Na dúvida sobre o que é mercado de bonds? Pois saiba que bonds nada mais são do que títulos de dívida. E são uma opção conservadora de investimento.
Há dois tipos de mercado de bonds: o que vende dívidas do governo, como o Tesouro Direto no Brasil, e o que vende títulos de dívida de empresas, também chamados de debêntures.
Saiba mais sobre as opções do Tesouro Direto.
Os bonds mais conhecidos
Geralmente, os bonds são negociados em dólares. E, claro, os debêntures mais conhecidos são os americanos: títulos públicos dos Estados Unidos (US Treasury Bonds). Os bonds americanos nunca entraram em moratório e por isso são considerados os mais seguros do mundo.
No Brasil, os bonds mais conhecidos de empresas são os da Petrobras e da Vale. O do governo, Tesouro Direto.
Coupon rates: data de vencimento dos bonds
Os bonds possuem uma data de vencimento, chamada coupon rates. É o dia em que o investidor recebe o valor do investimento mais os juros. Quanto melhor a qualidade do crédito, menores são os juros pagos. A regra é sempre a mesma no mercado de investimentos: quanto mais você se expõe a risco, maiores são as chances de lucro.
Valor de compra dos bonds
É quanto o investidor paga na emissão do título.
Valor de face dos bonds
É quanto o investidor ganha na data de vencimento do título.
Pagamento de juros no mercado de bonds
Há bonds que pagam juros a cada ano, a cada seis meses, apenas na data de vencimento do título (que pode ser em décadas) e há ainda os que podem ser convertidos em ações das mesmas empresas.
Investir no mercado de bonds é uma boa opção?
Se o seu perfil for conservador, os bonds são sempre uma opção segura.
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.