Investimentos

Melhor investimento para 10 anos

As razões que levam as pessoas a investir no longo prazo são muitas, assim como existem várias maneiras de se fazer o investimento.

Melhor investimento para 10 anos
5 de 3 votos

Você já parou para se perguntar onde estará daqui a cinco, 10 ou 15 anos? Qual seria o melhor investimento? Se não, de uma coisa é possível ter certeza: você não quer chegar lá da mesma maneira que está hoje, principalmente no que diz respeito a sua condição financeira, não é mesmo?

hourglass at sunset PVNLAAW By BrianAJackson 1024x683 - Melhor investimento para 10 anos
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By BrianAJackson

É nessa perspectiva que os investimentos de longo prazo se tornam uma alternativa interessante, pois são considerados as melhores opções para quem deseja atingir a estabilidade financeira, conservar seu patrimônio ou mesmo ter uma aposentadoria mais tranquila.

Quer saber um pouco mais sobre esse assunto e conhecer o melhor investimento para 10 anos? Então relaxe e aproveite a leitura.

O que são investimentos de longo prazo

Não há uma definição exata do que seria um investimento de longo prazo, no entanto, alguns especialistas do mercado financeiro apontam que seriam aplicações financeiras com prazo de pelo menos 12 meses (um ano).

Vale lembrar que esse não é um padrão fixo, pois o que é longo prazo para uma pessoa pode não ser para outra. Logo, a definição do que seria curto, médio e longo prazo pode mudar conforme o perfil e a estratégia de cada pessoa.

hourglass on laptop computer concept for time SLUHZV7 By BrianAJackson 1024x683 - Melhor investimento para 10 anos
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By BrianAJackson

Por exemplo, uma pessoa com 20 anos de idade que deseja comprar o seu primeiro apartamento pode investir no longo prazo durante mais ou menos cinco anos para juntar o dinheiro necessário para a entrada do imóvel.

Já alguém com 35 anos pode fazer um investimento no longo prazo por cerca de 20 anos para garantir a sua aposentadoria aos 55 anos, isso sem depender exclusivamente da Previdência Social.

Se você tem filhos, pode começar a investir logo no início da vida deles para poder pagar uma boa escola e uma boa faculdade para eles.

crop child studying with tablet PK8GX5A By Click and Photo 1024x683 - Melhor investimento para 10 anos
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By BrianAJackson

As razões que levam as pessoas a investir no longo prazo são muitas, assim como existem várias maneiras de se fazer o investimento. Aposto que você pensava que a poupança era a única forma de guardar dinheiro para o futuro, não é mesmo? Mas saiba que existem outras opções melhores e tão seguras quanto a poupança.

A escolha de um produto para se investir no longo prazo deve levar em consideração alguns fatores muito importantes. Entre eles podemos destacar o perfil do investidor e o objetivo desse dinheiro.

Os investidores com perfil mais conservador podem encontrar nos produtos de renda fixa como CDBs e o Tesouro Direto algumas ótimas oportunidades de fazer o seu dinheiro render. Já quem possui um perfil mais agressivo, encontra nas ações um bom caminho para ver seu patrimônio crescer cada vez mais.

Nesse sentido, é importante que você conheça o seu perfil de investidor e, para isso, você pode contar com a equipe da EuQueroInvestir. Faça o seu teste de perfil de investidor e conte com a assessoria gratuita de nossos assessores de investimentos para montar a carteira ideal de acordo com os seus objetivos.

Investir no longo prazo vale a pena?

Vamos responder essa pergunta com outra: qual é o seu objetivo? Antes de fazer qualquer investimento, seja no curto, no médio ou no longo prazo, o mais importante é definir quais são os seus objetivos com esse dinheiro.

Os planos mais comuns entre as pessoas envolvem a realização de sonhos como, por exemplo, trocar de carro, comprar a casa própria, realizar uma viagem internacional ou mesmo estudar em uma universidade conceituada. Entretanto, esses são planos que não se realizam da noite para o dia.

key with house plan P3JWADU By kenishirotie 1024x683 - Melhor investimento para 10 anos
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By Click_and_Photo

Antes de usufruir desses benefícios é preciso trabalhar bastante e fazer um bom planejamento financeiro para conciliar o pagamento das contas com os investimentos focados nesses sonhos.

Como o esforço é grande, com o passar do tempo a maioria das pessoas chega a desistir, mas, para os que mantêm o foco, a recompensa é visualizar, na prática, a realização desses sonhos.

É por esse motivo que investir no longo prazo vale a pena, uma vez que é o caminho mais seguro para muitas pessoas atingirem os seus objetivos de vida.

Além disso, os investimentos de longo prazo contam com algumas vantagens sobre os demais tipos de investimentos. Dentre elas podemos citar a ação dos juros compostos e a menor alíquota do Imposto de Renda, isso para as aplicações que possuem esse tipo de tributação.

Os juros compostos são os melhores aliados de qualquer investidor. Isso porque, além de incidirem sobre o valor inicialmente aplicado, eles também agem sobre os lucros obtidos no passado, o que pode fazer toda a diferença no rendimento de uma aplicação financeira.

save money golden coins P7NPKGQ By Elegant01 2 1024x703 - Melhor investimento para 10 anos
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By Elegant01

Alguns investimentos como o Tesouro Direto e os CDBs contam com alíquotas regressivas para o Imposto de Renda, ou seja, quanto mais tempo você investe, menos imposto será descontado do seu rendimento. Confira esses dados na tabela abaixo:

IR sobre investimentos

Prazo

Alíquota

Até 180 dias22,5%
De 181 a 360 dias20%
De 361 a 720 dias17,5%
Acima de 720 dias15%

Opções de investimentos de longo prazo

O mercado possui uma ampla gama de produtos voltados para quem deseja investir no longo prazo. A seguir, você conhecerá alguns dos mais procurados e seus principais detalhes:

Previdência Privada

Investir em previdência privada é algo muito procurado por quem não deseja depender exclusivamente da Previdência Social em sua aposentadoria.

old couple taking a self portrait P4VGUTZ By Phovoir 1024x683 - Melhor investimento para 10 anos
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By kenishirotie

Trata-se de um investimento em que você faz depósitos mensais de um determinado valor e resgata esse dinheiro com juros após um período predeterminado, que normalmente é de muitos anos.

Os planos de previdência privada costumam ser oferecidos pelos bancos ou por seguradoras e é bem provável que você que está lendo este artigo tenha um desses planos ou já tenha recebido várias propostas para fazer um.

Mesmo sendo uma boa opção de investimento de longo prazo, a previdência privada esconde algumas armadilhas que podem frustrar os seus planos futuros. Entre elas estão as taxas altíssimas cobradas por algumas instituições financeiras.

Assim, o ideal é que você busque por instituições que, preferencialmente, isentem o investidor das taxas de carregamento e da taxa de custódia, como é o caso da XP Investimentos.

Tesouro IPCA+

O Tesouro Direto tem sido uma opção cada vez mais procurada pelos investidores brasileiros. Isso porque se trata de uma aplicação que une segurança e bons rendimentos, além da facilidade em investir.

Como se trata de um investimento híbrido, pois conta com uma alíquota prefixada e outra vinculada a um indexador, o Tesouro Direto também é uma boa opção para quem deseja proteger o seu dinheiro da desvalorização provocada pela inflação.

Esse é o caso do Tesouro IPCA+, que rende de acordo com a inflação oficial do Brasil, mas também paga uma taxa fixa ao investidor.

Trata-se de um título mais voltado para quem deseja investir no longo prazo e, portanto, conta com prazos de vencimentos maiores e que chegam até o ano de 2050.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

hourglass and coins A26XPEK By lightzone 1024x683 - Melhor investimento para 10 anos
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By Phovoir

CDB (Certificado de Depósito Bancário)

Os CDBs têm se mostrado uma alternativa interessante para quem deseja diversificar seus investimentos ou mesmo deixar de vez a velha poupança.

Esses títulos são emitidos pelos bancos e funcionam como um tipo de empréstimo em que a instituição financeira pega dinheiro emprestado com as pessoas. Dessa forma, ao receber o seu dinheiro de volta, ele virá acrescido dos juros do período.

O mercado conta com uma infinidade de títulos de CDB diferente e cada um possui suas características próprias. Geralmente, essas aplicações podem durar entre um a cinco anos, mas é importante que você se atente ao rendimento da aplicação, que deve pagar algo próximo de 100% da CDI para ser interessante.

Entre as principais vantagens do CDB para quem investe no longo prazo, além do bom rendimento, está o fato de que essas aplicações são protegidas pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), o que lhe permite receber o valor de sua aplicação de volta no caso de insolvência da instituição financeira (até R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira).

Bolsa de Valores

Apesar de ser uma das formas mais dinâmicas de investimentos que existem, a Bolsa de Valores também permite que você faça investimentos de longo prazo. Isso porque é possível aplicar dinheiro em empresas que tenham boas perspectivas de crescimento no futuro, o que pode garantir ótimos retornos.

No entanto, investir em ações é considerado algo muito arriscado, logo, não deve ser algo feito por quem é totalmente leigo nesse mercado, isso sem a devida orientação.

Outra vantagem de se investir por mais tempo na Bolsa de Valores é a possibilidade de receber dividendos, que são uma parte do lucro auferido pela empresa e que é distribuído entre os seus acionistas.

Antes de começar a investir em ações é importante realizar uma análise aprofundada sobre a empresa em que se deseja investir. Isso para entender se ela realmente é uma boa opção de investimento no longo prazo e, assim, evitar possíveis perdas no futuro.

Além das opções citadas acima, também existem muitas outras opções de produtos para quem deseja investir no longo prazo. Para saber mais entre em contato gratuitamente com um dos assessores de investimento da EuQueroInvestir. Você também pode conferir este artigo, em que Juliano Custódio, CEO da EuQueroInvestir, explica sobre os melhores investimentos para 2019.

Melhor investimento para 10 anos

A nossa equipe de assessores elencou algumas opções do que consideram ser o melhor investimento para 10 anos para que você possa começar a investir hoje mesmo.

pensive man working with computer and thinking in PVSV7ZX By vadymvdrobot 1024x683 - Melhor investimento para 10 anos
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By f9photos

Para André Arantes, entre as melhores opções de investimentos de longo prazo atualmente estão as debêntures, as ações e os fundos alternativos.

As debêntures fazem parte da linha dos ativos de renda fixa e são títulos da dívida de uma empresa. Nesse sentido, ao adquirir uma debênture você estará emprestando dinheiro a essa instituição, que em troca irá devolver o seu dinheiro acrescido de juros e corrigido pela inflação (IPCA).

Existem diversos tipos de debêntures disponíveis no mercado e, entre elas, podemos destacar as debêntures incentivadas, que não possuem a incidência do Imposto de Renda. Você pode saber tudo sobre esse tipo de investimento no artigo em que falamos sobre ele.

Já os fundos alternativos são uma das novidades trazidas pela XP Investimentos em 2019 e são voltados aos investidores profissionais e que possuem um maior patrimônio, visto que o investimento mínimo é de R$ 150 mil e o prazo da aplicação é de exatamente 10 anos. No entanto, é uma opção bastante interessante para quem deseja aumentar seu patrimônio nesse período.

portrait of a happy young businesswoman working PG5E3RC By vadymvdrobot 1024x683 - Melhor investimento para 10 anos
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By vadymvdrobot

Também consultamos o assessor de investimentos Henrique Felipini, aqui da EuQueroInvestir. De acordo com ele, outra excelente opção de investimento para daqui a 10 anos é o CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio), também da linha de renda fixa.

Trata-se de uma aplicação vinculada a direitos creditórios originados de negócios realizados por produtores rurais ou de cooperativas do agronegócio e estão ligados ao financiamento da atividade agropecuária.

Entre as vantagens de se investir em CRA está o fato de que é um investimento isento de tributos como o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e o Imposto de Renda. Além disso, a remuneração pode ter por base um percentual da CDI, índices de preços ou uma taxa prefixada no momento da contratação.

Já entre as desvantagens da CRA está o fato de não contar com a proteção fornecida pelo FGC, ou seja, há um maior risco envolvido.

Dicas para investir no longo prazo

Como você pôde perceber ao longo deste artigo, investir no longo prazo pode ser uma maneira de garantir sua tranquilidade no futuro ou mesmo de realizar algum sonho há muito planejado. Para te ajudar nesse processo separamos algumas dicas importantes de como fazer um investimento de longo prazo. Confira:

  1. Estude o mercado: antes de fazer qualquer coisa na vida você precisa estudar e aprender, não é mesmo? Isso também vale quando o assunto é investimento, pois conhecer o mercado e o produto em que se está aplicando é fundamental para quem não deseja perder dinheiro.

Apesar de existir uma infinidade de conteúdos sobre o assunto na internet, o ideal é sempre contar com uma assistência especializada para escolher os melhores produtos. Mas não vá pensando que será necessário gastar uma fortuna para isso, pois aqui na EuQueroInvestir você conta com a ajuda de nossos assessores de investimentos e o melhor: sem te cobrar um centavo por isso.

  1. Defina seus objetivos: você costuma sair de casa sem saber para onde ir? Bem, nós acreditamos que não. A mesma lógica vale para os investimentos, ou seja, antes de começar a investir, você precisa definir onde quer chegar.

Para isso, tente traçar os principais motivos que levariam você a fazer um investimento de longo prazo. Esses serão os seus objetivos.

Vale lembrar que quanto mais distantes, maior será o tempo que você terá para se organizar e, assim, atingir essas metas. Dessa forma será possível encontrar opções melhores e com maior rentabilidade no mercado.

dart in bull 39 s eye close up TYVMH9K By f9photos 1024x683 - Melhor investimento para 10 anos
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By f9photos
  1. Descubra o seu perfil de investidor: como falamos ao longo deste artigo, existem uma série de investimentos que podem ser feitos no longo prazo, mas as suas características são bastante variadas.

Faça um teste de perfil de investidor conosco e descubra alguns detalhes importantes como a sua tolerância ao risco. Isso fará toda a diferença na hora de escolher no que investir.

  1. Diversifique: uma regra de ouro no mercado de investimentos é não apostar todas as suas fichas em um único lugar. Nesse sentido, uma carteira de investimentos diversificada pode te ajudar a ter melhores resultados com o passar dos anos.

A diversificação também ajuda a diminuir os riscos envolvidos no mercado de investimentos. Isso porque, caso você tenha prejuízos em uma aplicação, o lucro de outra poderá eventualmente cobrir essa perda.

Além de ajudar a proteger o seu dinheiro, a diversificação também faz com que você aprenda mais sobre o mercado e, assim, possa fazer melhores escolhas no futuro.

Tags

Késia Rodrigues - Colaboradora Independente

Colaboradora Independente do Portal EuQueroInvestir e leitora assídua de conteúdos sobre economia e política. Apaixonada por literatura, viagens, tecnologia e finanças.

Artigos Relacionados

Close