Mercado financeiro pode levar até quatro meses para se recuperar, indica XP

Osni Alves
Jornalista

Crédito: Créditos: Divulgação XP Investimentos

O mercado financeiro deve voltar à estabilidade em um prazo de até quatro meses. A afirmação é da XP Investimentos com base em indicadores próprios e da Bolsa norte-americana.

“Olhando o histórico de volatilidade global, entendemos que o investidor deve se preparar para esperar pelo menos 120 dias pela recuperação do mercado”, diz em informe ao mercado.

A avaliação é ancorada no VIX, um indicador de volatilidade esperada pela bolsa dos EUA. “Trata-se de um medidor global de incerteza”, ressalta.

De acordo com a ferramenta, tanto a Bolsa norte-americana quanto a brasileira apresentam, neste período, oscilação no VIX entre 20% e 30%. Assim, “fica claro que maiores níveis de incerteza, na média, são atreladas a quedas mais acentuadas nos mercados” informa.

Segundo a XP, nas ocasiões em que o VIX mais que dobrou, o S&P 500 e o IBX caíram, em média, 18% e 16%, respectivamente. “Atualmente, os mercados reagem aos impactos do coronavírus e à guerra comercial sobre o preço do petróleo.”

Estimativa

Em momentos onde o S&P 500 caiu menos de 5%, o mercado levou quase três meses para retornar aos patamares anteriores de incerteza, enquanto que nos momentos em que o S&P caiu mais de 5%, esta recuperação levou, em média, três meses.

“Em 2020, com o impacto do coronavírus e dos preços do petróleo, o S&P rompeu a barreira dos 10% de queda em 24 de fevereiro. De acordo com o estudo, em momentos em que o S&P caiu 10% ou mais, os mercados demoraram cerca de quatro meses para se recuperarem.”

Recomendação

A Gestora recomenda que o investidor que está abaixo da alocação em ações recomendadas para o seu perfil, aproveite a oportunidade para aumentar sua exposição de forma gradual.

A XP explica que é difícil prever qual é o ponto baixo do atual movimento de mercado, porém, isto não é necessário para fazer bons investimentos.

“O fato é que, com base no cenário de longo prazo, a bolsa de valores apresenta o maior retorno potencial para os próximos anos e o investidor que montar sua posição nas próximas semanas tende a capturar este prêmio”, frisa.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil


Aproveite as oportunidades e aumente a rentabilidade dos seus investimentos.

Preencha seus dados abaixo e conte com especialistas para ajudar.

Se preferir, ligue direto para 4007-2374