Mercosul reforça defesa da soberania de seus recursos naturais

Fernando Augusto Lopes
null

Crédito: Mercosul / Flickr

Os países do Mercosul estão reunidos na cúpula esta semana em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, informa que dessa reunião deve ser divulgado um comunicado sobre a defesa da soberania dos recursos naturais dos países-membros.

“(O comunicado) defende a compatibilidade entre o crescimento econômico e a preservação ambiental e reafirma o princípio da soberania sobre os recursos naturais”, disse Rêgo Barros a jornalistas.

O texto do comunicado é semelhante a um parágrafo da declaração final da Cúpula dos BRICS, realizada há duas semanas em Brasília (DF). Nele, há a defesa de que os “benefícios do desenvolvimento” precisam chegar a todos os cidadãos e que a cooperação internacional tem que respeitar a soberania.

Solidariedade do Mercosul ao Brasil

Segundo uma fonte ouvida pela agência Reuters, naquela ocasião, apesar de não fazer referência específica à Amazônia, por se tratar de uma declaração multilateral, o texto dos BRICS foi proposto pelo Brasil sob medida para a defesa da política que o governo pretende implementar na região.

As maiores críticas internacionais ao governo Jair Bolsonaro são justamente no trato com o meio-ambiente.

Rêgo Barros também destacou que o comunicado do Mercosul manifestará solidariedade dos demais países do bloco ao Brasil pela tragédia do derramamento de petróleo na costa, numa amplitude que vai do Nordeste até praias do Rio de Janeiro.

Com relação ao acordo com a União Europeia, nada foi declarado.

O Brasil vai deixar a presidência rotativa do Mercosul, que passará a ser exercida pelo Paraguai.

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.