Navio que leva minério de ferro da Vale (VALE3) tem dois vazamentos, diz Marinha

Marco Antônio Lopes
Editor. Jornalista desde 1992, trabalhou na revista Playboy, abril.com, revista Homem Vogue, Grandes Guerras, Universo Masculino, jornal Meia Hora (SP e RJ) e no portal R7 (editor em Internacional, Home, Entretenimento, Esportes e Hora 7). Colaborador nas revistas Superinteressante, Nova, Placar e Quatro Rodas. Autor do livro Bruce Lee Definitivo (editora Conrad)

Crédito: Divulgação

A Marinha do Brasil confirmou, nesta quarta (26), dois vazamentos na dianteira do navio Stellar Banner, que transporta minério de ferro da empresa Vale.

O navio, que deixou o Terminal Marítimo de Ponta Madeira, em São Luís (MA), na noite do último dia 24, está parcialmente submerso em região próxima ao litoral do Maranhão. As informações são da Agência Brasil

Segundo a Marinha, a embarcação está encalhada. A vale, que opera o terminal marítimo, comunicou em nota que a embarcação está a cerca de 100 km da costa do Maranhão.

Navio seguia para a China

O navio tem bandeira das Ilhas Marshall, um país da Oceania, e tem como proprietário a empresa sul-coreana Polaris. A embarcação tinha como destino a cidade de Qingdao, no leste da China.

“[…] o Navio Mercante “Stellar Banner”, que carregava minério de ferro da Vale, apresentou um problema, ainda não identificado, nas proximidades do canal da Baía de São Marcos-MA”, diz a Marinha em nota.

“O incidente ocorreu no dia 24, por volta das 21h30. Foram identificados dois vazamentos avante da embarcação. No momento, o navio encontra-se encalhado”, acrescentou a Marinha.

Danos ambientais

Quatro rebocadores seguiram para o local, onde devem coletar maiores informações do ocorrido e prestar apoio

A Vale enviou para o local um rebocador com material para conter possíveis danos ambientais, no caso de haver possibilidade de vazamento da carga. A tripulação do Stellar Banner está a bordo dos rebocadores.

A Marinha instaurou um inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do ocorrido.

Um representante da Vale, da empresa Ardent Global, e a Autoridade Portuária local se reuniram na manhã de hoje (26) para discutir a apresentação do Plano de Salvatagem.

A Ardent Global foi contratada pela empresa para fazer o transporte da embarcação.

*com Agência Brasil

LEIA MAIS:

Vale (VALE3) tem prejuízo de US$ 1,5 bi no quarto trimestre

Vale (VALE3) chega a acordo milionário para encerrar ação sobre Mariana nos EUA

 

 


Aproveite as oportunidades e aumente a rentabilidade dos seus investimentos.

Preencha seus dados abaixo e conte com especialistas para ajudar.

Se preferir, ligue direto para 4007-2374