Retrospectiva: veja quais foram os melhores investimentos de 2021

Ronaldo Araújo
Engenheiro e Agente Autônomo de Investimentos, hoje me dedico a divulgar ensinamentos sobre como funciona a Previdência Privada. Acredito que com mais conhecimento é possível fazer melhores escolhas para a formação do patrimônio de longo prazo. Para saber mais acesse www.ronaldoaraujo.com.br
1

Crédito: Freepik/Divulgação

O ano que se encerra foi marcado por fortes movimentações no campo econômico do país. Para saber quais foram os melhores investimentos de 2021, é preciso considerar principalmente a elevação na taxa básica de juros do país, a Selic.

A razão disso é que com a Selic mais alta, existe a tendência natural da transferência de recursos da renda variável para a renda fixa. No entanto, alguns investimentos se sobressaíram e foram na contramão das perdas da B3, a bolsa de valores de São Paulo.

Isso é o que você verá no texto a seguir. Lendo o artigo, será possível acompanhar os principais desempenhos de algumas aplicações do mercado de fundos e de ETFs. No primeiro, são mostrados os melhores desempenhos dos fundos multimercados e de ações.

Prossiga na leitura para tomar conhecimento dos melhores rendimentos em 2021. Confira!

Melhores investimentos de 2021: fundos multimercados

Na dianteira das aplicações que mais apresentaram rendimentos em 2021 estão alguns fundos multimercados. Não foi a indústria como um todo que performou bem, mas existiram fundos que tiveram ótimo desempenho.

O primeiro deles certamente é o fundo da gestora Hashdex, que aplica recursos essencialmente no mercado de criptoativos.

O Hashdex 100 Nasdaq Crypto teve um rendimento de mais de 130% em 2021, mostrando toda a força das moedas virtuais.

A vantagem de investir nesse tipo de fundo é não se preocupar em formar uma carteira de criptomoedas. Basta investir o recurso no fundo e a gestão fica por conta de todas as análises e as alocações necessárias.

Além disso, trata-se de um investimento regulado, já que é um fundo. Isso pode trazer mais segurança para quem tem receio de comprar moedas virtuais por conta própria.

Já outro fundo multimercado que se destacou bastante foi o Esh Theta FI Multimercado, da gestora Ehs Capital Investimentos. O rendimento apresentado ficou por volta dos 120% somente em 2021.

Em terceiro lugar nessa categoria, temos o fundo G5 Alloc Vc II FIC FI Mult Cred, da gestora G5 Administradora de recurso.

Ainda que seu desempenho tenha ficado bem abaixo dos dois fundos apresentados anteriormente, seu rendimento foi acima dos 45% ao longo de todo o ano de 2021.

Melhores investimentos de 2021: fundos de ações

Outro desempenho que chamou atenção foi o de alguns fundos de investimento que aplicam seus recursos em ações. A razão disso é que desde o meio do ano, esse tipo de aplicação tem apresentado declínio.

Isso pode ser percebido pelo próprio desempenho do Ibovespa, o principal índice da bolsa de valores de São Paulo.

Desde junho, as perdas chegaram a mais de 20%, saindo dos 130 mil pontos e chegando aos 100 mil no início de dezembro.

Ainda assim, O fundo RBR Reits US Dolar da gestora RBR Gestão de Recursos acumula mais de 65% de retorno em 2021, mostrando-se uma excelente opção de investimento.

O fundo investe seu capital majoritariamente em ações de empresas do ramo imobiliário, daí que vem seu nome.

Em segundo lugar, temos o Organon FIC FIA, um fundo sob a gestão da Organon Capital Gestão de Investimentos. seu desempenho ficou acima dos 50% de retorno em 2021, mostrando-se um ótima alternativa para aplicação.

Em terceiro lugar nessa classe de ativos, convém citar a gestora ao invés dos fundos que ela administra. Isso porque a Trígono Capital tem destaque em praticamente todos os seus veículos de investimentos.

A prova disso é que do terceiro ao quinto colocado nessa categoria de fundos são pertencentes à essa gestora. O fundo Trígono Delphos Income lidera a lista com mais de 60% de rendimento em 2021.

Em segundo lugar aparece o maior fundo da gestora em patrimônio acumulado. Trata-se do Trígono Flagship Small Caps com rendimentos superiores a 50% e patrimônio total de quase R$ 1 bilhão.

Por fim, o fundo Trígono Verbier aparece em quinto lugar na lista, com rendimento próximo a 38% em 2021.

A Trígono Capital é uma gestora com foco em small caps, que são ações de empresas de baixa capitalização (abaixo de R$ 10 bilhões) e com alto potencial de rendimento.

ETFs

Com a popularização cada vez maior dos ETFs no mercado brasileiro, convém chamar atenção para o seu bom rendimento no ano de 2021.

Como existem diversos ETFs correlacionados ao mais diferentes tipos de mercados, alguns acabaram performando muito bem no ano que findou.

Um bom exemplo é o ETF iShares US Technology (BIYW39) com um rendimento de mais de 50% em 2021. Trata-se de um ETF focado em aplicar em empresas de tecnologia do mercado norte-americano.

Outro ETF que performou muito bem foi o iShares US Financials ETF (BIYF39), com rendimentos próximos de 40%. Esse ETF foca seus recursos em empresas do mercado financeiro dos Estados Unidos.

Logo em seguida, temos o ETF iShares Global Technology (BIXN39), também com um rendimento aproximado de 39%. Seu foco é o mercado de tecnologia global.

Seguindo temos uma surpresa advinda do mercado indiano. É o ETF iShares MSCI India Index (BNDA39), que performou acima dos 35% em 2021.

O ano de 2021 foi bastante turbulento do ponto de vista financeiro. O aumento da inflação acabou forçando o Banco Central do Brasil a aumentar a taxa básica de juros. Nesse cenário, sempre há movimentação de capital.

Naturalmente, o fluxo é da renda variável para a renda fixa. Isso fez com que os mercados de bolsa, por exemplo, apresentassem perda de rendimento. Mas isso não valeu para toda a indústria.

Conforme vimos, alguns veículos de investimento se sobressaíram e apresentaram forte desempenho. Escolher os melhores investimentos de 2021 é, então, uma questão de estudo e conhecimento para entender quais são as melhores oportunidades assim que elas se apresentam.

Quer conhecer mais investimentos? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para mostrar as aplicações disponíveis!