Mensagem com formulário sobre auxílio emergencial é falsa

Jéssica De Paula Alves
Jornalista e produtora de conteúdo
1

Crédito: Reprodução/TeroVesalainen/Pixabay

Uma mensagem tem circulado pelo Whatsapp contém um falso formulário sobre auxílio emergencial do governo. Projeto aprovado no Senado e que aguarda sanção do presidente Jair Bolsonaro. O recebimento é destinado a trabalhadores informais, MEIs e pessoas de baixa renda, durante a crise do novo coronavírus.

De acordo com o site Exame, os links contém sites registrados fora do Brasil, em servidores que comportam outros endereços de internet em português e sem informações sobre seus proprietários.

Assim, o Projeto Comprova, trabalho colaborativo entre vários veículos de comunicação, informou que o conteúdo é inventado ou sofre edições para mudar o seu significado original. Posteriormente é divulgado para espalhar a falsa informação.

Como foi verificado

O Comprova consultou o texto do projeto do auxílio, sites noticiosos da Câmara e do Senado. E também o DNSlytics, ferramenta online que descobre dados como a localização dos servidores de sites na internet.

Portanto, a mensagem falsa que circula com o suposto formulário leva os usuários a um site que simula ser oficial. Há, inclusive, a imitação de um logo utilizado pelo governo federal nas gestões do Partido dos Trabalhadores (PT), com o slogan “Brasil, País de Todos”. Na página, o usuário precisa responder a um questionário com informações pessoais.

Utilizando a extensão para Chrome do aplicativo DNSlytics (IP Adress and Domain Information), é possível verificar que os sites estão registrados no exterior,. Estratégia muitas vezes realizada por grupos que tentam aplicar golpes online.

Um dos sites estava hospedado no Québec, no Canadá, com o mesmo IP de páginas como “saboreaqui.online”, “tecnologiaws.online” e “noticiasdahora.website”. Outro estava baseado nos Estados Unidos, no mesmo IP de sites como “gotoceleb.com”, “osforums.net” e “fundwise.com”.