dúvida mais específica, pode contatá-los através do formulário abaixo!

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Tags

Filipe Teixeira

Filipe Teixeira é redator do Portal EuQueroInvestir. Gremista, filho dos anos 80, apaixonado por filmes, música, política e economia.

É também Coordenador da área de Marketing do EuQueroInvestir.com e do EuQueroInvestir A.A.I assessores de investimentos.

Me envie um e-mail: filipe.teixeira@euqueroinvestir.com
Ou então uma mensagem por WhatsApp: (51) 98128-5585
Instagram: filipe_st

Artigos Relacionados

Close