Mercado de bonds: o que é e como funciona?

Cláudia Zucare Boscoli
Colaborador do Torcedores

Crédito: Reprodução/iStock Photos

Na dúvida sobre o que é mercado de bonds? Pois saiba que bonds nada mais são do que títulos de dívida. E são uma opção conservadora de investimento.

Há dois tipos de mercado de bonds: o que vende dívidas do governo, como o Tesouro Direto no Brasil, e o que vende títulos de dívida de empresas, também chamados de debêntures.

Saiba mais sobre as opções do Tesouro Direto.

Os bonds mais conhecidos

Geralmente, os bonds são negociados em dólares. E, claro, os debêntures mais conhecidos são os americanos: títulos públicos dos Estados Unidos (US Treasury Bonds). Os bonds americanos nunca entraram em moratório e por isso são considerados os mais seguros do mundo.

No Brasil, os bonds mais conhecidos de empresas são os da Petrobras e da Vale. O do governo, Tesouro Direto.

Coupon rates: data de vencimento dos bonds

Os bonds possuem uma data de vencimento, chamada coupon rates. É o dia em que o investidor recebe o valor do investimento mais os juros. Quanto melhor a qualidade do crédito, menores são os juros pagos. A regra é sempre a mesma no mercado de investimentos: quanto mais você se expõe a risco, maiores são as chances de lucro.

Valor de compra dos bonds

É quanto o investidor paga na emissão do título.

Valor de face dos bonds

É quanto o investidor ganha na data de vencimento do título.

Pagamento de juros no mercado de bonds

Há bonds que pagam juros a cada ano, a cada seis meses, apenas na data de vencimento do título (que pode ser em décadas) e há ainda os que podem ser convertidos em ações das mesmas empresas.

Investir no mercado de bonds é uma boa opção?

Se o seu perfil for conservador, os bonds são sempre uma opção segura.

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.