Conheça os prós e contras do imóvel usado

Humberto Maurício Pennacchia
null

Crédito: Reprodução/iStock Photos

Na hora de se adquirir um imóvel, muitas dúvidas povoam a mente do interessado. Conheça algumas:

O que é melhor casa ou apartamento?

Em qual bairro comprar?

Compro de dois ou três dormitórios?

Adquiro imóvel novo ou usado?

Financio, faço consórcio ou pago à vista?

Você já deve ter percebido que adquirir um imóvel não é das tarefas mais fáceis, visto a multiplicidade de decisões que precisam ser tomadas. Diante de tantas dúvidas, vou ajudá-lo a pensar os prós e contras de uma das opções.

 Comprar imóvel usado é a melhor solução?

Antes que você responda, vou lhe passar um dado que talvez você não saiba. Para cada imóvel novo, em média, são vendidos sete imóveis usados  no Brasil.

Qual a razão de tamanha disparidade?

Encontramos mais unidades usadas disponíveis do que novas. Geralmente os preços dos imóveis usados são mais em conta do que os novos. Preste atenção a um detalhe que pode fazê-lo economizar, ao adquirir um imóvel usado, você pega as chaves e se muda imediatamente.

Como nem tudo é perfeito, fica uma dúvida: Como saber se esse imóvel usado que estou adquirindo não vai me dar despesas com reformas e consertos?

Para que você possa tomar a melhor decisão, vamos elencar as vantagens e desvantagens da compra do imóvel usado.

Vantagens:

Ao comprar um imóvel usado, você terá a noção exata de como ele é. Ou seja, não correrá o risco de ter surpresas desagradáveis depois. Provavelmente, você encontrará  um número maior de ofertas e, em razão disso, poderá negociar o preço direto com o proprietário.

Ao adquirir um usado, você não terá tantos gastos para deixá-lo do seu gosto, já que ele virá com uma gama de benefícios que poderão satisfazê-lo.

Desvantagens:

Um cuidado importante que o adquirente de imóvel usado precisa tomar é, verificar se o mesmo não tem vícios ocultos, se não foi maquiado para venda, etc. Preste bem atenção num detalhe importantíssimo e que precisa ser bem avaliado, veja  se o imóvel que você está pensando em comprar não está com o design arquitetônico ultrapassado. Modernizá-lo pode ficar bem caro.

Pense bem ao adquirir um usado, avalie se na hora que desejar revender o imóvel, seu preço não ficará muito defasado, comparativamente a um novo. Saiba que, se o imóvel usado não estiver com a documentação em ordem, dificilmente você conseguirá um financiamento.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

.